Significado dos presentes dos Reis Magos

Significado dos presentes dos Reis Magos

A atual celebração do Dia dos Reis, que acontece em 6 de janeiro na Espanha e em outros países do mundo, é uma homenagem aos presentes que os Reis do Oriente trouxeram ao Menino Jesus por seu nascimento no Portal de Belém.

Esses presentes eram ouro, incenso e mirra - presentes que praticamente nunca aparecem nas cartas de desejo que as crianças escrevem aos Reis Magos, mas que têm um significado muito especial. O simbolismo de ouro, incenso e mirra adquire um significado mais profundo porque falam do menino Jesus. As pessoas que seguem a religião cristã e católica e são praticantes podem conhecer o significado, porém, a maioria da sociedade não conhece essa história. Então, explicamos porque os Reis Magos deram ouro, incenso e mirra a Jesus.

Para descobrir o significado dos presentes dos Reis Magos, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

O significado do ouro dado pelos três Reis Magos

Como já se sabe, o nascimento de Jesus Cristo foi no Portal de Belém, um local muito humilde, como se reflete visualmente nos presépios montados tanto em casas quanto em praças públicas. Apesar da localização humilde, isso não impediu que sua chegada ao mundo de Jesus continuasse sendo como a de um Rei, já que seu nascimento foi entendido como a chegada do Salvador.

Por todas estas razões, tendo-o na consideração de "rei", os Três Reis Magos do Oriente prostraram-se diante dele no Portal de Belém e, entre os presentes que lhe deram, o ouro foi um deles. Este metal simbolizava pureza, pois não era corrompido ou alterado, por isso seu valor era muito precioso e foi dado a Jesus por ser merecedor.

Além disso, destacamos que os Três Reis Magos são Gaspar, Melchor e Baltasar. Os nomes dos reis têm origem no texto 'Liber Pontifiacalis', o qual explica que Gaspar era conhecido como o rei da Índia. De sua parte, Melchor era considerado o rei da Pérsia, enquanto Baltasar era o rei da Arábia ou da Etiópia. Os Reis Magos não eram feiticeiros e nem possuíam qualquer tipo de magia, ao contrário do que se pensa hoje.

O significado do incenso dado pelos três Reis Magos

O incenso é uma das substâncias aromáticas que mais exala cheiro, especificamente um aroma muito agradável. Tradicionalmente, seu uso está ligado ao culto da divindade e como uma grande oferenda em homenagem a todos os deuses. Nesse caso, o menino Jesus, considerado como o novo Deus, é quem recebe esse tipo de reconhecimento. É considerado como um sinal de sensibilidade que Deus trouxe aos homens. Ressaltamos que depois de mais de 2 mil anos, o incenso continua sendo usado nas celebrações litúrgicas da Igreja Católica.

No entanto, há uma diversos critérios para determinar o tipo de incenso que os Reis Magos deram ao menino Jesus. Por um lado, o termo 'thus' é considerado na Bíblia como significando incenso, enquanto a versão grega, que se refere a São Mateus, traz o nome "olívano" usado. Ou seja, trata-se de uma variedade de incenso definida como uma substância gomosa cuja composição é composta por diferentes resinas que exalam um bom cheiro quando queimadas.

Se você quer saber como escrever uma carta ao Menino Jesus, no umCOMO damos alguns conselhos para que você possa escrevê-la corretamente.

O significado da mirra dada pelos três Reis Magos

O que é mirra? É uma resina de estado sólido destinada ao embalsamamento. Portanto, o uso mais recorrente da mirra foi o último cuidado dedicado ao morto antes de ser sepultado. O significado da mirra para o menino Jesus era uma espécie de anúncio antecipado de que, em algum momento, ele morreria como qualquer outro ser humano, embora mais tarde ressuscitasse.

Além disso, outro significado do presente da mirra dos Reis Magos ao menino Jesus é seu uso como analgésico, já que normalmente era tomada misturanda com vinho. Dessa forma, interpretou-se que Jesus Cristo, ou seja, a representação humana de Deus, veio ao mundo para tirar a dor da humanidade.

O nome científico da árvore que secreta a mirra é Commiphora myrrha. Ela cresce no nordeste da África, na Turquia e na Arábia. Além de ser uma resina com componentes aromáticos, também contém diferentes propriedades nutricionais. Melchor ficou encarregado de dar a mirra ao menino Jesus, Gaspar deu-lhe o incenso e Baltasar deu-lhe o ouro. Como você viu, o incenso, a mirra e o ouro são elementos muito importantes para os Reis Magos e para a história cristã.

Você está se perguntando para que serve a mirra? Além dos usos que mencionamos, no umCOMO oferecemos este artigo sobre Para que serve o incenso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Significado dos presentes dos Reis Magos, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.