Partilhar

Como surgiu o Dia das Mães

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 11 abril 2017
Como surgiu o Dia das Mães

Já se perguntou como surgiu o Dia das Mães? A data que celebra a maternidade é celebrada em mais de 40 países por todo o mundo no segundo domingo do mês de Maio. A celebração vida homenagear todas as mães que lutam pela felicidade de seus filhos, oferecendo o seu amor incondicional durante toda a sua vida. A data já é sinônimo de afeto, consideração e carinho pelas progenitoras que, para felicidade do comércio, costumam receber um presente dos filhos. A celebração mundial do Dia das Mães é uma data de grande importância para a cultura ocidental, reforçando os laços familiares e o respeito pela maternidade. Se gostaria de saber como surgiu o Dia das Mães, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: 10 presentes criativos para o Dia das Mães
Passos a seguir:
1

Os primeiros relatos de festividades e rituais associados à maternidade, envolvendo geralmente figuras mitológicas maternas e ligadas à fertilidade, datam da Idade Antiga.

A figura da Mãe teve também várias referências na Idade Média, em particular no simbolismo judaico e cristão em que Eva e Maria a representavam.

2

No entanto, a primeira sugestão de celebração da maternidade surgiu em 1872, quando Júlia Ward Howe (escritora de Boston, Estados Unidos) organiza um encontro de mães dedicado à paz.

Como surgiu o Dia das Mães - Passo 2
3

A ideia de consagrar uma data para homenagear as mães partiu da filha de um Pastor Evangélico de Grafton chamada Anna Marie Reeves Jarvis.

A sua mãe organizou trabalhos de campo em West Virginia feitos por mães, de forma a melhorar as condições de saúde pública e sanitárias da região antes da Guerra Civil. Durante a guerra, a mãe de Anna juntou.se a uma organização neutra que socorria soldados necessitados nas frentes de combate.

A mãe de Anna Jarvis sonhava, por isso, em criar um dia especial para prestar homenagem a todas as mamães. Pediu, então, a Anna que prometesse realizar esse sonho e criar a celebração.

A mãe de Anna faleceu em maio de 1905 e, dois anos depois, Anna Jarvis e as suas amigas fizeram uma comemoração festiva em sua memória.

Como surgiu o Dia das Mães - Passo 3
4

No ano seguinte, Anna pediu que fosse celebrado um culto festivo na Igreja da sua mãe, a Igreja Metodista de Andrews, em homenagem a todas as mães. Foi nesse momento que se realizou a primeira comemoração do Dia das Mães em público.

Anna Jarvis doou 500 cravos brancos para que fossem distribuídos por todos, oferecidos em dobro às mães, sendo a flor o símbolo da maternidade. A brancura dos pravos simbolizava amor, pureza, caridade, beleza e fidelidade. Nos anos seguintes, Anna enviou mais de 10 000 cravos brancos para a Igreja.

O seu desejo era que a festa chegasse a todas as mães do mundo e, que nesse dia, as crianças prestassem homenagem às suas mães. Isso iria fortalecer o respeito pelos pais e fomentar os laços familiares.

Como surgiu o Dia das Mães - Passo 4
5

A 26 de Abril de 1910, o Governador de West Virginia Wiliiam E. Glasscock incorpora o Dia das Mães no calendário de festividades do seu estado, criando a primeira celebração oficial. No ano seguinte, outros estados americanos seguiram o exemplo e adotaram a comemoração.

Como surgiu o Dia das Mães - Passo 5
6

Em 1914, Anna Jarvis sugere que a celebração seja unificada em todos os estados, criando o Dia Nacional das Mães e o Presidente Woodrow Wilson aceita a proposta. Ficou, então, definido que o Dia Nacional das Mães seria celebrado no segundo domingo do mês de maio. Num curto período de tempo, mais de 40 países incorporaram a celebração em seus calendários.

Como surgiu o Dia das Mães - Passo 6
7

No Brasil, o Dia das Mães foi introduzido pelo Secretário da Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, Frank Long, a 12 de maio de 1918.

Em 1932, O Presidente Getúlio Vargas declara o segundo domingo de maio um novo feriado nacional em honra à maternidade.

Como surgiu o Dia das Mães - Passo 7
8

Anna Jarvis faleceu em 1948 com 84 anos. Apesar de nunca ter sido mãe, todos os anos recebeu cartões comemorativos do feriado que criou em todo o mundo.

Como surgiu o Dia das Mães - Passo 8
9

Agora que já sabe como surgiu o Dia das Mães, confira esses artigos sobre outras celebrações importantes:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como surgiu o Dia das Mães, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Como surgiu o Dia das Mães

Como surgiu o Dia das Mães
1 de 8
Como surgiu o Dia das Mães

Voltar ao topo da página