Como se deve vestir o padrinho de um casamento

Como se deve vestir o padrinho de um casamento
Imagem: eleganciadospuntocero.com

Junto aos noivos, um dos principais protagonistas de toda a união matrimonial é o padrinho de casamento. Ele será o responsável, entre outras coisas, de acompanhar a noiva até ao altar, guardar as alianças do casal até que chegue o casamento e ajudar o noivo em tudo o que ele precisar durante o processo dos preparativos. Caso lhe tenham encomendado esta tarefa e você tenha dúvidas quanto ao vestuário para o grande dia, neste artigo de umComo.com.br contamos a você em detalhe como se deve vestir o padrinho de um casamento.

Passos a seguir:
1

Se seguirmos o que diz o protocolo em casamentos, escolher a roupa do padrinho não é nada complicado. Ao ser a figura masculina mais importante depois do noivo, o padrinho de casamento deve vestir-se conforme o estilo do noivo, seguindo estritamente as regras de etiqueta que este tenha escolhido para sua união matrimonial. Por isso, antes de se apressar a comprar o terno, você deve esperar que o noivo tenha selecionado seu vestuário completo para ver que tipo de terno e estilo você terá de vestir.

2

Assim sendo, o padrinho só usará um fraque, peça clássica de cerimônia, caso o noivo uso um em seu casamento, já que nenhum convidado, inclusive o padrinho, deve vestir-se mais formal e elegante que o grande protagonista da união. O fraque é um terno muito sofisticado e ideal para ser usado nas cerimônias religiosas de manhã e meia tarde; compõe-se de casaco ou jaqueta, colete e calça.

Agora, se for uma cerimônia civil ou simplesmente o noivo se sentir mais cômodo com um terno clássico, o padrinho também deverá ter um terno com este corte. Lembre-se que noivo e padrinho devem ir com o mesmo código de etiqueta.

Imagem: adannovios.com
3

Normalmente, a cor do terno do padrinho de casamento costuma ser da mesma cor da faixa do terno do noivo, evitando em qualquer caso os ternos brancos ou em tons muito claros como bejes, cremes, etc. Estes ficam delegados exclusivamente aos noivos ou para cerimônias na praia, segundo pedido expresso do casal.

4

Ainda que o terno do padrinho de casamento deva estar de acordo com o do noivo, ele deve marcar a diferença nos complementos e detalhes. Assim, por exemplo, caso use fraque, são preferíveis os coletes em tons clássicos como preto, cinza escuro, cinza inglês, azul-marinho, etc. em vez dos estampados, prateados ou tons mais chamativos que são mais adequados para o noivo. Os coletes nestes tons clássicos combinados com uma bonita camisa branca são um escolha acertada.

5

A gravata é um complemento chave em qualquer traje masculino para casamento. O melhor é escolher a gravata em função do estilo do terno e da camisa que vai usar para que tudo combine com perfeição. Aconselhamos você a escolher a gravata na cor que mais gostar, mas evitando a todo o momento que seja do mesmo tom ou apresente a mesma forma que a do noivo.

6

Por último, o padrinho de casamento pode completar sua roupa com uns clássicos sapatos de cadarços. O preto é sempre a melhor opção para o calçado masculino para casamentos, mas você também pode optar por um em tons marrons se o terno não for muito escuro. Descarte os modelos chamativos demais ou com formas estridentes; sapatos estilo oxford, por exemplo, são uma magnífica opção para ficar perfeito e impecável.

Imagem: blogs.cincodias.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se deve vestir o padrinho de um casamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.