O que servir na ceia de Natal

O que servir na ceia de Natal

Para os amantes de feriados em que nos reunimos com as pessoas que amamos para comer comidas gostosas e dividir momentos especiais, a noite de Natal (e o almoço do dia seguinte) tem um lugar especial e é muito esperado durante o ano todo! Planejar a decoração, os presentes, a música, os jogos e brincadeiras para divertir adultos e crianças é muito importante para que a noite de Natal seja inesquecível. Mas, na lista do evento, a estrela é sempre a ceia e cada família tem a sua maneira de organizá-la e prepara-la.

Em algumas casas, uma pessoa é responsável por fazer toda a comida, como uma tradição, em outras, cada pessoa leva um prato, e há ainda aquelas que preferem encomendar de fora para focar nas demais atividades ou simplesmente passar o dia de maneira mais relaxada.

Independente de como seja a forma com que esse momento é planejado na sua sua casa, seja para preparar ou encomendar, é importante saber o que servir na ceia de Natal para que todos saiam satisfeitos e felizes. Aqui no umCOMO vamos te dar dicas do que servir desde os petiscos até as sobremesas que são tradicionais das mesas natalinas, mas vamos deixar com você a decisão de acrescentar uva passa nos pratos ou não, porque não queremos ser motivo de polêmica na sua casa. Anote e aproveite!

Pratos para ceia de Natal

Eu poderia começar este artigo falando dos petiscos de Natal, para fazer sentido em relação a ordem em que as comidas são servidas, mas a gente sabe que os pratos principais são o mais esperado quando a pergunta é o que servir na ceia de Natal. Afinal, não é todo dia que comemos peru e tender. O gostinho desses pratos são esperados desde janeiro até o dia 24 de dezembro com grande ansiedade. Por isso, para acabar com a sua, começo pelos pratos principais da ceia de Natal.

Tender

Para os amantes da carne de porco, o tender é a estrela da noite. Ele combina com uma grande variedade de molhos, como à base de manteiga, mostarda e mel, e laranja, sendo este último muito utilizado nas casas brasileiras e que dá um contraste especial com o gosto salgadinho da carne suína. Para quem gosta de um sabor marcante pode espetar cravos pelo lado de fora antes de assar. Se você quer aprender a fazer um delicioso tender para sua ceia de Natal, não deixe de conferir nosso outro artigo.

Peru

Se existe um prato principal entre os pratos principais da ceia de Natal, o número 1 do top 5, é o peru. No centro da mesa, ele é também o centro das atenções. Pode dar certo trabalho para descongelar e preparar, mas vale à pena! E com a ajuda do umCOMO você vai descongelar o peru e temperá-lo para fazer bonito para sua família na noite de Natal.

Bacalhau

O bacalhau é um prato bem tradicional para servir no Ano Novo, mas há quem prefira fazê-lo no Natal também. Comer bacalhau duas vezes? Não reclamo! Prepare-se para dessalgar ou compre já dessalgado e se jogue nas batatas, pimentão e cebola, ou também, nas natas. Dá até para fazer uma versão diferente para cada festa.

Almôndega vegetal

O Natal é uma festa para todos e , acima de tudo, para agradar a todos! Não se esqueça dos membros da sua família que são vegetarianos e veganos. Se você ficou responsável por fazer a ceia este ano e não manja muito deste tipo de receita, te damos o passo a passo para fazer almôndegas vegetarianas de soja.

Lombo suíno

Para quem gosta do contraste salgado-doce, um lombo suíno com abacaxi ou laranja é uma boa pedida para o Natal e é mais uma opção para os amantes da carne suína. Também dá para fazer uma versão com batatas e molho de pimenta. Delicioso!

Salpicão de frango

Alguns pratos do nosso cotidiano também se fazem presentes no Natal, como o salpicão de frango. Se você souber dar um toque diferente para que ele se torne uma versão especial de salada de Natal, melhor ainda. Mas, ele puro e simples já agrada a maioria dos convidados. E também é uma grande ideia para servir os convidados vegetarianos, pedindo licença poética a Bela Gil, substituindo o frango por carne de soja, por exemplo.

Salada de batatas

Como eu disse, para criar uma salada de Natal muitas vezes basta dar um toque especial a algo que já estamos acostumados a comer sempre, como é o caso da salada de batatas. Ela faz parte da mesa dos brasileiros, principalmente na versão: batata, cenoura, cebola e maionese. Na minha casa, por tradição, minha bisavó sempre foi a responsável pela escolha do menu do Natal e o toque especial dela à tradicional salada de batatas é prepará-la com camarões rosas grandes. Dá um gostinho super especial! A família inteira espera ansiosamente pelo momento de comê-la e esse toque faz com que esse prato adaptado seja uma tradição do Natal da minha família. Dar um toque pessoal a um prato do dia a dia pode fazer com que ele se torne uma tradição de Natal na sua casa, uma marca registrada da sua família.

Arroz de Natal

O arroz é base da nossa dieta e eu poderia nem citá-lo por aqui, porque acho que ele faz parte de todas as ceias de Natal, mas seguindo a linha de dar um toque diferente às comidas de Natal, resolvi dar algumas ideias de como preparar arroz para a festa. Para fazer um arroz saboroso neste Natal acesse as nossas receitas de: arroz a grega, arroz com lentilhas, arroz chau chau e arroz três delícias.

Farofa

Por último, nos pratos principais das comidas de Natal, está nada mais nada menos que a farofa. E na minha opinião, os últimos serão os primeiros, porque um Natal sem uma farofinha não dá! Pode ser de ovos, com bacon, eu prometi que não ia falar passas, mas... passas, azeitonas, ameixa e o que mais te der vontade! Só não pode deixar ela de fora.

Petiscos de Natal

Por tradição, no Natal comemos a 00h do dia 25/12 e para aguentar a fome até lá petiscar é preciso. Vamos te dar algumas opções de petiscos de Natal para não matar seus convidados de fome enquanto esperam o grande momento da noite.

Frutos secos

Amêndoas, nozes, castanhas de caju e as famosas castanhas portuguesas são petiscos tradicionais do Natal. Eles permitem apresentações criativas como um prato com divisórias ou potinhos individuais para cada tipo, fica a seu critério.

Tábua de frios

Uma tábua de frios salva qualquer entrada de festa. Compre queijos, presunto, mortadela, peito de peru, faça rolinhos e disponha em uma tábua bonita. De acompanhamento, sirva pãezinhos ou grissinis, aqueles palitinhos de pão, como se vê na imagem, como opção de petiscos de Natal.

Torradas e patê

Esta é uma boa opção para quando você não tem muito tempo disponível para elaborar todos os pratos que gostaria para servir na ceia de Natal. As torradas e patês, dos sabores da sua preferência, podem ser comprados prontos. Se você dispõe de mais tempo, pode prepará-los em casa e são também uma opção para a parte da família que não come carne.

Combo amendoim e azeitona

Esse é o "combo barzinho" transferido diretamente para sua mesa de petiscos de Natal. Para quem gosta de tomar cerveja na noite de Natal dá match. Dá até para usar aqueles amendoins coloridos, vermelhos e verdes, para entrar bem no clima da ceia de Natal.

Bolinho de bacalhau

Aproveitando que o bacalhau é símbolo das festas de fim de ano, por que não utiliza-lo em suas várias versões? Sirva bolinhos de bacalhau fritos ou assados acompanhados de limão espremido.

Antepasto de búfala e tomate cereja

Outra opção fácil e rápida de preparar é o antepasto de mussarela de búfala e tomates cereja, que pode ser acompanhado de rúcula e torradas. Corte a mussarela de búfala, disponha sobre as folhas de rúcula finalize com tomates cereja cortadinhos e azeite. Sirva com torradas!

Doces de Natal

Chegamos à parte que muitos esperam: os doces de Natal. Acredito que esta parte pode ser a que mais tenham tradições especiais que variam em cada casa. Na minha, por exemplo, a tradição é comer um doce estilo pavê preparado pela minha tia avó batizado de quero-mais. O nome é autoexplicativo e proporcional ao tamanho do pirex em que é servido. Mas, independente das marcas registradas de cada casa existem aqueles doces que nos lembram o Natal de imediato. Falemos deles!

Panetone

Ame ou odeie, panetone é um doce natalino e tenho minhas dúvidas se falta em alguma mesa nos dias 24 e 25 de dezembro. Para quem torce o nariz para ele, tem sempre aquela versão recheada de chocolate, o famoso chocotone, que te desafia a ter a audácia de dizer que vai negar!

Rabanada

Já começo pedindo desculpas para a rabanada porque o panetone foi o primeiro dos doces de Natal que me veio à cabeça. Então, não vou nem me alongar muito no tópico porque não preciso: sirva rabanada no Natal. Sem elas, não tenho muita certeza que vão saber que realmente é Natal!

Pavê

Não decepcione seu tio, prepare um pavê. Não só para garantir a piada, mas para agradar a todos os seus convidados que curtem a sobremesa. O pavê é outra opção de doces de Natal que dá para servir em copinhos individuais.

Pudim de leite

Outra sobremesa que é sinônimo de mesa brasileira é o pudim de leite. Se você tiver uma receita de família, capriche no preparo, desenforme com carinho e sirva um delicioso pudim de leite como opção de doces de Natal. Se quiser, pode até fazer porções individuais para cada convidado e decorar com motivo de Natal.

Frutas cristalizadas e desidratadas

As frutas cristalizadas e as desidratadas também são a cara do Natal. Selecione aquelas que você acha que são mais o gosto dos membros da família e sirva como opção para quem não quer se jogar nos doces mais calóricos.

Biscoitos de gengibre

Apesar de serem mais tradicionais nas ceias de Natal norte-americanas, os biscoitos de gengibre são deliciosos! E para deixá-los, literalmente, com a cara do Natal, aprenda a decorá-los com o rostinho do Papai Noel.

Lista ceia de Natal

Para te dar uma ajudinha extra, facilitamos logo aqui abaixo a lista da ceia de Natal com os principais ingredientes que serão usados para preparar cada prato. Além disso, você também encontra a quantidade ideal, em média, para cada pessoa dos pratos citados aqui. Claro, que se você conhece bem quanto come cada pessoa da sua família, pode adaptar esses números para mais ou para menos. Lembrando, ainda, que você vai comprar somente aquilo que corresponde aos pratos que você vai preparar.

  • Tender, cravos e fios de ovos;
  • Peru;
  • Bacalhau;
  • Carne de soja;
  • Lombo suíno;
  • Frango e batata palha;
  • Cenoura, batata, cebola e maionese;
  • Arroz;
  • Ovos, farinha, salsinha, bacon opcional para a farofa;
  • Frutos secos;
  • Presunto, queijo, mortadela, pães e grissinis;
  • Patês e torradas;
  • Amendoim e azeitonas;
  • Mussarela de búfala, tomate cereja, rúcula e torradas;
  • Panetone;
  • Pão, açúcar, canela, ovos, leite e óleo para fritar, para a rabanada;
  • Leite, leite condensado e ovos para o pudim;
  • Leite, leite condensado, chocolate, biscoitos maizena e manteiga para o pavê;
  • Frutas cristalizadas e desidratadas;
  • Biscoitos de gengibre.

Essa é uma lista geral para ajudar a nortear as compras. Os temperos e alguns outros detalhes dependerão da forma com que você vai preparar cada prato e, assim, adaptar a sua lista. Por exemplo, se o lombo será preparado com abacaxi, deverá incluir a fruta na lista de compras. Fará arroz com lentilhas? Deverá incluí-las também... e assim por diante.

Cálculo de quantidades

  • Carnes: ainda que você vá servir mais de um tipo, o ideal é calcular 250g por pessoa para garantir.
  • Arroz e farofa: 50 a 60g por pessoa.
  • Tábua de frios: 80 a 100g de frios por pessoa.
  • Saladas (de batatas ou salpicão) e antepasto: 150g por pessoa.
  • Patês: 30g por pessoa.
  • Bolinho de bacalhau: 3 a 5 unidades por pessoa.
  • Frutos secos, frutas cristalizadas, amendoim: média de 5 a 10 unidades por pessoa.
  • Panetone: Uma unidade a cada 6 pessoas.
  • Pudim e pavê: 100g por pessoa ou 2 unidades se for servir porções individuais.
  • Rabanada: Duas unidades por pessoa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que servir na ceia de Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.