O que servir em um chá revelação

O que servir em um chá revelação

O chá revelação é um momento muito especial na vida dos pais. Desde o local, a decoração até o buffet, tudo precisa estar perfeito para o anúncio do sexo do bebê. Por isso, uma das maiores preocupações de quem organiza um evento como esse é quanto ao cardápio. Saber o que servir em um chá revelação, se a comida deve ser decorada e como organizar a parte do buffet da festa podem ser dúvidas super comuns nessa época.

Para responder essas e outras perguntas, o umCOMO preparou para você um artigo recheado de dicas de comida para servir aos seus convidados no chá revelação. Também vamos te contar tudo que você precisa saber para organizar um evento digno de fotos no Pinterest. Quer saber mais? É só continuar lendo!

O que é chá revelação

Para quem ainda não conhece este tipo de comemoração, o chá revelação é uma festa que serve para os pais que estão esperando um bebê descobrirem qual é o sexo da criança, além de revelar a novidade para os amigos e familiares. A ideia do evento é que alguém próximo aos pais do bebê seja o único a saber o sexo, pois terá acesso ao resultado dos exames de sangue que revelam o gênero antes dos pais.

O ponto alto da festa é o momento em que os pais estouram um balão ou fazem outros tipos de brincadeira para descobrir o sexo. Se o balão estourar e dele sair glitter, confetti ou papeizinhos rosa, o bebê será menina. Por outro lado, se o conteúdo for azul, significa que a criança esperada é um menino. Os convidados também costumam se vestir com roupas azuis ou rosas para demonstrar sua torcida - se acham que o bebê será menino ou menina.

Esse momento com certeza é um dos mais especiais da gravidez para as futuras mamães, e por isso cada detalhe precisa ser planejado com perfeição. Como o ritual tem se popularizado cada vez mais no Brasil nos últimos anos, é comum encontrar tutoriais e postagens nas redes sociais, principalmente mostrando a decoração e registros do evento. Mas como fica a comida? O que servir em um chá revelação? Confira a seguir as dicas que preparamos.

Leia mais: Como fazer lembrancinhas para chá de bebê

Comidas para chá revelação

Ao organizar o buffet, pensar nas comidas para chá revelação que você gostaria de servir no evento é o primeiro passo. O tipo de prato ideal varia bastante de acordo com o tamanho do evento, por exemplo. Para quem vai fazer um chá mais íntimo apenas para os amigos e familiares mais próximos, pode não ser necessário contratar um serviço de buffet. Preparar as comidas em casa pode ser a opção mais econômica e prática quando a pergunta é o que servir em um chá revelação simples.

Mas se você quer dar uma festança e chamar todos que você conhece, pode ser mais interessante contratar um serviço especializado, que poderá organizar todas as etapas desde a montagem do cardápio até o serviço durante o evento.

O horário do dia em que o chá revelação irá acontecer também influencia muito na decisão do cardápio. Você quer fazer um evento no estilo de brunch, servindo comidas leves e variadas? Ou prefere seguir um modelo mais sofisticado de almoço ou jantar com entrada, prato principal e sobremesa?

Seja qual for o caso, seguem algumas sugestões do que servir em um chá revelação para você se inspirar e montar seu cardápio:

  • Mesa de frios: com vários tipos de queijo, salame, presunto de parma, pastinhas e patês. Considere preparar opções com e sem carne.
  • Bolo decorado: além de ser um item chave no cardápio, o bolo também funciona como uma peça da decoração. Por isso, apostar em um bolo decorado com as cores designadas para menino e menina - azul e rosa ou qualquer outra combinação da sua escolha - pode ser ótimo para compor o visual da festa. Inclusive, há pessoas que colocam o recheio do bolo da cor que representa o sexo do bebê que vai nascer, para isso é preciso que a pessoa que tem o resultado do exame se encarregue de fazer o pedido.
  • Pães variados: multigrãos, croissaints, brioches, pão sírio e pão francês estão entre as recomendações.
  • Pratos quentes salgados: funcionam tanto para almoço e jantar quanto para brunch, como omeletes, crepes, quiches, massas com molhos leves e tortas.
  • Petiscos: canapés, salgadinhos como quibe e bolinha de queijo, chips de legumes (cenoura, batata doce, abóbora, banana), mini pizzas, mini sanduíches recheados e pães de queijo.
  • Doces: brigadeiro de colher, bolo arco-íris com as cores do chá revelação, cupcakes confeitados e biscoitos decorados.
  • Bebidas: refrigerantes, sucos de frutas variados, chá gelado e água.

Uma ótima opção é investir em embalagens estilizadas, plaquinhas e etiquetas personalizadas ou mesmo fazer a decoração na própria comida. Quer um exemplo? Um brigadeiro de colher tradicional pode ficar com um toque diferente e ter a cara do chá revelação se for decorado com granulado rosa e azul. O mesmo vale para as forminhas e recipientes em que serão servidos os pratos quentes e frios, além dos copos e taças para as bebidas. Lembre-se de usar a mesma paleta de cores em todo o evento: da decoração do ambiente à comida.

Outras dicas para preparar o chá revelação

Agora que você já decidiu as comidas do chá revelação que estarão no cardápio do evento, vale seguir algumas outras dicas para garantir que no dia do evento tudo sairá perfeito.

Normalmente, as festinhas contam com duas opções de organização da comida: a contratação de uma equipe de garçons ou a organização de uma mesa em que os próprios convidados podem se servir. Cada alternativa tem seus prós e contras, então é importante avaliar também o perfil do evento que você gostaria de fazer - se mais simples ou mais elegante - e o orçamento disponível.

Para garantir a quantidade de comida ideal para todos os convidados, você pode utilizar uma calculadora disponível na internet ou trabalhar com estimativas. Em nosso site temos outro artigo que pode te ajudar a aprender como calcular a quantidade de comida por pessoa.

Você também pode preparar alguns kits com lembrancinhas para seus convidados levarem da festa, com docinhos incluídos - brigadeiro, beijinho, bomboms, entre outros. Ao montar o kit, considere fazer uma sacolinha, caixinha ou cartão diferenciado que contenha a data do chá revelação e o nome dos pais. Assim, o momento fica eternizado para as pessoas mais importantes ao seu redor.

Gostou do nosso conteúdo sobre comes e bebes para chá revelação? Você também pode se interessar por: As melhores brincadeiras para chá de bebê - top ideias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que servir em um chá revelação, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.