Como montar um bloco de carnaval

Como montar um bloco de carnaval
Imagem: crisguerra.com.br

Deseja saber como montar um bloco de carnaval? Neste artigo de umComo vamos explicar para você tudo o que precisa saber. Os blocos de carnaval são uma tradição do carnaval no Brasil, em que um grupo de pessoas se organiza e saem para desfilar pelas ruas da cidade vestidos com a mesma fantasia, batucando e dançando. Mas não pense que bloco de rua é uma bagunça, é preciso se organizar com tempo para criar o seu próprio bloco de carnaval. Por isso, veja as dicas que preparamos para si!

Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer é conseguir participantes para o seu bloco de rua. Chame os seus amigos e procure que sejam pessoas bem animadas, esse é um fator essencial. Um grupo entre 15 a 30 pessoas já é suficiente para conseguir uma festa bem animada e barulhenta.

2

Depois se reúna com os participantes e pensem em um tema para o vosso bloco de carnaval, é importante que sejam bem criativos e originais para se destacaram dos demais, podem até utilizar temas da atualidade como o pau de selfie e criar o vosso bloco em torno desse tema. Após terem a vossa temática definida, é hora de criar símbolos de identificação. Todos os participantes devem possuir símbolos que os identifiquem como parte desse bloco. Algumas boas opções que podem elaborar são camisetas, flyers, bonés, bandeiras e estandartes. Podem criar um logo do vosso bloco e utilizá-lo nesses materiais de identificação.

Imagem: peoart.blogspot.pt
3

Mas claro que você não vai conseguir criar símbolos de identificação sem antes definirem um nome para o vosso bloco de rua. Realize uma sessão de brainstorming com todos os integrantes e encontrem um nome bem original, divertido e, claro que tenha ligação com o tema.

4

E antes de você continuar montando o seu bloco de carnaval, você deve registrar e pedir autorização. Para isso, o responsável do bloco de rua deve dirigir-se até à subprefeitura da sua região já com alguns dados do seu bloco. Para além da sua documentação pessoal, deverá levar dados técnicos do evento, como data, horário e previsão do público.

Depois disso, deve dirigir-se à CET da sua região, que são os responsáveis pelo trânsito e quem faz uma análise das vias que serão usadas. Eles podem pedir para você realizar algumas alterações na data ou horário.

Consoante o tamanho do evento, a subprefeitura pode exigir o pagamento de uma taxa, para pagar a participação da CET no evento e as limpezas de rua.

5

Festa que é festa tem de ter música, por isso você precisa de reunir alguns instrumentos para o seu bloco de rua. Os principais instrumentos que um bloco deve ter são surdo, caixa e claro a voz de todos os participantes. Repique, chocalhos e instrumentos de sopro também serão bem-vindos. É sempre bom que entre os participantes tenha alguém que saiba tocar algum instrumento e perceba de música, pois se não ensaiarem convenientemente pode resultar em uma grande confusão.

Imagem: g1.globo.com
6

O seu bloco de rua também vai precisar de um hino, que conte a vossa história. Para esta parte é bom que você conte com alguém entendido em música, mas se não puxe pela cabeça e dê asas à sua imaginação. É importante que a música explique um pouco do que vocês estão representando, seja bem animada e conte com um refrão bem legal e criativo.

7

Para o dia do desfile você vai precisar de um puxador, madrinha e estandarte. Procure por um puxador bem divertido e carismático, assim você vai conseguir manter o seu bloco sempre animado.

Sugestão: Bancos abrem no Carnaval? E lotéricas?

Imagem: segundatempalhaco.com.br
8

É muito importante que você se dirija à subprefeitura e CET para pedir autorização, caso contrário os responsáveis estão sujeitos a multa e a responder pelos danos ocorridos.

9

Agora que você já sabe como montar um bloco de carnaval, se organize com tempo, ensaiem bem e principalmente se divertam muito!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar um bloco de carnaval, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.