PARTILHAR

Como a Páscoa é comemorada no Brasil

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 12 março 2019
Como a Páscoa é comemorada no Brasil

A Páscoa é uma celebração religiosa da tradição cristã que comemora a ressurreição de Jesus após a sua crucificação de acordo com o registro do Novo Testamento. Trata-se de uma das mais importantes festividades do calendário cristão e ano litúrgico. Simboliza o renascimento e em uma fusão com a Páscoa judaica, incorporou os ovos como representação, podendo ser de chocolate ou não. No Brasil, alguns hábitos e tradições são típicos dessa época do ano. Quer saber quais? O umCOMO te mostra agora como a Páscoa é comemorada no Brasil.

Também lhe pode interessar: Como é comemorado o Dia das Bruxas no Brasil

O feriado da Páscoa no Brasil

A Páscoa é comemorada no Brasil após o feriado do Carnaval brasileiro, que é algo tão esperado quanto a Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas após a terça-feira de Carnaval , embora seja utilizada por muitos como uma extensão para curtir mais um dia de folia, marca o início da quaresma. Trata-se dos 40 dias que antecedem a Páscoa e quando os cristãos praticantes se preparam a Páscoa.

A Quarta-Feira de Cinzas não é considerada feriado, mas é um dia de respeito no calendário cristão. É quando os fieis usam as cinzas para representar a morte e o arrependimento, sendo que alguns desses praticantes podem fazer um dia de jejum ou abstinência de algo. Na igreja, nesse dia, o padre coloca cinzas na testa dos fiéis e isso representa o arrependimento perante Deus.

Quaresma

O tempo da quaresma é considerado um tempo de penitência e purificação. Muitos fiéis param de comer carne ou beber álcool ou se esforçam para durante esses 40 dias largar algum vício em forma de sacrifício, como chocolate ou algo que seja difícil para a pessoa viver sem. É nessa época que os fieis são convidados a confessar os seus pecados que a Páscoa seja comemorada no Brasil.

A última semana da quaresma já é a semana da Páscoa e é conhecida como Semana Santa. É na quinta-feira dessa semana, a Quinta-Feira Santa, que se encerra o período da quaresma. O dia seguinte é a Sexta-Feira da Paixão, ou Sexta-Feira Santa, no calendário bíblico representa a morte de Jesus Cristo e sua crucificação. Esse dia marca o início do feriado da Páscoa e é considerado feriado nacional. Como forma de respeito à tradição, os praticantes católicos são instruídos a não comer carne na Sexta-Feira Santa ou até jejuar.

"Malhar o Judas"

Segue-se o feriado com o Sábado de Aleluia, último dia da Semana Santa, quando se prepara a celebração da Páscoa. Nesse dia, algumas famílias gostam de "malhar o Judas". Uma prática que consiste em espancar ou queimar um boneco em tamanho real como forma de punir o traidor da Bíblia. Quem participa da tradição prepara o boneco com roupas e jornais velhos e bate nele com toda a força no sábado. Nos últimos tempos, algumas pessoas brincam de caracterizar o boneco do Judas como se fosse algum político ou personalidade que não agrada.

Finalmente, chega o Domingo de Páscoa, que apesar de sempre cair em um domingo, dia de final de semana, é considerado feriado. Alguns países consideram a segunda-feira depois da Páscoa como feriado, esse não é o caso do Brasil.

Como a Páscoa é comemorada no Brasil - O feriado da Páscoa no Brasil

Quais são as tradições da Páscoa no Brasil

Além das tradições religiosas que podem envolver jejum e abstinência de certos produtos, outros costumes foram incorporados à tradição da Páscoa no Brasil. O próprio fato de ser um feriado de três dias faz com que muita gente aproveite esses dias para viajar.

Embora a tradição de não comer carne na Sexta-Feira Santa seja uma forma menos agressiva de representar o jejum, muitos brasileiros gostam de usar essa data para se reunir com a família e prepara uma verdadeira comilança. Fazer almoços com pratos a base de bacalhau, outros peixes e receitas sem carne na Sexta-Feira Santa são tradições em muitas famílias.

Já o Domingo de Páscoa, é marcado pelos Ovos de Páscoa de chocolates presenteados a familiares e amigos com os dizeres de "Feliz Páscoa". Esses ovos podem ser feitos em casa ou comprados e começam a ser vendidos um pouco antes do Carnaval. O tamanho varia, assim como o recheio e o tipo de chocolate. Alguns podem vir com brinquedos dentro e outros com bombons. Por serem produtos mais caros do que uma barra de chocolate convencional, algumas pessoas preferem economizar e presenteiam com chocolates que não estão em formato de ovo.

Para as crianças, existe a tradição do coelho da Páscoa, que no imaginário infantil é quem entrega os ovos. Dessa forma, muitas famílias preparam "pistas do coelhinho" para que as crianças cacem os ovos na manhã do domingo. O resto do dia é celebrado em família com algum almoço especial e nesse caso a carne está liberada. Os brasileiros adoram um um bom churrasco no dia da Páscoa.

Como a Páscoa é comemorada no Brasil - Quais são as tradições da Páscoa no Brasil

Pratos típicos da Páscoa no Brasil

Pratos típicos na Sexta-Feira Santa

Comidas típicas no Domingo de Páscoa

Como a Páscoa é comemorada no Brasil - Pratos típicos da Páscoa no Brasil

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como a Páscoa é comemorada no Brasil, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como a Páscoa é comemorada no Brasil
1 de 4
Como a Páscoa é comemorada no Brasil

Voltar ao topo da página ↑