Carnaval

Os 22 melhores blocos para o carnaval no Rio de Janeiro

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 24 dezembro 2020
Os 22 melhores blocos para o carnaval no Rio de Janeiro

O feriado é o do Carnaval, enquanto o samba come solto nos Desfiles das Escolas de Samba no Sambódromo da Sapucaí centenas de blocos preenchem as ruas do Rio de Janeiro levantando diferentes bandeiras ao som de todo tipo de música, percussões, instrumentos de sopro e caminhões de som. O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro é deliciosamente gigante e se perder na hora de escolher um bloco é fácil. Para te ajudar, o umCOMO selecionou os 22 melhores blocos para o Carnaval no Rio de Janeiro. Confira a programação e saiba onde encontrar cada um dos melhores blocos do Carnaval do Rio.

Também lhe pode interessar: Os melhores blocos de Carnaval do Brasil

Índice

  1. Como desfilar nos blocos de rua do Rio de Janeiro
  2. Blocos Carnaval RJ no Centro
  3. Blocos Carnaval RJ - Santa Teresa (Centro)
  4. Melhores blocos do Carnaval Rio - Zona Sul
  5. Melhores blocos do Carnaval do Rio de Janeiro na Zona Oeste
  6. Como surgiu a tradição do Carnaval no Rio de Janeiro
  7. Como desfilar no Carnaval do Rio na Sapucaí
  8. Dicas de segurança para passar o Carnaval no Rio de Janeiro

Como desfilar nos blocos de rua do Rio de Janeiro

Não existe uma fórmula para sair pelos blocos de rua do Carnaval do Rio. A graça deles é justamente a democracia, como uma boa festa do povo, qualquer um pode entrar na dança.

É sempre legal estar por dentro da agenda dos bloquinhos e se programar para participar daqueles que te interessam (são tantos). Mas, esteja ciente que no meio do caminho você provavelmente vai se deparar com outros blocos e isso pode mudar seus planos. Quanto mais próximo for o bloco de onde você estiver, mais chances você tem de não se deparar com outro no caminho - e isso é muito legal.

Apesar de alguns blocos serem temáticos, qualquer um é bem vindo e a criatividade na hora de improvisar a fantasia é indispensável para entrar na clima.

Mas então, como desfilar nos tão queridos bloquinhos? Não tem segredo, é só chegar chegando. Com respeito, sorriso e simpatia. Abaixo você confere algumas opções de bloquinhos no Rio de Janeiro, separados por regiões:

Blocos Carnaval RJ no Centro

Bloco da Preta

O Bloco da Preta é famosos por arrastar multidões pelo centro do Rio a cada ano. Estima-se que em 2017 cerca de 500 mil pessoas caíram na folia embalados por hits na voz de Preta Gil e convidados como Pablo Vittar, DJ Marlboro no aquecimento e celebridades cariocas. O trio elétrico comandado por Preta, costuma ser seguido por outro ocupado por celebridades amigas da cantora, é um dos melhores blocos de Carnaval do Rio para quem curte hits famosos e blocos maiores.

Fogo e Paixão

O bloco Fogo e Paixão é o bloco de Wando, que faleceu em 2012 dias antes do desfile. Este bloco brega toca músicas da cultura popular, misturando diversos ritmos, como xote, coco, funk maracatu e samba sob a influência declarada de músicas de Wando, Sidney Magal, Reginaldo Rossi, Beto Barbosa e adjacências. Este bloco no Rio de Janeiro fica parado.

Escravos da Mauá

O bloco Escravos da Mauá, também conhecido como o 'bloco dos trabalhadores', é um dos mais tradicionais do Centro do Rio. Os sambas deste bloco contam a história do bairro, berço do carnaval de rua de Rio de Janeiro. As cores do bloco são azul e amarelo.

Cordão do Boitatá

O bloco Cordão do Boitatá tem como repertório canções antigas da música popular brasileira e algumas marchinhas clássicas do carnaval. O grupo é constituído por crianças e adultos e está entre os grandes blocos do Rio de Janeiro.

Toca Rauuul

O bloco Toca Rauuul faz releituras das músicas de Raul Seixas em diversos ritmos de carnaval, como samba, frevo, marchinha e maracatu. Este bloco apresenta todas as fases da carreira de Raul, com figurinos, cenografia, bonecos, adereços e efeitos visuais, é um dos melhores blocos de Carnaval do Rio para quem curte uma vibe carnavalesca mais hippie.

Bloco das Poderosas

Apesar de ter sido lançado em 2016, o bloco da cantora Anitta já é sucesso absoluto, principalmente para os que não perdem a oportunidade de rebolar ao som da diva pop que veio da favela do Rio. O público do bloco se multiplica a cada ano. Em 2018, de acordo com a RioTur, estimava-se que 200 mil pessoas compareceram para pular Carnaval no Rio no bloco da Anitta.

Cordão do Boi Tolo - Praça XV

Filho do bloco Boitatá, o Cordão do Boi Tolo surgiu em 2006 e já é tradição no Carnaval do Rio de Janeiro arrastando multidões fantasiadas ao som sopro e percussões. Em sua essência o bloco prega a ocupação do espaço público e repudia a mercantilização do Carnaval. Esse é um daqueles blocos 'infinitos' que leva fama por não ter hora para acabar.

Minha Luz é de Led

Dentre os blocos de rua no Carnaval do Rio, o bloco Minha Luz é de Led acontece na madrugada e é uma opção para quem deseja fugir do calor do dia. As luzes que dão nome ao bloco são o que também o colorem junto com neons, muito glitter e uma pegada mais alternativa ao som de todo tipo de música.

Vem Cá Minha Flor - Lapa

Apesar de ter apenas 3 anos desde sua fundação oficial, o bloco Vem Cá Minha Flor, sempre florido e colorido, celebra nada mais, nada menos, do que a cultura do Carnaval carioca e sua essência. Instrumentos de sopro e percussão resgatam desde marchinhas até os hits do pop que fizeram história nos anos 80 e 90. A regra é animar a galera, que nos últimos 3 anos se apegou ao bloco e já não largam mais.

Os 22 melhores blocos para o carnaval no Rio de Janeiro - Blocos Carnaval RJ no Centro
Imagem: Cordão do Boi Tatá

Blocos Carnaval RJ - Santa Teresa (Centro)

Bloco das Carmelitas - Santa Teresa

O bloco das Carmelitas já se consagrou como um dos mais tradicionais do bairro de Santa Teresa e também do Carnaval RJ e em 2017 a estimativa foi de 10 mil pessoas desfilando pelas ladeiras do bairro. Fundado em 1990, o nome do bloco deriva do Convento das Carmelitas próximo à região onde acontece o desfile. Para homenagear o convento que dá nome ao bloco, o principal adereço que caracteriza o bloco é o véu de freira das carmelitas.

Céu na Terra - Santa Teresa

Na região de Santa Teresa, o bloco Céu na Terra é super animado, com uma mistura de cores em suas fantasias. Animam os foliões com sambas, marchinhas, frevos, cirandas orquestradas, trompetes, saxes, tubas, trombones, cavaquinhos, tamborins, ganzás e também vocais. O bloco tem 21 anos e já se consagrou nas tradições festivas do bairro também com centro cultural que promove Cantorias de Reis e rodas de samba de raíz.

Sugestão: Como visitar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Os 22 melhores blocos para o carnaval no Rio de Janeiro - Blocos Carnaval RJ - Santa Teresa (Centro)

Melhores blocos do Carnaval Rio - Zona Sul

Volta Alice - Laranjeiras

O bloco Volta Alice é conhecido pelos seus representantes bonecos Mario e Alice nos blocos do Carnaval do Rio. A animação é garantida neste bloco, reunindo 70 ritmistas, tocando temas próprios. O ambiente neste bloco é descontraído e familiar.

Rola Preguiçosa - Ipanema

Tradicional de Ipanema, o bloco reúne famílias inteiras no Carnaval do Rio em Ipanema. Crianças, jovens, adultos e idosos ocupam as ruas sem tabus na hora de seguir o mascote do bloco: um gigante pênis inflável, que na verdade faz alusão à prevenção ao HIV.

Escangalha - Gávea

Ao som de sambas autênticos e outros clássicos, o bloco Escangalha ocupa as ruas da Gávea no Carnaval do Rio de Janeiro promovendo um resgate do antigo Carnaval de Rua com a bateria completa e uma energia digna de arrastar a familia inteira para a folia.

Barbas - Botafogo

O bloco do Barbas é liderado pelo jornalista Nelson Rodrigues Filho. Este bloco oferece aos foliões um banho de água que provém de um carro pipa. O Barbas também tem um carro-creche levando a criançada em segurança. Lembre-se que, se quiser participar neste bloco, deverá levar os seus pertences dentro de um saco de plástico.

Bloco Areia - Leblon

A proximidade da praia é o motivo do nome desse bloco de Carnaval do Rio de Janeiro, ideal para quem gosta de cair na folia nas primeiras horas do dia e estar próximo ao mar. Estima-se que pelo menos 15 mil pessoas compareçam ao bloco Areia no Carnaval do Rio de Janeiro.

Sargento Pimenta - Aterro do Flamengo

O bloco do Sargento Pimenta é carioca, mas conquistou o Carnaval brasileiro ao adaptar os hits britânicos dos Beatles para o samba, é claro. O bloco existe desde 2010 e um bocado de brasileiros já abraçaram a ideia, mas este é também o rolê ideal para turistas estrangeiros que querem curtir um bloco e saber cantar todas as músicas. Calcula-se que o público do Sargento Pimenta em edições anteriores já chegou a 180 mil pessoas na programação do Carnaval RJ.

Bagunça Meu Coreto

Desde 2005 o bloco agita o point boêmio da Praça São Salvador, na Zona Sul do Rio, reunindo moradores da região e hoje uma gigantesca massa de agregados que se identifica com a energia desse bloco no Carnaval do Rio.

Orquestra Voadora - Aterro do Flamengo (Zona Sul)

O bloco Orquestra Voadora é um dos melhores blocos do carnaval no Rio de Janeiro e impressiona pela sua magnitude e alegria contagiante. Este bloco surgiu em 2008, em encontros de músicos do carnaval de rua do Rio de Janeiro. Algumas criações deste bloco são em formato de marchinha como Batman e clássicos dos Afoxés de Vinicius de Moraes. Prepare-se para pirar com este bloco.

Me Beija que sou Cineasta - Gávea

O bloco Me Beija que sou Cineasta foi criado por cineastas e por pessoas apaixonadas por cinema do bairro. Neste bloco encontrará foliões fantasiados de filmes e personagens, um desfile de gente bonita onde encontrará um pouco de tudo.

O bloco é conhecido por não deixar a Quarta-Feira de Cinzas matar o Carnaval, desfilando sempre no mesmo dia.

Amigos da Onça

O Amigos da Onça surgiu em 2012 no Carnaval do Rio de Janeiro e está em constante ascensão. O nome, além de brincar com a expressão dos falsianes, também faz referência à caracterização dos integrantes e o espírito do bloco: selvagem e animalesco. Acompanhados de dançarinos e pernas de paus, além de marchinhas autorais, a banda também manda ver em hits de Mamonas Assassinas, clássicos do axé da Bahia e tudo o que for conveniente ao momento ao som de percussão e instrumentos de sopro.

Aproveite: Como fazer fantasia de oncinha

Os 22 melhores blocos para o carnaval no Rio de Janeiro - Melhores blocos do Carnaval Rio - Zona Sul
Imagem: Sargento Pimenta

Melhores blocos do Carnaval do Rio de Janeiro na Zona Oeste

Bloco do Samba de Santa Clara - Barra da Tijuca (Zona Oeste)

Apesar de o nome fazer lembrar o bairro de Santa Clara, o bloco desfila na Zona Oeste e pertence ao Samba de Santa Clara, grupo já consagrado no Rio e famoso por suas festas de samba com modinhas do gênero e pagodes famosos.

Como surgiu a tradição do Carnaval no Rio de Janeiro

Não vale chegar à festa sem saber o verdadeiro motivo de estar lá. A trajetória do carnaval no Brasil começa com os portugueses. No século 17 eles trouxeram o costume europeu de festejar o período que vinha antes da Quaresma no calendário cristão. Até hoje mantém-se a data, as celebrações oficiais se iniciam sempre 5 dias antes da Quarta-Feira de Cinzas.

Apesar de manter os motivos religiosos, com o passar dos anos e a independência do país a festa foi se tornando mais brasileira e se adaptando de acordo com a cultura e necessidades locais, principalmente após a consagração do samba.

No Rio, até hoje acontecem bailes de máscaras que lembram os tempos mais antigos. Mas a marca registrada do maior carnaval do mundo são os blocos de rua e escolas de samba. Ambos têm os primeiros registros oficiais por meados do século XX.

Os blocos nada mais são do que uma forma de dar nome aos grupos que saem dançando e cantando pelas ruas da cidade, a partir dessa organização pode-se eleger um tema, marchinhas e organizar uma agenda para que os interessados se reúnam na mesma hora e local.

Já as escolas de samba, essas surgiram como uma forma mostrar o samba e folclore dos morros, alguns hoje conhecidos como favelas, às ruas do centro. Começaram nas ruas, até cair no bom gosto dos cariocas, e, finalmente, se tornaram uma grande e linda competição que hoje tem um lugar só para isso: Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Como desfilar no Carnaval do Rio na Sapucaí

Todos os anos o Rio de Janeiro recebe milhares de turistas que buscam o Carnaval mais famoso do mundo. O comércio para e as ruas ficam mais movimentadas e alegres do que nunca. A regra é: divirta-se o quanto puder. Quer entrar na folia? Prepare a purpurina e o samba no pé e nós te contamos como.

Escolha uma escola de samba

O mais legal é desfilar por aquela escola de coração. Mas, se você não é do Rio de Janeiro e não acompanha os preparativos de perto, talvez seja mais fácil eleger a escola de acordo com a sua agenda. A ordem de desfile do Grupo Especial (importante: para desfilar na Sapucaí você deve estar sambando por alguma das escolas desse grupo) é definida por sorteio no ano anterior, geralmente entre junho e julho. Sabendo a data, você também consegue saber em qual horário ela entra - e calcule que cada desfile do grupo especial tem uma duração média de 80 minutos.

Informe-se sobre a disponibilidade

Algumas escolas são bem disputadas, quanto antes você decidir mais chances terá de escolher uma a ala e a fantasia. Você pode-se informar pelo site da escola eleita ou ligando diretamente.

Escolha uma fantasia

Ao saber da disponibilidade você também ficará sabendo das fantasias e alas disponíveis. Existem as fantasias das alas da comunidade, que não têm custo mais exigem participação nos ensaios durante todo o ano e as alas comerciais, que são fantasias pagas que não exigem ensaios.

Por mais entusiasmantes e lindos que os adereços sejam, nessa hora é bom levar em conta o peso das fantasias e o calor que você pode passar. Não se esqueça que estará sambando em pleno verão brasileiro sob a luz de holofotes.

Contato com o chefe de ala

Algumas escolas esquematizam esse contato via online, outras disponibilizam o telefone. É o momento de negociar formas de pagamento e combinar a data e o local da retirada da fantasia. As grandes escolas costuma ter serviço de entrega no hotel.

Informe-se sobre a hora e ponto de encontro

Na teoria parece muito simples encontrar sua ala, afinal, todos estarão com grandes adereços iguais, não é mesmo? Errado.

No dia do desfile você e milhares de pessoas estarão em busca da sua ala ou carro alegórico. A bonita confusão de cores e brilhos pode fazer com que você não encontre seu grupo a tempo. Informe-se antes e saia com antecedência pois o trânsito do Rio também é afetado nessa época.

Aprenda o samba enredo

Saber o samba enredo, o ritmo que embalará seus passos enquanto você atravessa o templo do carnaval, deixará sua noite ainda mais inesquecível e contribuirá para a lindeza da festa. Informe-se com o pessoal da sua escola de samba e eles certamente te indicarão a melhor forma de aprender o samba.

Os 22 melhores blocos para o carnaval no Rio de Janeiro - Como desfilar no Carnaval do Rio na Sapucaí

Dicas de segurança para passar o Carnaval no Rio de Janeiro

E aí, agora que já sabe como desfilar no carnaval do Rio em 2020, está pronto para curtir o maior carnaval do mundo?

O Rio de Janeiro continua lindo e não tem como não amá-lo! O que não é tão legal por lá é a reputação da cidade quando o assunto são roubos. A disparidade alta da desigualdade social somada aos muitos visitantes que passam pela cidade todos os dias fazem do Rio um lugar propício para que pessoas mal intencionadas se aproveitem de situações corriqueiras para roubar turistas e cidadãos.

Prestar atenção em pequenos detalhes e alguns truques para proteger seus pertences podem evitar que a sua passagem pela Cidade Maravilhosa seja arruinada por um roubo ou furto.

Fique atento aos seus pertences

A regra básica para não ser roubado no Rio de Janeiro vale para viajantes em qualquer lugar do mundo: esteja atento aos seus pertences. Quando chegamos em uma cidade nova acabamos nos distraindo com as paisagens e outras preocupações de viajantes. É bem possível que você esteja carregando mais de uma bolsa, se esse for o seu caso, vigie suas malas e mochilas a todo instante. Se você está de mochila, carregue ela na frente do seu corpo.

Celular

As paisagens do Rio de Janeiro rendem ótimas fotos, mas é preciso ter cuidado pois celular é um dos itens com maior índice de roubos. Evite andar pelas ruas com o celular nas mãos o tempo todo. Se precisar atender, tente fazer isso em um local movimentado e preferencialmente próximo a um comércio. Se você segurar o aparelho com firmeza, as chances de alguém pegar da sua mão e sair correndo são menores. Na hora de tirar fotos, já tenha em mente o ângulo que deseja clicar antes de pegar o celular.

Nunca deixe seu celular sobre a mesa em bares e restaurantes. Por mais que você esteja olhando, basta um minuto de distração para que alguém passe por ali e leve o seu celular sem que você se dê conta.

Ainda em bares e restaurantes, é comum deixar as bolsas penduradas nas cadeiras. Para não ser roubado no Rio de Janeiro e prevenir furtos nesses locais, deixe a bolsa no seu colo ou adquira um pendurador ou suporte de bolsa. Isso ajuda a manter os seus pertences no seu campo de visão e evita que alguém mexa na sua bolsa sem que você perceba.

Quando estiver na praia, nunca deixe as suas coisas sozinhas na areia quando for ao mar. Se estiver acompanhado, peça para seus amigos vigiarem.

No caso de estar sozinho, peça para alguém que está sentado próximo (você tem que simpatizar com a cara dessa pessoa) olhar as suas coisas enquanto você curte o mar. Em troca você pode fazer o mesmo depois. Nessa situação, o ideal é ir à praia com o menor número de pertences valiosos possíveis. Carregue com você somente o necessário e se você encontrar, pode adquirir uma capinha a prova d'água para entrar com o celular e dinheiro no mar.

No transporte público a regra de estar atento aos pertences continua valendo. Para se prevenir dentro de ônibus ou metrô mantenha bolsas e mochilas sempre juntas ao seu corpo na frente ou do lado. Quanto mais contato elas tiverem com seu corpo, melhor. Assim fica mais fácil sentir se tem alguém tentando abrir.

Prefira bolsas que têm zíper ou um fecho que não seja tão fácil de abrir para não ser roubado no Rio de Janeiro.

Doleira (foto) é aquela espécie de pochete usada para transportar dinheiro e documentos por baixo da roupa em viagens. Esse acessório pode ser um grande aliado seu no Rio de Janeiro. Se você anda com poucos pertences, a doleira é ideal para caminhar sem preocupação. Inclusive também é indicada para situações de grandes aglomerações como o Carnaval.

Guarde celular, documentos e dinheiros na doleira por baixo da roupa e só mexa lá quando for necessário. Você pode deixar um pouco de dinheiro para fora em um bolso para não ter que mexer na doleira a todo tempo.

Sugestão: Os melhores blocos de Carnaval do Brasil

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os 22 melhores blocos para o carnaval no Rio de Janeiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Cordão do Boi Tatá
Imagem: Sargento Pimenta
1 de 5
Os 22 melhores blocos para o carnaval no Rio de Janeiro