Preparar uma mesa para uma festa

Como os talheres são colocados na mesa

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 8 março 2022
Como os talheres são colocados na mesa

Se você tem uma refeição especial ou um evento que reúna convidados em volta da mesa, com certeza já pensou em fazer uma apresentação perfeita da refeição. Nesse sentido, colocar os talheres na ordem e na distância corretas é importante para conseguir um conjunto harmonioso sobre a toalha de mesa. Ao contrário do que se imagina, arrumar os talheres corretamente não é nada complicado, mas envolve seguir certas regras.

Para fazê-lo na ordem e no lugar certos, você deve conhecer bem o cardápio que vai degustar, bem como os talheres que precisa e a ordem que os diferentes pratos vão seguir. Se tiver dúvidas, não se preocupe, porque neste artigo do umCOMO vamos explicar, em detalhes, como os talheres são colocados na mesa e também vamos descobrir a linguagem 'oculta' dos talheres, porque a maneira de deixá-los no prato significa muita coisa.

Também lhe pode interessar: Como colocar o guardanapo na mesa

Como colocar talheres na mesa

Como primeira dica, pense no que você vai comer e nos talheres necessários. Colocar mais talheres do que é preciso só vai contribuir para criar confusão entre seus convidados, além de deixar a mesa fique lotada. Se não houver prato de caldo, por exemplo, não há motivos para que a colher de sopa esteja presente no conjunto.

De acordo com o protocolo, os talheres na mesa devem ser colocados de forma acessível para os convidados e devem seguir a ordem de uso, sempre estruturando de fora para dentro, estando do lado de fora (ou seja, mais distantes do prato) os talheres que serão utilizados primeiro.

Agora, como colocar faca e garfo na mesa, por exemplo? Na hora de colocar os talheres na mesa, você tem dois lados: direita e esquerda do prato. Como primeira premissa, facas e colheres vão para a direita e garfos para a esquerda. No entanto, damos a você outras diretrizes de protocolo mais específicas que resolvem todas as suas dúvidas abaixo:

  • Os talheres do lado direito: você deve colocar a colher na extremidade mais distante do prato (se necessário), à direita; à esquerda fica a faca, sempre com o fio voltado para o prato. Como exceção, se for necessária uma faca para pegar uma entrada ou um pedaço de frutos do mar, você pode colocá-la à direita da colher.
  • Os talheres do lado esquerdo: aqui ficam os garfos. Se houver mais de um, por exemplo, para uma entrada e um prato principal, o menor (entrada) ficará localizado na área mais externa, enquanto o garfo do prato principal ficará na parte interna, mais próxima do prato.
  • A ordem dos talheres: é um protocolo muito simples, você pegará primeiro os talheres de fora porque eles serão colocados de acordo com a ordem em que os pratos chegarão à mesa.
  • A altura dos talheres: a extremidade inferior do cabo dos talheres deve estar na altura do fundo do prato sem ultrapassá-lo. Todos os cabos também devem estar formando uma linha reta perfeita, paralela à linha que marca a borda da mesa.
  • A distância dos talheres: deve-se dizer que para que tudo tenha uma apresentação ideal, é conveniente colocar os talheres sobre a mesa a uma distância razoável do prato, entre 2 e 4 centímetros.
  • A faca para peixe: uma dúvida frequente sobre como colocar os talheres na mesa é onde colocar a faca para peixe. Ela deve ficar sempre do lado direito, junto com o restante das facas. Você deve colocá-la à direita da colher, como o primeiro talher a ser usado, ou entre ela e a faca de carne.
  • Talheres de sobremesa: a frente do prato é reservada para talheres de sobremesa, como faca e garfo pequenos, além de colher de chá, se necessário. O cabo do garfo e a faca apontam para a esquerda, enquanto o cabo da colher aponta para a direita.
Como os talheres são colocados na mesa - Como colocar talheres na mesa

A linguagem dos talheres

A forma específica de deixar talheres na mesa ou no prato durante a refeição e depois de terminada tem um significado que deve ser conhecido para evitar mal-entendidos. Isso principalmente em uma comemoração ou refeição especial fora de casa. A posição dos talheres na mesa é uma verdadeira linguagem que os profissionais da hotelaria conhecem bem e algumas das premissas básicas deste código em particular são:

  • Se você fizer uma pausa enquanto come, coloque os talheres no prato de forma que fiquem oblíquos, sem se cruzarem. Isso indica que você não terminou e vai continuar comendo.
  • Para sinalizar que você terminou e quer passar para o próximo prato, deixe o garfo na vertical no meio do prato e cruze a faca sobre ele.
  • A faca e o garfo juntos e na vertical, no centro do prato, indicam que você terminou, que não quer comer mais nada e espera que o prato seja retirado.
  • Para expressar sem palavras que gostou da comida e dar a sua aprovação absoluta, coloque a faca e o garfo juntos, horizontalmente no centro do prato.
  • Se a comida não estiver sido completamente satisfatória, você pode mostrar isso deixando a faca e o garfo cruzados no prato (a faca entre os dentes do garfo).

Essas orientações também servem para como colocar os talheres na mesa para um jantar.

Se você gostou deste post sobre como deixar talheres na mesa, convidamos você a ler nossos artigos a seguir, como Como colocar os talheres depois de comer e Como arrumar a mesa com elegância.

Como os talheres são colocados na mesa - A linguagem dos talheres

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como os talheres são colocados na mesa, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como os talheres são colocados na mesa