Festa Junina

Receitas para festa junina

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 abril 2019
Receitas para festa junina

Ao longo de todo o ano e em cada país há várias datas importantes muito esperadas, ou porque têm uma simbologia especial para esse povo ou porque estão relacionadas com algo que não se repete nos restantes meses. Um exemplo disso no Brasil são as Festas Juninas, um evento muito animado que decorre, tal como o próprio nome indica, no mês de Junho, e que remete para a vida no campo e para os costumes mais humildes. Organizar uma festa junina é a oportunidade ideal para reunir amigos e familiares num ambiente descontraído, divertido e com boa comida! Se não sabe que pratos preparar para estas festas, continue lendo este artigo de umComo.com.br no qual lhe damos ideias de receitas para festa junina. Delicie-se!

 

Passos a seguir:

1

Numa festa junina há alguns pratos típicos que não podem ser dispensados, pois fazem parte da tradição. Eles estão relacionados com a vida no campo e os sabores da região interior, nos quais o milho verde adquire protagonismo!

2

Por essa razão saberá que, para preparar receitas para uma festa junina, terá de reunir bastante milho verde e dar origem a pratos deliciosos como canjica e pamonha. Prepare-os com a devida antecedência.

 

Receitas para festa junina - Passo 2
3

Ainda com respeito ao milho, não deixe de fora o bolo de milho ou o bolo de fubá, para quem prefere sobremesas menos elaboradas, e a polenta, nos seus mais variados formatos.

 

Receitas para festa junina - Passo 3
4

Homenageie os casais românticos preparando a famosa maçã do amor! Essa sobremesa é muito fácil de preparar e poucos resistem, por isso é válida também para solteiros! Experimente usar diferentes cores de corante alimentício de forma a surpreender os convidados.

Receitas para festa junina - Passo 4
Imagem: receitadoce.com.br
5

Festa Junina não é Festa Junina sem pé-de-moleque, por isso anote a receita: coloque a ferver em uma panela 600 gr de rapadura cortada com 1 xícara de água, mexendo de vez em quando; depois deixe de mexer para que o preparado atinja a consistência dura, desligue o fogo e junte 200 gr de amendoim torrado sem pele; espalhe a mistura em papel manteiga e, quando endurecer, corte em retângulos e sirva!

Receitas para festa junina - Passo 5
Imagem: blogs.transparent.com
6

Sempre aparecem na festa convidados gulosos que esperam sobremesas de chocolate, e é a pensar neles que você deverá preparar o pavê, ao qual dificilmente alguém irá resistir! É certo que este é um doce demorado de preparar, mas o resultado vale bem a pena.

Receitas para festa junina - Passo 6
Imagem: megareceitas.com.br
7

Se alguém preocupado com a dieta e com as calorias se recusar comer pavê, prepare biscoito de polvilho pensando neles. Na verdade este biscoito serve também para qualquer pessoa que quer encher a barriga sem peso na consciência, pois contribui para a sensação de estar saciado. Se quiser caprichar um pouco, opte pela tapioca recheada ou não.

Receitas para festa junina - Passo 7
Imagem: queridavidasaudavel.com.br
8

O arroz doce é também uma das muitas sobremesas que não podem faltar neste festejo, e não se esqueça de ter à disposição canela para colocar nele.

Receitas para festa junina - Passo 8
Imagem: slcalimentos.com.br
9

Se nessa festa junina estiver programado alguma atividade de visualização, como ver um filme ou uma peça de teatro organizada pelos garotos presentes, porque não preparar pipoca para os convidados comerem enquanto veem o espetáculo? Deixamos aqui duas sugestões: pipoca doce e pipoca de chocolate. Qual a mais gostosa?

Receitas para festa junina - Passo 9
Imagem: haromaeartes.blogspot.pt
10

É praticamente obrigatório incluir também suspiros e maria-mole! Para esta última deixamos aqui a receita: junte um envelope de gelatina em pó sem sabor a 5 colheres de sopa de água e leve em banho maria para amolecer, depois bata no liquidificador 1 lata de creme de leite e 1 lata de leite condensado até obter um creme, coloque a gelatina e esta mistura em um refratário e leve à geladeira por 3 horas, no final corte cubos, passe-os por coco ralado e sirva!

Receitas para festa junina - Passo 10
Imagem: droetker.com.br
11

Se estão faltando ideias para as entradas, não deixe de fora o pão de queijo, a típica coxinha com a sua respetiva massa e o apetitoso pastel junino que é também bem fácil de preparar. Deixamos a dica para que varie no recheio quer da coxinha quer do pastel, de forma a surpreender todos com novos sabores.

Receitas para festa junina - Passo 11
Imagem: temperoseespeciarias.blogspot.pt
12

Para prato principal, sugerimos que sirva cachorro quente, irresistíveis pizzas caseiras variando nos ingredientes de cada uma, cuscuz à paulista, entre outros pratos não tão tradicionais que queira incluir. A equipa umComo.com.br deseja-lhe bons cozinhados!

Sugestão: Lista pronta de comidas de festa junina

Receitas para festa junina - Passo 12
Imagem: cheflourdesbottura.wordpress.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas para festa junina, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: receitadoce.com.br
Imagem: blogs.transparent.com
Imagem: megareceitas.com.br
Imagem: queridavidasaudavel.com.br
Imagem: slcalimentos.com.br
Imagem: haromaeartes.blogspot.pt
Imagem: droetker.com.br
Imagem: temperoseespeciarias.blogspot.pt
Imagem: cheflourdesbottura.wordpress.com
1 de 12
Receitas para festa junina