O que fazem as testemunhas de um casamento religioso

O que fazem as testemunhas de um casamento religioso
Imagem: zankyou.de

Nos casamentos religiosos, as testemunhas têm um dos papéis mais importantes e especiais desse dia sendo os escolhidos pelos noivos para acompanhá-los de perto no momento de dizer o 'sim, aceito'. Esta é uma das escolhas que o casal deve fazer na fase de preparação da união e garantir que as pessoas escolhidas estarão aí para ajudá-los e apoiá-los em todos os momentos. Neste artigo de umComo.com.br contamos-lhe o que fazem as testemunhas de um casamento religioso para que você saiba detalhadamente e tire suas dúvidas.

Passos a seguir:
1

As testemunhas de um casamento têm como principal função a de dar fé de que a história de amor do casal é real, de que ambos estão preparados para se unirem em matrimônio e de que há sentimentos de carinho e respeito mútuo. Serão os responsáveis por assinar os livros onde ficará registrado o casamento para deixar confirmação de que este foi celebrado.

2

Deve haver testemunhas tanto por parte do noivo como da noiva e normalmente são duas, mesmo que não exista um limite máximo estipulado. Na realidade, o número de testemunhas é algo que depende exclusivamente das regras e costumes da igreja escolhida pelos noivos para realizar sua união matrimonial.

3

O casal será o responsável por escolher livremente as pessoas próximas mais queridas para desempenhar este papel tão especial no dia do seu casamento. O mais aconselhável é inclinar-se por alguém que os conheça bem, que tenha vivido sua relação de perto, que seja de total confiança e com quem exista um carinho mútuo.

4

Nas cerimônias religiosas, deve-se distinguir dois tipos de testemunhas:

  • Os que serão citados junto aos noivos uns meses antes do casamento para demonstrar ao pároco com seu depoimento que o casal vai contrair matrimônio livremente e por amor. Neste caso, as testemunhas não podem ser familiares.
  • Por outro lado, os que serão as testemunhas da cerimônia que não têm necessariamente que ser os mesmos. No dia do casamento, uma vez que tiver sido concluído o ato nupcial deverão testemunhar e assinar a ata depois dos noivos.
5

Do mesmo modo, no momento da cerimônia as testemunhas devem seguir uma série de normas protocolares. Devido ao papel tão importante que lhes corresponde, estarão localizados em um lugar diferente em relação ao resto dos convidados. Em muitas igrejas há um pequeno estrado ou espaço no altar para que as testemunhas permaneçam ali sentadas enquanto a cerimônia é celebrada, mas se não for o caso, deverão ocupar os lugares das primeiras filas e o mais normal é que estejam situadas ao lado direito as testemunhas do noivo e no esquerdo, as da noiva.

6

Além da localização na igreja, há outros requisitos que a tradição marca quanto ao vestuário que devem exibir as testemunhas de um casamento religioso. O costume é que as testemunhas masculinas usem fraque e, além disso, em tons da mesma gama de cores que o terno do noivo. Agora, só poderão usar fraque quando for o tipo de terno escolhido pelo noivo já que ninguém deve eclipsá-lo e vestir-se mais formalmente do que ele. Quanto às mulheres, devem exibir um vestido elegante adequado à ocasião e podem levar um enfeite que realce seu visual para além do resto das convidadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazem as testemunhas de um casamento religioso, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.