Que sapato usar no Carnaval

Que sapato usar no Carnaval

Quem pula Carnaval geralmente gosta de caprichar no visual, com roupas descoladas ou elegantes, conforme o tipo de festa que participar. No entanto, quando se fala dos pés, é preciso dar prioridade ao conforto, ainda mais se a ideia é cair na folia em mais de um dia. Caso contrário, as consequências do uso de um calçado errado podem atrapalhar os seus planos. Portanto, para saber que sapato usar no Carnaval, o umCOMO separou as principais dicas para você aproveitar ao máximo essa grande festa.

Qual é o calçado ideal para o Carnaval

Segundo especialistas, quem deseja cair na folia e não sofrer com as consequências que o calçado errado pode provocar, como dor nos pés e nos joelhos, bolhas nos pés, torções, tendinites, entorses (rompimento dos ligamentos) e mesmo dores e lesões na coluna, até quedas, o melhor é usar os tênis de ginástica. Além de serem mais confortáveis, é possível comparar horas de festa de Carnaval com um treino intenso na academia, porque o folião vai caminhar, correr, pular e dançar, quando os tênis são indispensáveis.

O conforto do tênis está garantido, principalmente, pelo sistema de amortecimento que possui, porém, ele não deve apertar os pés de forma alguma. Para tanto, uma dica é experimentá-lo antes de comprar e, nesse momento, verificar se existe um espaço de sobra de pelo menos 0,5 cm da ponta ao calcanhar. Além disso, mesmo ao optar pelo tênis é importante que ele não tenha nenhum ponto de pressão, tampouco haja atrito. E mais, o seu material deve garantir a ventilação e a transpiração do pé, porque, com certeza, ele vai suar.

Que outros sapatos podem ser usados

A quem não abre mão de um calçado mais sofisticado para cair na folia, o indicado é seguir as recomendações para evitar os modelos mais danosos para o seu corpo. Embora não sejam as melhores opções, na hora de escolher sapato usar no Carnaval é preferível que o seu salto não tenha mais do que três centímetros de altura. Se o salto for do tipo plataforma, melhor. Outra dica é que o modelo tenha a parte da frente mais larga, assim, o pé conta com um suporte maior, o que ajuda a reduzir os efeitos colaterais do uso de calçados pouco indicados para pular o Carnaval. Já quem for cair na folia mais de um dia pode intercalar os calçados e optar por diferentes tipos de saltos, desde que todos eles sejam mais baixos.

As rasteirinhas e as sandálias, inclusive, as sem salto também são opções menos danosas para quem deseja cair na folia com segurança e conforto, desde que elas sejam macias, o que vai evitar o aparecimento de bolhas nos pés. Nesse sentido, não é aconselhado usar um calçado novo para pular o Carnaval, pois eles costumam estar pouco macios, ainda mais se a ideia é permanecer com eles por horas seguidas. Mesmo ao escolher calçados baixos é preciso ter cuidado e evitar os modelos que deixam os pés suados e, por consequência, escorregadios. Nesse sentido, outra dica é dar preferência aos solados de borracha. O problema desses modelos é que eles não se ajustam à anatomia do pé, além de não possuírem amortecimento, o que causa a sobrecarga dos pés e joelhos.

Os modelos anabela até podem fazer parte do seu visual para o Carnaval, já que eles ajudam a distribuir o peso de forma mais adequada sobre os pés. No entanto, assim como os sapatos de salto alto, podem fazer você cair, ainda mais se estiver participando do Carnaval de rua. Por isso, o anabela é mais indicado a quem estiver em um salão ou local com o chão mais regular, como no camarote. Os saltos mais grossos, como os quadrados, também ajudam a manter o equilíbrio do folião. Por outro lado, se o salto anabela tiver mais do que 10 centímetros pode ser inevitável a dor na planta do pé, uma vez que o peso do corpo é transferido para a parte anterior, além de provocar desequilíbrio.

Porque não usar salto alto no Carnaval

O problema de usar salto alto para pular o Carnaval, além dele poder trancar entre os paralelepípedos, se a festa for na rua, o que pode levar à quebra do salto e mesmo a sua queda no chão, é que o seu uso faz com que o peso do corpo se concentre totalmente na parte da frente do pé, uma vez que ele levanta demais o calcanhar. Porém, se mesmo assim você não se convenceu de que não é uma boa ideia usar o salto alto, ao menos, intercale o seu uso com outros calçados, mais confortáveis.

Um modelo não indicado também, porém, menos maléfico, é o meia pata, pois a sua plataforma na frente ajuda a deixar os pés mais confortáveis. De qualquer forma, o que não vale é pular o Carnaval descalço, o que além de machucar pode ferir os pés devido a objetos espalhados pelo chão. Os tendões e ligamentos também podem ficar comprometidos. Mesmo que a festa seja na beira da praia, o melhor nesse caso é usar chinelo ou sandália.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que sapato usar no Carnaval, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.