Os melhores presentes

O que dar de presente ao chefe

 
Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 15 abril 2021
O que dar de presente ao chefe

Quando queremos manter uma boa relação com chefe de nossa empresa, presenteá-lo em seu aniversário, Natal, ou qualquer outra data importante é bom para manter a amizade e a empatia. Independentemente de você gostar dele ou não, certas vezes é bom dar presente para que naquele momento em que você precise dele para alguma coisa, ele te tenha simpatia por você e lembre do presente que você lhe deu. Ou melhor, imagina pegar o nome dele no amigo secreto da empresa? O que dar de presente ao chefe, mesmo que você não o conheça nem um pouco? É isso que te explicaremos nesse artigo do umCOMO.

Índice

  1. O que dar de presente para o chefe
  2. Presente para chefe: o que dar, afinal?
  3. Presentes legais para o chefe
  4. O que dar de presente para minha chefe
  5. Como ter uma boa relação com o chefe

O que dar de presente para o chefe

Via de regra, dar um presente a uma pessoa nunca é fácil. Quantas vezes você não recebeu um presente do qual não gostou? Quantas vezes você deu um presente e não tinha certeza de que a pessoa gostava do que você deu? É, dar presentes é sempre um grande problema. Quando estamos falando do seu chefe é pior ainda, porque você não pode decepcioná-lo, você deve ganhar a confiança do seu chefe. Isso pode te deixar manchado na imagem dele em vários sentidos. Vamos então falar do que você não pode dar:

  1. Não dê um presente muito barato ou um presente exorbitantemente caro. Se for muito barato, você será taxado de mão de vaca, se for muito caro, você vai ficar pagando de burro por ter pagado uma grana num presente de coisa de empresa. Obviamente isso depende de onde você trabalha, mas tenha na cabeça que é bom gastar no máximo 3% do que você ganha nisso. Se você ganha, por exemplo, 4000 reais por mês, dar um presente de até 120 reais está ótimo. Se você recebe 20000 reais por mês, 600 reais são de bom tamanho para agradar o seu chefe.
  2. Busque não dar coisas que podem, minimamente, ser uma crítica. Dar um livro de auto-ajuda, um perfume, alguma peça-de-roupa ou maquiagem pode ser uma pedida errada, dependendo de quanto o seu chefe for inseguro ou egoísta. Se você quiser dar uma criticada nele, pode fazer isso, mas eu não recomendo. Pense que os seus gostos não necessariamente são os dele.
O que dar de presente ao chefe - O que dar de presente para o chefe

Presente para chefe: o que dar, afinal?

Minha dica, honestamente, é que você dê coisas que se relacionem ao seu chefe minimamente. Você pode dar um livro de seu autor favorito ou sobre um tema que ele gosta bastante, como um livro sobre a Segunda Guerra Mundial. Um disco da banda favorita dele pode ser perfeito, assim como um ingresso para um show que ele gosta, tal como um vinho de qualidade ou quem sabe até um souvenir interessante, pra presentes mais rápidos e que serão de lembrança parta o seu chefe.

Tenha sempre em mente que um presente muito caro te dá a imagem de gastão, um muito barato dá imagem de mão-de-vaca. Presentes ao seu gosto não serão do gosto dele, então, pense que você é ele, por um tempo. Busque informações sobre as coisas que ele mais gosta, tente saber mais dele através das redes sociais e lhe dê algo que ele com certeza gosta. Dê ao chefe um presente que você daria a um amigo.

Presentes legais para o chefe

Dar um bom presente ao seu chefe pode ajudar a criar uma boa relação entre vocês. Algumas ideias de presente para chefe são bem simples - no entanto, você deve levar sempre em conta o perfil da pessoa que você está presenteando. Se seu chefe gosta de correr maratonas, por exemplo, é interessante dar algum acessório relacionado a este hobby: um squeeze, roupas de corrida, óculos de sol, etc.

Se seu chefe gosta de cozinhar, uma boa dica é dar uma panela especial, um kit de temperos, um chapéu de chef de cozinha... Vai do que sua imaginação mandar! Avaliar quais são os gostos, hobbies e interesses do seu chefe (as redes sociais podem te ajudar muito nisso) é fundamental para escolher um presente criativo para chefe.

Dar presente para chefe rico é um pouco mais difícil, claro. O que você pode dar que ele já não tenha? Uma boa opção nesses casos é se juntar com outros colegas de trabalho para comprarem juntos um presente que seja mais caro - uma adega, uma estadia em um resort, enfim, a escolha de um bom presente vai depender sempre do gosto do seu chefe.

Um bom presente para chefe executivo é algo que ele possa usar nas inúmeras viagens de trabalho pela empresa. Apoio de pescoço para avião, mala de rodinhas, um relógio ou a assinatura de uma revista ou jornal para que ele se distraia na viagem são boas opções para esse tipo de chefe.

Presentes clássicos para chefe

Se você quer apenas dar um presente sem pensar muito sobre, os presentes clássicos para chefe são opções sem muito erro. Veja as sugestões do umCOMO:

  • Vinho
  • Caneta
  • Gravata
  • Caneca
  • Garrafa de uísque
  • Vale para jantar em um bom restaurante
  • Etc

Sugestão: Como fazer um discurso no jantar de Natal da empresa

O que dar de presente para minha chefe

Infelizmente, são poucas as mulheres em cargos de chefia no Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)[1], apesar das brasileiras representarem mais da metade da força de trabalho no país, apenas 38% delas ocupam cargos gerenciais.

A principal dica para dar presente para sua chefe é evitar ser machista. Calcinhas, sutiãs e roupas sensuais ou muito extravagantes são desaconselháveis. Quando você pensar "o que dar de presente de aniversário para minha chefe?", leve em conta a personalidade dela.

Se sua chefe gosta de acessórios, você pode dar brincos e colares. Se ela é vaidosa, você pode dar maquiagens, produtos para banho, entre outros. No entanto, nem todas as mulheres se encaixam nesses estereótipos do que é feminino: avalie o gosto da sua chefe, sempre.

Caso ela goste de bebidas, um kit de cervejas artesanais ou um vinho é uma boa opção de presente. Você também pode se unir com um grupo no trabalho e presenteá-la com sessões de massagem relaxante ou com um dia em um SPA. Afinal, é fato que mulheres têm jornada dupla (trabalham fora e em casa), e sua chefe com certeza merece um momento de descanso e relaxamento.

Leia também: O que oferecer aos meus funcionários no Natal

O que dar de presente ao chefe - O que dar de presente para minha chefe

Como ter uma boa relação com o chefe

Que no trabalho exista um bom meio comunicativo, amável e alegre é um ponto positivo para todos, já que com um bom ambiente você irá mais contente para o trabalho e será bem mais produtivo. Além disso, ter uma boa relação com o seu chefe é fundamental se você quer que a sua passagem pela empresa seja duradoura e gratificante. Para que tudo isso flua, deve ganhar a confiança de seu superior e demonstrar que é válido em seu posto.

Agora que você já sabe como escolher um presente para o seu chefe, damos algumas dicas para que você seja bem visto por seus superiores e consiga ser valorizado e reconhecido em seu trabalho. Aprenda como ter uma boa relação com o chefe tendo-o como aliado; será bem mais fácil ser proativo, eficaz e eficiente.

  1. Iniciativa e atividade: todo o chefe gosta de ver que seus empregados tomam a iniciativa, que são ativos e que estão preparados para enfrentar qualquer tipo de problema. Leve o trabalho como algo importante, não se conforme e demonstre que tem muito com que contribuir. Além disso, deve tentar não passar por cima dele. Lembre-se: ele é o chefe e é quem toma as decisões.
  2. Para ter uma boa relação com o chefe deve estar sempre disposto a assumir novos riscos ou a dar uma mão sempre que ele precisar e no que for necessário. Esta atitude será um ponto a seu favor, já que seu superior verá que pode confiar em você quando as coisas se complicam.
  3. Resolução: ninguém é perfeito e todos cometemos erros, você primeiro. Assim, deve ser resolutivo e enfrentar as dificuldades com uma boa atitude. Envolva-se no trabalho e demonstre que ainda que erre, pode corrigir o erro com facilidade, agilidade e boas ideias. Não se esconda quando algo ruim ocorrer, seu chefe valorizará que seja capaz de assumir seus próprios erros e que tente procurar uma solução de forma rápida. Responsabilidade, determinação e audácia são valores que deve potencializar.
  4. Conheça bem seu chefe e entenda o que tolera e o que não. Existem muitos tipos de superiores, alguns mais empáticos, outros menos. Por mais amigável que seja seu responsável, deverá não ultrapassar os limites, pois pode trazer problemas. Sempre o trate com respeito, pois não deixa de ser seu chefe. Lembre-se disso.
  5. Mostre seu caráter: se você quer ter uma boa relação com seu chefe, não deve passar despercebido nem ser um trabalhador apagado. Deve entender que ter personalidade não significa ser déspota, antipático, nem mau colega. A atitude arrogante e a soberba não fará nada bem para se dar bem com seu chefe. Deve se fazer notar com simpatia e sobretudo na maneira de proceder e de trabalhar. Só assim ganhará o respeito de seu meio profissional.
  6. A sinceridade é um ponto crucial para ter uma boa relação com seu chefe. Se você não gosta de algo, diga. Claro, procurando as palavras adequadas e com a educação e o respeito apropriado. Lembre-se que não é um colega. Ser bom empregado implica, também, dizer coisas que não gosta ou fazer saber a seus superiores se estão cometendo injustiças. Ainda que este ponto seja atrevido, conhecendo bem seu chefe pode saber até que ponto e como pode demonstrar sua não conformidade. Além disso, não recomendamos que o faça em todos os casos e de forma recorrente, pois a coragem que pode ser valorizada no princípio pode se converter em impertinência, coisa que seu chefe detestará.
  7. Respeito mútuo: se você quer que seu chefe respeite você e o trate com afeto, deverá mostrar-lhe seu absoluto respeito. Antes de mais nada, um superior é um superior, e isso deve-se ter muito presente. Dar-se bem com seu chefe é fácil se ambos querem que assim seja. Não obstante, o bom tratamento e a cordialidade deverão estar presentes por mais difícil que seja chegar a estabelecer outro vínculo com seu superior.
  8. Cumpra suas promessas e não fique em evidência perante o seu chefe. Seu objetivo deve ser mostrar seus valores e aptidões para seu posto de trabalho e não o decepcionar, ainda mais se prometeu atingir certos objetivos. Seja comprometido e conseguirá que ele ajude você, caso a situação fique difícil.
  9. Conheça suas preferências, mas não seja puxa-saco. Muitos chefes detestam o puxa-saquismo, não obstante, é necessário saber do que gosta seu chefe para reconduzir suas atitudes. Em nenhum caso propomos que deixe de ser quem é, mas que se adapte à personalidade de seu chefe. Se sabe que não gosta de certas atitudes, o melhor será que não as tenha. Deste modo, se assegurará que ir para o trabalho não se converta em um inferno. Nem todos os chefes são iguais: descubra como é o seu.
  10. Faça-se valer e faça que seu chefe reconheça as suas virtudes profissionais. Você deve ser brilhante no trabalho para que seu chefe o perceba e recompense você por isso. Aproveita para demonstrar seu talento, suas ideias e seus objetivos sempre que tiver oportunidade. Certamente ele o valorizará.
  11. Mostre-se seguro de si mesmo e deixe de lado o medo e a insegurança. Às vezes, temos que nos dar valor e arriscar para ganhar. Ainda que deva ter claro que seu chefe é seu superior, em essência todos somos iguais, por isso deve ser honesto. Os medos só denotarão em você incapacidade e insegurança. Se você não acredita em si mesmo, por que deveria seu chefe fazê-lo?

A regras das 5 frases

Por último, lembre-se destas cinco frases que serão recorrentes e ajudarão você a impressionar seu chefe, se quer surpreender, dar uma boa imagem e fazer com que seu superior tenha você em conta:

  • Tenho uma solução.
  • Tenho uma ideia.
  • Eu me encarrego.
  • Eu posso fazer.
  • Posso ajudar?

Lembre-se que suas palavras devem estar de acordo com seus atos. Contribuindo com ideias e soluções, querendo ajudar e melhorar e estando sempre disposto, gerará uma excelente impressão a seus superiores, por mais difíceis que sejam.

Sugestão: Como se vestir para um jantar da empresa

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que dar de presente ao chefe, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Referências
  1. https://www.valor.com.br/brasil/5368813/mulheres-ocupam-apenas-38-dos-cargos-de-chefia-no-brasil-aponta-ibge

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que dar de presente ao chefe