Quais os deveres dos padrinhos de batismo

Quais os deveres dos padrinhos de batismo

O batizado de uma criança implica necessariamente escolher os padrinhos de batismo, seja o padrinho, a madrinha, ou ambos. Deste modo, os pais deverão tomar uma decisão importantíssima para escolher a pessoa ou pessoas que lhes ajudarão na tarefa de introduzir a criança à vida cristã. Além dos requisitos para ser padrinho de batismo que são estabelecidos no Código de Direito Canônico, devemos estar conscientes de que são diversas as funçõesdos padrinhos, além de se tratar de uma indicação indefinida, pelo que não se trata de uma decisão simples. Por isso, com este artigo de umComo queremos explicar para você quais os deveres dos padrinhos de batismo.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante referir que para poder ser madrinha ou padrinho de uma criança, deverão ser cumpridos uma série de requisitos estabelecidos pela Igreja Católica, para garantir que os padrinhos poderão exercer corretamente suas funções e cumprir com todas as obrigações que envolvem ter um afilhado.

2

Do mesmo modo, os padrinhos deverão conhecer de antemão o encargo que lhes é atribuído e as tarefas que deverão desempenhar. Por conseguinte, primeiro os padrinhos de batismo acompanham os pais durante toda a cerimônia de celebração do batismo e participam nos rituais deste sacramento cristão. Destaca-se que, ao chegar o momento do sacramento da Confirmação, os padrinhos podem ser mantidos ou não e, nesse caso, poderão ser os pais.

3

Os padrinhos deverão se comprometer a acompanhar a criança na vida cristã e lhe mostrar o caminho que deve seguir através do exemplo. O padrinho e a madrinha, além dos pais, devem se converter em um guia da criança para que esta cresça como um bom cristão. É por isso que no momento de escolher aos padrinhos de batismo, os pais deverão pensar em pessoas que sejam capazes de instruir os seus filhos no caminho de Jesus.

4

Além do estabelecido pelo direito canônico, entre os deveres dos padrinhos de batismo também é recomendável que o padrinho ou madrinha reze alguma vez com seu afilhado para procurar a coerência cristã. Do mesmo modo, para ajudar em seu crescimento cristão podem oferecer-lhe algum tipo de presente em referência à fé, como livros ou imagens cristãs.

5

A duração dos deveres de padrinhos de batismo são indefinidas, de modo que os pais deverão premeditar muito bem a escolha dos padrinhos. Destaca-se também que os padrinhos têm como dever apoiar a formação cristã de seus afilhados. No entanto, não se trata de um sustento econômico. Assim, caso faltem os pais, os padrinhos de batismo podem se encarregar de seus afilhados, mas esta não é uma obrigação reconhecida pelo Código de Direito Canônico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os deveres dos padrinhos de batismo, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.