Partilhar

Como fazer decorações de Natal com material reciclado

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer decorações de Natal com material reciclado

Neste Natal decore a sua casa de uma forma única e sem gastar dinheiro. Como? Com estes elementos decorativos que lhe propomos em umComo onde usará materiais que com certeza tem em casa como prendedores de roupa, cápsulas de café ou pinhas. São trabalhos manuais super fáceis de fazer que poderá preparar com a sua família para conseguir uma decoração única e adaptada aos seus gostos. Continue lendo este artigo e descubra como fazer decorações de Natal com material reciclado. O resultado é impressionante, vai ver!

Com prendedores de roupa

Vamos começar com um artesanato para o natal que é o mais simples de fazer. Trata-se de aproveitar os prendedores de roupa de madeira que utiliza normalmente para lhes dar um novo uso mais divertido e perfeito para as festas de fim de ano. Vai precisar dos seguintes materiais:

  • Prendedores de roupa de madeira (quantos você quiser);
  • Tinta vermelha e branca;
  • Feltro branco, vermelho e preto;
  • Cola;
  • Pincel;
  • Marcador preto.

O primeiro passo será pintar a base dos prendedores, se quer desenhar o Papai Noel escolha a tinta vermelha para o corpo, mas se quer desenhar bonecos de neve opte por tinta branca. Deixe secar bem e, enquanto isso, pode ir trabalhando com o feltro.

Terá que desenhar os detalhes que quiser adicionar aos prendedores, por exemplo, o gorro do Papai Noel, o seu bigode, o cachecol do boneco de neve, etc. Quando os tiver preparados, terá que os recortar e colar sobre os prendedores de roupa com um pouco de cola.

Para finalizar esta decoração de natal, terá apenas que a personalizar desenhando o rosto do Papai Noel e ao boneco e colocar todos os detalhes que quiser (nariz vermelho, botões na roupa, etc).

Em umComo contamos-lhe de forma detalhada como fazer enfeites de natal com prendedores de roupa.

Como fazer decorações de Natal com material reciclado - Com prendedores de roupa

Com caricas de garrafas

As caricas das garrafas que normalmente deita fora, agora poderão ser usadas para fazer decorações de natal. Trata-se de uma opção muito econômica e simples de fazer para a qual precisará de reunir o seguinte material:

  • As caricas que quiser (pense que 3 caricas equivalem a 1 decoração de natal);
  • Tinta branca;
  • Pincéis;
  • Lã;
  • Feltro ou um pedaço de tecido (para o cachecol);
  • Cola extra forte;
  • Marcador laranja (para o nariz) e preto (para os olhos e boca).

A primeira coisa que deverá fazer será pintar o interior e exterior das caricas das garrafas de branco para que sirvam como corpo do nosso boneco de neve. Deixe que sequem e, enquanto isso, pode ir desenhando o cachecol em um pedaço de feltro ou de tecido.

Quando as caricas tiverem secado, terá que as colar umas às outras. Para fazer este passo, pode optar por as unir com pedaços de lã grossa e colá-las com cola forte. Lembre-se que as caricas por si só pesam e, por isso, com a cola forte não haverá perigo de se separarem. Quando estiverem coladas, terá apenas que pintar com marcador os olhos, a boca e os detalhes que quiser. Depois coloque o pedaço de tecido ao pescoço para parecer um cachecol.

Se quiser usar este artesanato para pendurar na árvore de natal, será necessário que na parte superior cole um laço de lã e o pendure a um dos ramos da árvore. E pronto!

Como fazer decorações de Natal com material reciclado - Com caricas de garrafas
Imagem: flickr.com

Com pinhas

Se pensar na decoração de Natal, com certeza que lhe vem à cabeça a imagem das pinhas secas, certo? Este é um dos elementos decorativos mais usados durante estas festas e podem se incluir tanto nos centros de mesa como nas decorações para a árvore de natal. De seguida, mostramos algumas formas diferentes de usar as pinhas no Natal:

  • Como centros de mesa

Preparar centros de mesa como os da imagem é uma das formas mais fáceis de decorar a sua casa para estas festas. Para isso, terá que reunir algumas pinhas e pintá-las com spray dourado ou prateado (uma vez que são tons bastante utilizados no Natal). Depois, combine-as com outros elementos como musgo, ramos de pinheiro, velas coloridas e bolas natalinas, por exemplo, e conseguirá um centro de mesa espetacular.

  • Guirlandas de Natal

A forma mais simples de reciclar as pinhas é convertê-las em guirlandas. Para isso, terá apenas que lhes dar uma camada de cor (se quiser), colocar uma peça de metal com ponta de um lado e cabeça do outro lado na parte superior para passar um fio e poder pendurar na árvore.

Pode decorá-las como quiser: adicionando um laço vermelho, colocar um pouco de neve artificial ou pintá-las das cores que usou para decorar a sua casa no natal ou a sua árvore. Use a sua imaginação!

  • Coroa de Natal com pinhas

Muitas casas recebem os convidados com lindas coroas natalinas feitas com materiais naturais como musgo ou pinhas. Se quer pendurar uma destas coroar na porta de sua casa, pode fazê-lo facilmente com pinhas mas, lembre-se que precisará de uma base de coroa da medida que quiser (pode comprá-la ou fazê-la você mesmo com papelão).

Sobre esta base terá que colar as pinhas com uma cola bem forte e adicionar outros elementos decorativos como fitas, laços ou musgo.

Como fazer decorações de Natal com material reciclado - Com pinhas

Com nozes

As cascas da nozes também se podem converter em objetos decorativos ideais para esta época do ano. Para fazer este trabalho manual para o Natal terá de reunir o seguinte material:

  • As cascas de nozes que quiser;
  • As cores que gostar mais (recomenda-se que sejam brilhantes);
  • Cola líquida;
  • Elástico preto (para as pendurar na árvore).

O primeiro passo consiste em pintar as cascas com as cores que quiser, mas lembramos que os tons prediletos desta época são o dourado, o branco, o prateado e o vermelho. O melhor é que a pintura tenha um toque brilhante ou um acabamento de purpurina.

Na casca da noz terá que colocar cola líquida e, na parte superior, colocar um elástico que servirá para pendurar o enfeite à árvore. Se a noz estiver partida em duas é porque você comeu o conteúdo e terá de colar ambas as partes e deixar secar. E pronto!

Como fazer decorações de Natal com material reciclado - Com nozes

Com papéis de cupcakes

Os cupcakes ou queques costumam vir com um pedaço de papel que tem uma forma que se adapta na perfeição para as festas de fim de ano, pois é idêntico a um sino, outro elemento típico de Natal. Pode aproveitar os papéis dos cupcakes já usados ou, se preferir, comprar os papéis novos e decorá-los ao seu gosto.

Pode decorá-los com bolinhas, pintá-los de diferentes cores ou escrever frases. Pense que se trata de um papel pelo que admite qualquer tipo de personalização que lhe quiser dar. Para poder pendurar esta decoração de natal na árvore, terá apenas que fazer um pequeno buraco com uma tesoura e introduzir uma das luzes que rodeiam a árvore. Será uma decoração de Natal única e muito original.

Como fazer decorações de Natal com material reciclado - Com papéis de cupcakes
Imagem: weheartit.com

Com cápsulas de café

Outra boa ideia para fazer decorações de Natal com material reciclado é reutilizar as cápsulas de café. Para que o efeito seja o esperado, em umComo recomendamos que compre as que são de cor dourada, prateada, verdes ou vermelhas, assim ficarão totalmente adequadas às cores desta época do ano.

Para fazer este trabalho manual vai precisar de:

  • Cápsulas de café (por cada 2 cápsulas fazemos uma decoração de Natal);
  • Tesoura;
  • Barbante (para pendurar na árvore);
  • Fita vermelha (para o laço).

O procedimento é muito simples: primeiro terá de se certificar de enxaguar bem as cápsulas para tirar qualquer resto de café. Uma vez pronto, teremos que fazer um buraco na parte superior com a ajuda de uma tesoura. Faça o buraco por dentro para evitar rasgar a cápsula.

Depois terá que introduzir o barbante pelos dois buracos que fez e, assim, ficarão ambas as cápsulas unidas. Para finalizar, terá apenas que dar um nó no barbante com a fita vermelha fazendo a forma de um laço de natal. E já está!

Descubra neste artigo como fazer sinos de Natal com cápsulas de café, passo a passo.

Como fazer decorações de Natal com material reciclado - Com cápsulas de café

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer decorações de Natal com material reciclado, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Como fazer decorações de Natal com material reciclado

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer decorações de Natal com material reciclado
Imagem: flickr.com
Imagem: weheartit.com
1 de 7
Como fazer decorações de Natal com material reciclado

Voltar ao topo da página