Carnaval

Os melhores blocos de Carnaval de Ouro Preto

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 15 janeiro 2024
Os melhores blocos de Carnaval de Ouro Preto
Imagem: g1.com.br

A cidade de Ouro Preto é uma das mais antigas e tradicionais do Brasil. Famosa por sua arquitetura com traços ibéricos e também por ter sido uma grande fonte de riquezas para a Coroa portuguesa no passado, hoje Ouro Preto se destaca no cenário nacional por sua atividade cultural. Por ser uma cidade universitária, suas festas são muito famosas e frequentadas por pessoas de todo o país. O carnaval em Ouro Preto não podia ser diferente: nessa época do ano, as repúblicas estudantis se organizam e promovem diversos blocos de rua que arrastam os foliões pelas ladeiras da cidade histórica. Não fique de fora dessa festa: confira no umCOMO os melhores blocos de Carnaval de Ouro Preto 2019.

Também lhe pode interessar: Os melhores blocos de Carnaval do Brasil

Índice

  1. Bloco do Caixão
  2. Bloco Cabrobró
  3. Bloco da Praia
  4. Bloco Chapado
  5. Carnaval em Ouro Preto: outras informações

Bloco do Caixão

O Bloco do Caixão existe desde 1976 e hoje é o mais tradicional bloco de Ouro Preto. Os estudantes se organizam para batucar instrumentos improvisados, como tambores feitos com latas. Para ter uma ideia do tamanho do bloco, em 2005 ele já levava mais de 3000 pessoas sambando e se divertindo pelas ladeiras da cidade. Não deixe de conferir!

Bloco Cabrobró

O Bloco Cabroró existe desde o ano 2000 e vem consolidando sua posição no Carnaval ouro-pretano, sendo composto sobretudo por estudantes da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Além de promover uma intensa diversão, o bloco desempenha uma importante função social, pois parte dos lucros da venda dos abadás se destina à manutenção das repúblicas estudantis e também ao apoio de outras causas importantes para a comunidade local. No Bloco Cabroró, folia e consciência social andam juntos.

Bloco da Praia

Assim como o Bloco Cabroró, o Bloco da Praia também foi criado em 2000 por estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, e hoje mais de 5000 pessoas já participaram dessa folia. Além disso, o bloco apoia diversas causas importantes para a comunidade local, como doações de uniformes esportivos para escolas estaduais, parceria com a Associação dos Catadores de Latinhas e também oficinas de musicalização para as crianças de Ouro Preto. Esse bloco reúne diversas atrações musicais e também gente de todo o país que busca curtir o carnaval ouro-pretano. Não fique de fora!

Bloco Chapado

Caçula dos blocos ouro-pretanos, o Bloco Chapado surgiu em 2008. Mesmo sendo o mais novo, não deixa nada a dever para os demais blocos da cidade: o Chapado já reuniu mais de 5000 foliões e artistas importantes para o cenário brasileiro, como Mr. Catra, Natiruts e Dennis DJ. Sem dúvidas se trata de uma excelente opção para curtir o carnaval em Ouro Preto!

Carnaval em Ouro Preto: outras informações

Passar o Carnaval em Ouro Preto exige certo planejamento, pois a cidade é um destino muito popular nessa época do ano. É preciso levar em conta que a concentração de todos os blocos mencionados neste artigo de umCOMO ocorrem no Espaço Folia, portanto, é melhor escolher um local para se hospedar que seja próximo ao Espaço e comprar os abadás tão logo quanto possível, pois eles costumam esgotar-se rápido.

Em Ouro Preto, é possível se hospedar em repúblicas, pousadas ou hotéis. Cada uma dessas opções contempla públicos, gostos e bolsos diferentes - a maioria dos universitários se concentra nas repúblicas. É muito importante analisar cuidadosamente a localização da república, pois isso irá interferir diretamente no preço da hospedagem. Nesses locais também não há muito espaço disponível, portanto viaje com pouca bagagem.

Se você já se encontra em algum estado da região Sudeste, pegar um ônibus para Ouro Preto é a opção mais fácil para se chegar até a cidade. No entanto, caso esteja vindo de outra região do país, é necessário pegar um voo até Belo Horizonte (capital de Minas Gerais) e depois tomar um ônibus até Ouro Preto, que fica a cerca de 97 km da capital mineira.

Enquanto estiver em Ouro Preto, prove os pratos típicos da culinária mineira, como tutu de feijão, pão de queijo, feijão tropeiro, frango com quiabo, doce de leite, etc. Eles te darão energia para curtir a folia! Se quiser um programa mais leve para relaxar entre um bloco e outro, conhecer as igrejas ou simplesmente andar pela cidade admirando sua arquitetura colonial são excelentes opções.

Caso queira saber mais sobre blocos de Carnaval, leia nosso artigo Os melhores blocos de Carnaval do Brasil e também Os 10 melhores blocos de Carnaval no Rio de Janeiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os melhores blocos de Carnaval de Ouro Preto, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: g1.com.br
Os melhores blocos de Carnaval de Ouro Preto