O que é um baile de debutante

O que é um baile de debutante
Imagem: amandicaindica.blogspot.pt

Ao longo da nossa existência pessoal há várias datas que nos marcam, principalmente se estiverem relacionadas com uma mudança importante em nossas vidas. Nos reinos antigos de França, Inglaterra, Áustria e Alemanha era costume as famílias nobres organizarem um baile para comemorar o 15º aniversário de suas filhas, com o objetivo de as dar a conhecer à sociedade. Esse acontecimento anunciava que elas se tinham transformado em mulheres, estando prontas para casar e ter filhos, pelo que servia também como uma forma de encontrar potenciais pretendentes e selar alianças entre as famílias. A data era muito importante e ansiada pelas garotas da época, pois conferia-lhes um estatuto especial. Esta cerimônia ficou conhecida como Baile de Debutante, em que a palavra debutante deriva do francês debut, que significa estreia ou início. Atualmente o conceito é diferente e se você pretende saber mais acerca de o que é um baile de debutante, continue lendo este artigo umComo.com.br para descobrir!

Passos a seguir:
1

Tal como referido na introdução o baile de debutante é, basicamente, a festa de comemoração dos 15 anos de uma garota. Não existe baile de debutante para rapaz, isso seria contra a tradição.

Imagem: amandicaindica.blogspot.pt
2

No entanto, atualmente os bailes de debutante já não têm o mesmo significado que no tempo dos reis e rainhas, pois as famílias já não pretendem mais organizar a cerimônia para casar a filha, trata-se apenas de um acontecimento especial e no qual se pode caprichar bastante.

Imagem: blogrelacoes.com.br
3

Há quem diga que o baile de debutante de uma garota é como se fosse seu primeiro casamento, pois as semelhanças são várias: tudo é preparado com meses de antecedência, são enviados convites, a ordem dos acontecimentos são iguais, pode ou não haver missa, ela usa um vestido de cerimônia, os amigos e familiares estão presentes, existe um anel, é dançada uma valsa, existe um bolo, etc.

Imagem: rj.gov.br
4

Por esta razão é habitual que, um pouco por todo o mundo, famílias de aniversariantes de 15 anos preparem o evento com todo o cuidado e de forma a fazer com que ele fique na memória de todos os convidados! Para isso não se olha a despesas, pois é um acontecimento especial e único que, geralmente, é realizado de acordo com uma temática à escolha.

Imagem: mulherbeleza.com.br
5

Existe um conjunto de tradições no desenrolar da festa: em primeiro lugar a garota chega de cavalo, carro antigo ou carruagem, com um vestido meio infantil, em seguida é apresentada aos convidados, há uma homenagem aos familiares, existe a apresentação de um anel, a troca de sapatos realizada pelo pai e que simboliza que ela agora pode caminhar pelo próprio pé, a dança da valsa novamente com o pai e, à meia noite, a troca do seu traje por um vestido de gala mais adulto.

Imagem: riocordas.com.br
6

Os bailes de debutante podem ser realizados em grupo juntamente com outras meninas debutantes e não necessariamente no seu dia de aniversário, ou individualmente, que será algo mais personalizado e marcante para a garota.

Imagem: silviozekatraca.blogspot.pt
7

Atualmente, devido às grandes alterações na sociedade e formas como a garota de 15 anos é vista, algumas pessoas podem achar a celebração meio cafona. No entanto não há que negar que, independentemente do objetivo, é um acontecimento de celebração admirável e, se você pretende saber como organizar uma festa de debutante, consulte esse nosso artigo!

Imagem: prestigiodj.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um baile de debutante, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.