O que é Domingo de Ramos

O que é Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos é uma importante celebração marcada no calendário litúrgico não só da Igreja Católica, mas também de outros ramos do cristianismo, como o ortodoxo. É uma data de especial relevância para os crentes, pois marca o início da Semana Santa, que comemora a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Começa, assim, um período fundamental para todos os fiéis, etapa que se prolonga no tempo até o domingo seguinte, o Domingo de Páscoa.

O Domingo de Ramos é uma festa que se acompanha de várias tradições, muito semelhantes nos diversos países católicos, pois todas convidam à celebração da Páscoa. Se você quer saber mais sobre o que é Domingo de Ramos, neste artigo do umCOMO, vamos te dar todos os detalhes.

Origem do Domingo de Ramos e quando é

A origem do Domingo de Ramos deriva da narrativa bíblica e acredita-se que já no século IV o dia da entrada de Jesus em Jerusalém foi lembrado com procissões e diferentes atos. Também nos escritos de San Isidoro de Sevilla (século VII), esse dia começou a ser chamado Domingo de Ramos.

Por outro lado, o Domingo de Ramos encerra a Quaresma e é o dia que comemora a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém em meio às aclamações de seus habitantes que, segundo os Evangelhos de São Marcos e São Mateus, o receberam aclamando-o como o esperado Messias e exclamando 'Bendito aquele que vem em nome do Senhor!'

Os Evangelhos narram que Jesus entrou na cidade montado em um jumento, e que a multidão, na qual havia muitos judeus que vieram à cidade para celebrar a Páscoa, cientes de seus ensinamentos e milagres, foram ao seu encontro, recebendo-o com ramos de oliveiras e palmeiras, com as quais também cobriram o caminho ao Jesus passar.

Quando é Domingo de Ramos

Para saber quando é o Domingo de Ramos, é preciso saber quando cai a Semana Santa todos os anos, algo que sempre acontece em março ou abril. A data exata é variável, pois depende do calendário lunar. Nesse sentido, o Domingo de Ramos é o dia que marca o fim da Quaresma e o início da Semana da Paixão e neste 2022 é 10 de abril.

Por que é celebrado o Domingo de Ramos?

O significado do Domingo de Ramos é muito profundo para os cristãos. Por um lado, celebra-se a entrada triunfal de Jesus, mostrando a sua grandeza, algo que implica imensa alegria pela sua chegada, mas por outro, é o momento em que começa o caminho de Jesus ao calvário e à morte, até à chegada do domingo seguinte, o da ressurreição.

O Domingo de Ramos é celebrado porque é o momento de alegria antes de começar a chamada "Semana Maior" e os momentos de reflexão e arrependimento que isso implica segundo os ensinamentos da Igreja.

Como é celebrado o Domingo de Ramos?

Embora os cristãos de cada país celebrem o Domingo de Ramos com pequenas nuances, adaptando a celebração às suas próprias tradições, em muitas cidades, esse dia ou no sábado anterior, Jesus percorre as ruas em procissão no jumentinho com o qual entrou como Messias e rei em Jerusalém.

No domingo, muitas pessoas saem em procissão carregando folhas de palmeira e oliveira até chegar à igreja, onde acontece a Eucaristia do Domingo de Ramos. Nesta alegre procissão de palmeiras não faltam crianças e, uma vez na igreja, antes da missa, o padre passa a abençoar os ramos. Alguns retornam a quem os carregou até a igreja e outros permanecem no altar como uma oferta abençoada.

A título de curiosidade, alguns deles serão queimados no fim da Semana Santa e suas cinzas serão guardadas para serem utilizadas na Quarta-feira de Cinzas do ano seguinte, data que, novamente, iniciará a Quaresma. Na missa pode ser lido tanto os trechos evangélicos que evocam a entrada de Jesus em Jerusalém como os que comemoram a Paixão que já está muito próxima.

O Domingo de Ramos é um feriado que se desfruta em família e em que também são frequentes os momentos de oração em comunidade. Além disso, no início da Semana Santa, em muitos lugares é tradição celebrar uma refeição tradicional, na qual não podem faltar doces tradicionais como rabanada ou pestiños.

Agora que você sabe o que é comemorado no Domingo de Ramos, você pode estar interessado em saber mais sobre este grande feriado cristão em nossos posts Como a Páscoa é comemorada no Brasil e Por que não se come carne na Semana Santa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Domingo de Ramos, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.