Quem foi São Valentim

Quem foi São Valentim

Todo dia 14 de fevereiro, muitos lugares ao redor do mundo celebram São Valentim, o Dia dos Namorados ou simplesmente o amor e a amizade em geral. Flores, chocolates, jantares românticos, mensagens secretas entre os casais... Para alguns, esta é apenas mais uma data comercial, "inventada" para aumentar a venda de presentes, mas também há aqueles que consideram que a origem do Dia dos Namorados se baseia em antigas tradições e lendas que remontam ao tempo do Império Romano. Quer conhecer quem foi São Valentim? Neste artigo do umCOMO, revisamos as possíveis teorias sobre como surgiu essa celebração em particular e em quais países ela está mais enraizada.

Por que São Valentim é o Dia dos Namorados?

Lendas, tradições e talvez algum fato histórico se misturam quando se trata de determinar a origem de São Valentim, mas de todas as teorias possíveis, a mais popular e aceita é aquela que relaciona o Dia dos Namorados à própria figura do santo, um padre que se acredita ter vivido na Roma do século III, no início da expansão da fé cristã.

Reza a lenda que Cláudio II, que era imperador na época, proibiu os jovens de se casarem para, com essa medida drástica, evitar que os homens ficassem relutantes em se alistar no exército romano e estivessem dispostos a lutar até a morte - livre de laços amorosos. Diante desta situação, o padre Valentim se dedicou a casar secretamente os jovens amantes que lhe pediam. Essas práticas chegaram aos ouvidos do imperador e fizeram com que o padre fosse preso e finalmente executado em 14 de fevereiro de 269, portanto, essa é a data em que se comemora o dia do santo e do amor.

A lenda também conta que, enquanto estava preso, Valentim conheceu a filha de seu carcereiro, uma jovem cega de nascença chamada Julia, a quem restaurou a visão antes de morrer realizando um milagre. Conta-se que São Valentim, durante o seu cativeiro, se apaixonou pela jovem e que, antes de ser decapitado, deu-lhe um bilhete de despedida dizendo 'seu Valentim', convencido de que, por intervenção divina, poderia lê-lo (talvez seja a origem das cartas e bilhetes de amor que os casais escrevem e enviam no dia do santo).

As lupercálias

Outra teoria bastante conhecida sobre o motivo da comemoração do Dia dos Namorados sugere que a origem está na festa Lupercal, que acontecia no mês de fevereiro também na Roma antiga. Nessa festa pagã, eram frequentes os sacrifícios de animais para cobrir as mulheres com sua pele e, assim, promover sua fertilidade. Acredita-se que no século V d.C., uma vez estabelecida a Igreja Católica e para acabar de vez com essas práticas, o Papa Gelásio I instituiu a festa de São Valentim em 14 de fevereiro.

Parlamento dos pássaros

Há quem associe a celebração do Dia dos Namorados ao início da primavera, relacionando-a com uma escrita do poeta Geoffrey Chaucer, do século XIV, em que narra todos os anos que quando chega o Dia dos Namorados, surge o amor e cada pássaro escolhe seu par.

Aqui você pode aprender sobre Como cuidar das plantas na primavera e ficar por dentro do funcionamento desta estação do ano.

Em quais países é comemorado o Dia dos Namorados?

Embora sua origem não seja determinada com certeza, a realidade é que todos os anos o Dia de São Valentim ou Dia dos Namorados é comemorado em muitas partes do mundo, celebrando o amor e a amizade com presentes e tradições curiosas.

Dia dos Namorados na Europa

Espanha, Áustria, França, Itália ou Alemanha são alguns dos países europeus onde os amantes celebram todos os anos o seu "padroeiro". Também na Dinamarca ou na Noruega é uma tradição que em 14 de fevereiro os homens enviem cartões com poemas divertidos para as mulheres anonimamente. Os presentes mais românticos e até os pedidos de casamento nesse dia também são costume em países como Finlândia ou Estônia.

Dia dos Namorados na América

Também nos Estados Unidos, o Dia dos Namorados é uma data profundamente enraizada, na qual o amor e a amizade são celebrados com a troca de presentes. Na América Latina, a data mais romântica do ano também está presente todo mês de fevereiro. No México celebra-se o Dia do Amor e da Amizade e, na Guatemala ou no Peru, o Dia dos Namorados é identificado com o dia do carinho.

Dia dos Namorados em outras partes do mundo

Em outros países como as Filipinas, o Dia dos Namorados é um dos dias favoritos para se casar e casamentos em massa em que um grande número de pares se casa ao mesmo tempo são frequentes. No Japão, a tradição indica que são as mulheres que dão chocolates aos homens, cada chocolate com um significado muito específico para expressar afeto e amizade, ou amor. Por fim, na África do Sul, a declaração explícita de amor é feita fixando-se um bilhete com o nome da pessoa amada na manga da camisa para que fique bem claro que o Dia dos Namorados é comemorado.

Agora que você já descobriu tudo isso sobre a história de São Valentim e porque é comemorado, bem como algumas das formas de celebrá-lo em diferentes partes do mundo, que tal descobrir Quais são os símbolos do Dia dos Namorados - 9 ícones de amor e significados e também algumas ideias de Presentes para o Dia dos Namorados sem gastar dinheiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem foi São Valentim, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.