Partilhar

Como surgiu o Dia dos Namorados

Como surgiu o Dia dos Namorados

A cada ano, no dia 12 de junho, no Brasil, o Dia dos Namorados mobiliza casais de todas as idades para demonstrações de amor e afeto com seus pares amorosos. Qualquer um que queira participar dessa data sabe que o mais importante é demonstrar o seu amor para o seu respectivo par. O que nem todos sabem é a origem dessa data que já é tão popular. Para matar essa curiosidade, o umCOMO foi atrás de informações e reuniu todas elas aqui para responder como surgiu o Dia dos Namorados.

A origem do Dia dos Namorados

Existem diferentes versões sobre a origem do Dia dos Namorados, mas todas contam a mesma história e dizem a mesma coisa: para entender a origem do Dia dos Namorado é preciso estar por dentro da cultura e história de São Valentim, ou Valentine's Day, como é celebrado nos Estados Unidos e na Europa.

São Valentim e Valentine's Day

O dia 14 de fevereiro é conhecido em diferentes países como o dia em que os casais demonstram seu amor aos seus pares com declarações, presentes e surpresas. Nos países de língua inglesa a data é conhecida como Valentine's Day, em Porugal, Dia de São Valentim e nos outros que também celebram, com suas respectivas traduções.

Diz a lenda que tudo começou no século II, quando Valentim, um bispo da Igreja Católica desobedeceu as ordens do imperados Cláudio II, que havia proibido celebrações de casamento. Pois, de acordo com ele, os soldados solteiros lutavam melhor. O bispo não concordou com essa proibição e continuou celebrando casamentos sem se importar com as consequências.

Mas um dia ele foi descoberto e então preso e condenado à morte. Enquanto encarcerado, dizem algumas versões da história, que o padre se apaixonou pela filha de um carcereiro e devolveu-lhe a visão.

Antes de ser executado Valentim deixou uma carta para sua amada com sua assinatura no final: "Seu Valentim". Essa assinatura é umas referências para a celebração da data atual dos apaixonados, que é comemorada no dia 14 de fevereiro, suposta data da morte do padre Valentim.

Outra teoria ou coincidência que é menos comentada mas também é citada quando o assunto é a origem do Valentine's Day é o fato de que o dia 14 de fevereiro é o primeiro dia da temporada de acasalamento dos pássaros no norte.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra - Dia dos Namorados nos Estados Unidos: como é comemorado?

Como surgiu o Dia dos Namorados -  A origem do Dia dos Namorados

Como surgiu o Dia dos Namorados no Brasil

Apesar de toda a tradição atrelada a São Valentim e sua data no hemisfério norte, a moda não pegou por aqui tão cedo. Até então era pouco comum celebrar o Dia de São Valentim.

O que aconteceu foi que em 1949, segundo a lenda urbana, o publicitário João Doria (pai de João Doria Junior, prefeito de São Paulo que assumiu a gestão da cidade em 2017) chegou do exterior inspirado com o que viu por lá no dia de São Valentim e teve essa ideia como uma tentativa de movimentar o comércio nessa época do ano, já que era um período conhecida por baixa movimentação.

Para dar algum sentido, elegeu-se 12 de junho, a véspera do Dia de Santo Antônio (13 de junho), conhecido por ser o santo casamenteiro. A partir daí, passou-se a incentivar a troca de presentes entre casais e apaixonados. Aparentemente, a estratégia foi um sucesso e a data desde então faz a alegria dos apaixonados e dos comerciantes - já que o Dia dos Namorados é a terceira data comemorativa que mais movimenta o comércio brasileiro.

Desde então, para os apaixonados a data é conhecida como o dia para homenagens, declarações e demonstrações de amor e para os comerciantes é tempo de pensar em estratégias para aquecer ainda mais a economia e os corações dos apaixonados que querem presentear os amados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como surgiu o Dia dos Namorados, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Como surgiu o Dia dos Namorados

Como surgiu o Dia dos Namorados
1 de 2
Como surgiu o Dia dos Namorados

Voltar ao topo da página