Dia dos Namorados

Quais são os símbolos do Dia dos Namorados - 9 ícones de amor e significados

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 10 maio 2018
Quais são os símbolos do Dia dos Namorados - 9 ícones de amor e significados

Os símbolos do amor estão diretamente relacionados ao Dia dos Namorados. Quando pensamos no dia dos namorados, algumas das coisas em que pensamos logo são corações, pombas, rosas e cupidos. E isso é normal pois estes são apenas alguns dos símbolos associados ao dia dos namorados. Estes símbolos têm sido usados durante anos e em vários continentes, daí vermos montras, lojas e presentes deste dia decorados com alguns destes símbolos. Quer saber quais são os símbolos do Dia dos Namorados e seus significados? Continue lendo este artigo de umComo e descubra!

Também lhe pode interessar: Quem foi São Valentim

Índice

  1. Símbolos do Dia dos Namorados: Coração
  2. Símbolos do Dia dos Namorados: Cupido
  3. Símbolos do Dia dos Namorados: Rosas
  4. Símbolos do Dia dos Namorados: Pombas
  5. Símbolos do Dia dos Namorados: Renda e laços
  6. Símbolos do Dia dos Namorados: Mãos
  7. Símbolos do Dia dos Namorados: Quebra-cabeças
  8. Símbolos do Dia dos Namorados: Cadeados do amor

Símbolos do Dia dos Namorados: Coração

Antigamente, o coração era visto como o centro das emoções humanas, de todos os sentimentos. Dar o coração a alguém que gostamos, significa assim dar tudo a essa pessoa. Esta crença antiga prevaleceu durante anos e, hoje o coração representa a forma mais pura do amor.

Anatomicamente falando, também podemos fazer a associação do coração com amor pelas sensações físicas que sentimos no peito em momentos de euforia e emoções fortes que podem estar relacionadas com paixão e amor. Hoje em dia o significado do coração no Dia dos Namorados ou em qualquer época do ano continua sendo tão forte quanto antigamente, seja real ou virtual. ❤

Quais são os símbolos do Dia dos Namorados - 9 ícones de amor e significados - Símbolos do Dia dos Namorados: Coração

Símbolos do Dia dos Namorados: Cupido

Outro dos grandes símbolos do dia dos namorados é o cupido. O cupido é representado por uma criança pequena gordinha, com um rosto inocente, de olhos azuis e cachos dourados, com asas, que possui um arco com flechas. Este menino de olhos azuis é filho da deusa Vênus, a deusa do amor e da beleza. O cupido tornou-se no Deus do Amor e, acredita-se que quem for "atingido" pela sua flecha no coração, ficará instantaneamente apaixonado. Com o Dia dos Namorados aí, quem sabe se não será golpeado por este menino!

Quais são os símbolos do Dia dos Namorados - 9 ícones de amor e significados - Símbolos do Dia dos Namorados: Cupido

Símbolos do Dia dos Namorados: Rosas

As rosas são uma das flores mais conhecidas e populares que podemos encontrar, elas são um símbolo de amor, paz, amizade e romance, por isso são ótimas para oferecer em qualquer ocasião. Mas dependendo da cor que oferecer, a rosa tem um significado diferente. As rosas que marcam o dia dos namorados são as vermelhas, elas representam sem dúvida o amor e paixão sentidas por essa pessoa especial. Se você alterar as letras da palavra "rose" (que é rosa em inglês), chegará a "EROS", que é o deus do amor, o cupido. Por isso, no dia dos namorados quase que é regra oferecer rosas às suas amadas.

Leia mais em: Qual é o significado das rosas vermelhas

Quais são os símbolos do Dia dos Namorados - 9 ícones de amor e significados - Símbolos do Dia dos Namorados: Rosas

Símbolos do Dia dos Namorados: Pombas

Existe uma crença popular que diz que os pássaros encontram o seu amor no dia dos namorados e, com certeza que alguém já se referiu a vocês como "os pombinhos" ou "os passarinhos do amor". As pombas e pombos são um forte símbolo do dia dos namorados, pois eles representam lealdade, pureza e amor. Acredita-se que estes pássaros encontram um amor para a vida inteira, por isso eles são um símbolo de fidelidade.

Quais são os símbolos do Dia dos Namorados - 9 ícones de amor e significados - Símbolos do Dia dos Namorados: Pombas
Imagem: pt.forwallpaper.com

Símbolos do Dia dos Namorados: Renda e laços

Antigamente os lenços das mulheres eram feitos de renda e, quando deixavam o seu lenço cair, os homens tinham permissão para o pegar. Se uma mulher estivesse interessada num homem, ela poderia deixar cair intencionalmente o seu lenço para esse homem pegar. Por isso, a renda tem sido tão associada ao romance. Os laços são um símbolo de amor eterno, dadas as suas curvas e arcos entrelaçados sem fim. Os lenços das mulheres também podiam conter laços.

Quais são os símbolos do Dia dos Namorados - 9 ícones de amor e significados - Símbolos do Dia dos Namorados: Renda e laços
Imagem: papeldemulher.spaceblog.com.br

Símbolos do Dia dos Namorados: Mãos

As mãos entrelaçadas e as mãos femininas são outro dos símbolos do dia dos namorados. As mãos femininas são um símbolo de feminidade e, por isso eram utilizadas como decoração deste dia, em que colocam anéis no terceiro dedo da mão. Quanto às mãos entrelaçadas, diz-se que representam as mãos da rainha Vitória e o seu conserte, o príncipe Albert.

Dica: Acesse também este artigo e descubra - Dia dos Namorados nos Estados Unidos: como é comemorado?

Quais são os símbolos do Dia dos Namorados - 9 ícones de amor e significados - Símbolos do Dia dos Namorados: Mãos

Símbolos do Dia dos Namorados: Quebra-cabeças

Encontrar a sua parte do quebra-cabeça se tornou uma expressão popular para se referir ao momento em que você encontrou alguém que te completa. Uma frase que traduz esse significado é a seguinte: 'Peças iguais não completam um quebra-cabeça. Mas é preciso que sejam peças do mesmo jogo.'

Símbolos do Dia dos Namorados: Cadeados do amor

Os cadeados do amor são um dos símbolos mais contemporâneos deste sentimento e podem simbolizar datas relacionadas como o Dia dos Namorados, por exemplo. Não há registros oficiais de quando a tradição de deixar cadeados em pontes, sobretudo em lugares turísticos e românticos, começou. Estima-se que foi pelos anos 2000.

Fato é que desde então os cadeados vêm invadido as pontes, principalmente na Europa, para simbolizar o amor entre duas pessoas. Reza a lenda popular que o ideal é prender o cadeado na ponte, com os nomes ou iniciais dos apaixonados, e então lançar as chaves para representar o amor inabalável.

A prática, no entanto, tem suas ressalvas e pode até gerar uma multa por vandalismo em lugares como Paris, por exemplo, onde o excesso de cadeados chegou a ameaçar e colocar em risco a estrutura na Pont des Arts-

Veja também: Ideias de presentes do Dia dos Namorados para homens - Criativos e Românticos

Quais são os símbolos do Dia dos Namorados - 9 ícones de amor e significados - Símbolos do Dia dos Namorados: Cadeados do amor

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os símbolos do Dia dos Namorados - 9 ícones de amor e significados, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pt.forwallpaper.com
Imagem: papeldemulher.spaceblog.com.br
1 de 8
Quais são os símbolos do Dia dos Namorados - 9 ícones de amor e significados