O direito a greve

Dia 8 de março é feriado nacional?

 
Letícia Lima
Por Letícia Lima. Atualizado: 24 dezembro 2020
Dia 8 de março é feriado nacional?
Imagem: g1.com.br

O Dia Internacional da Mulher é uma data celebrada em todo o mundo no dia 8 de março, e tem como função fazer países, organizações e indivíduos refletirem sobre a desigualdade de gênero e os direitos das mulheres. Infelizmente, o simples fato de ter nascido mulher implica em diversas privações e violência. Por isso, é muito importante ter uma data especial para trazer visibilidade para a causa da desigualdade de gênero e também sobre a violência contra a mulher. Mas afinal, dia 8 de março é feriado nacional? Essa e outras informações sobre o Dia Internacional da Mulher serão respondidas no umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como se pagam os feriados

Índice

  1. Dia Internacional da Mulher é feriado?
  2. Dia Internacional das Mulheres - história
  3. Ideias para 8 de março na escola

Dia Internacional da Mulher é feriado?

Apesar de ser uma data comemorativa, o dia 8 de março não é considerado um feriado no Brasil. No entanto, isso não impede que diversas mulheres, sejam elas de coletivos feministas ou não, se reúnam em marchas para chamar atenção acerca do machismo, do assédio, da desigualdade de salários, entre tantos outros temas que afetam diretamente a população feminina. Isso está diretamente ligado a misoginia - confira nosso artigo sobre o tema.

Segundo dados do IBGE publicados pelo G1 em 2017[1], a média salarial de um homem brasileiro é de R$2251, enquanto a das mulheres é de R$1762. Além disso, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública publicados pelo Estadão em 2017[2], ocorreu um estupro a cada 11 minutos no ano de 2015 no Brasil. A violência doméstica é também uma realidade em nosso país. Confira o artigo de umCOMO sobre como denunciar violência doméstica pela internet.

Ou seja, apesar de não ser feriado, o Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante para discutirmos sobre a sociedade que queremos para as próximas gerações.

Dia 8 de março é feriado nacional? - Dia Internacional da Mulher é feriado?
Imagem: folhaz.com.br

Dia Internacional das Mulheres - história

A escolha do dia 8 de março para as comemorações do dia internacional da mulher têm várias justificativas. Uma delas, segundo Lúcia Avelar (cientista política e professora da Universidade de Brasília), em entrevista ao portal AzMina[3], tem a ver com o incêndio em uma fábrica em Nova York durante a greve de operárias da indústria têxtil, em 8 de março de 1857. Este é o massacre do 8 de março.

Por outro lado, Eva Blay, socióloga e professora da Universidade de São Paulo, também em entrevista ao portal AzMina, acredita que a criação do Dia Internacional da Mulher é de responsabilidade da militante comunista alemã Clara Zetkin, que em 1910 propôs a criação da data. Em 8 de março de 1917, operárias russas entraram em greve - outro motivo que faz o 8 de Março ser tão especial.

No entanto, o Dia Internacional da Mulher só passou a ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas em 8 de março de 1977[4], quando de fato foi declarado como dia internacional da mulher. Trata-se de uma conquista relativamente recente, e cada vez mais é preciso reconhecer o 8 de Março como uma data de luta e de reivindicação de direitos.

Dia Internacional do Homem

Há duas datas para comemoração do Dia Internacional do Homem, ainda sem consenso: alguns afirmam ser no dia 15 de julho, outros no dia 19 de novembro. Esta data tem como principal função estimular entre os homens o cuidado com a própria saúde[5] e a construir noções menos tóxicas de masculinidade - afinal, não é preciso ser "machão" para ser homem.

Inspire-se: 6 melhores ideias de lembrancinhas para o Dia da Mulher

Dia 8 de março é feriado nacional? - Dia Internacional das Mulheres - história
Imagem: history.com

Ideias para 8 de março na escola

Existem várias formas de trabalhar o Dia Internacional da Mulher no colégio, um importante espaço para trazer a tona discussões importantes para a sociedade. As atividades devem ser adaptadas conforme a faixa etária e o ciclo escolar dos alunos. Confira algumas sugestões:

  • Peça aos alunos para apresentarem trabalhos sobre alguma mulher importante da história;
  • Organize um mural colaborativo com personagens femininas fortes e que possam trazer inspiração aos alunos;
  • Convide alguma militante do movimento feminista ou alguma mulher importante na cidade/comunidade para dar uma palestra sobre a importância do Dia Internacional da Mulher;
  • Peça para os alunos escreverem uma carta para a mulher que eles mais admiram;
  • Dê espaço para as alunas - peça para que elas falem de situações em que se sentiram prejudicadas ou injustiçadas por serem mulheres.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dia 8 de março é feriado nacional?, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Referências
  1. https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/mulheres-ganham-menos-do-que-os-homens-em-todos-os-cargos-diz-pesquisa.ghtml
  2. https://emais.estadao.com.br/blogs/nana-soares/em-numeros-a-violencia-contra-a-mulher-brasileira/
  3. https://azmina.com.br/reportagens/esqueca-o-incendio-na-fabrica-esta-e-a-verdadeira-historia-do-8-de-marco/
  4. http://www.cartaeducacao.com.br/carta-explica/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher/
  5. https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=3070:dia-internacional-do-homem&Itemid=499
Bibliografia
  • https://blog.estantemagica.com.br/dia-internacional-da-mulher-na-escola/
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: g1.com.br
Imagem: folhaz.com.br
Imagem: history.com
1 de 3
Dia 8 de março é feriado nacional?