Como se comemora o Natal na Espanha

Como se comemora o Natal na Espanha
Imagem: Google Images

O Natal é uma festa tradicional que na Espanha se comemora de forma alegre e feliz acompanhados dos entes queridos e dos melhores amigos. São dias de feriado nacional nos quais cada comunidade autônoma tem seus costumes para desfrutá-los ao máximo. Mas, no geral, todos os espanhóis se vestem de gala para festejar o Natal, compram presentes, enfeitam as casas, fazem festas, comem os melhores pratos e fazem pedidos de paz e prosperidade para o Ano Novo. São datas adoráveis que você não pode perder, por isso em umComo.com.br explicamos como se comemora o Natal na Espanha.

Passos a seguir:
1

Para comemorar o Natal, os espanhóis em geral enfeitam suas casas com uma série de objetos típicos que enchem de cor e alegria o lar, além de comemorar o nascimento de Deus. Entre eles destacam-se o portal de Belém no presépio e a árvore de Natal com as guirlandas, estrelas de Belém, bolas de cores e vasos típicos da época.

2

A Noite de Natal é comemorada no dia 24 de dezembro, mesmo que não seja igualmente tradicional em todas as comunidades autônomas. Na noite do dia 24 reúnem-se famílias inteiras para jantar, normalmente na casa de algum dos familiares. O jantar típico é o peru recheado, mas diversificou-se muito e hoje os pratos são muito variados, a depender dos gostos e das preferências. A seguir, brinda-se com champanhe ou cava (espumante) e come-se os doces típicos do Natal, acompanhados das cantigas entoadas por todos. Usa-se o pandeiro, a zabumba e instrumentos natalinos para acompanhar o cântico. Às 12 da noite, celebra-se nas igrejas a "Missa do galo", especial para a festividade em representação do nascimento de Deus.

Em algumas regiões, como é o caso da Catalunha, durante esta noite organiza-se o Caga Tió ou Tió de Natal. O Tió é um pequeno tronco de madeira que aparece semanas antes do Natal e as crianças devem alimentar para que nesta noite, ao bater com uma bengala enquanto se canta a canção do Tió, ele "cague" presentes e doces.

3

No dia 25 de dezembro é Natal, um dia muito especial que também se celebra junto à família. A celebração desta data é a mesma que a da noite anterior: reunião, comida, canto e felicidade para todos. Algumas famílias espanholas estão começando a celebrar a chegada de Papai Noel ou Santa Claus, de modo que ao acordar em 25 de dezembro encontrarão todos os membros um obséquio junto à lareira ou debaixo da árvore.

Há certas comunidades autônomas da Espanha que, como no dia 25 de dezembro, comemoram o 26, dia de Santo Estevão. Trata-se também de uma comemoração familiar na qual são aproveitadas as sobras das comidas anteriores, por exemplo preparando canelones com o que sobrou da sopa ou cozido.

4

No dia 31 de dezembro, os espanhóis celebram o Fim do Ano , a última noite do ano, com alegria e muita festa, como dia especial também do período de Natal. Costuma ser um dia mais aberto no qual as reuniões são com familiares e/ou amigos. É tradicional essa noite vestir roupa interior na cor vermelha, para atrair a sorte.

Janta-se em casa ou em um restaurante, espera-se, e faltando um minuto para as 12 horas a televisão retransmite as badaladas (as oficiais da Porta do Sol em Madri) e acompanha-se cada uma destas comendo uma uva da sorte. Ao finalizar, todos brindam com champanhe e são feitos os pedidos, bem como se cumprimenta pelo ano novo todos os seres queridos. Essa noite é especial, uma noite de diversão e farra para todas as idades.

5

O dia 1º de janeiro é um feriado nacional, Ano Novo, no qual absolutamente nada está aberto, as ruas estão desertas porque a maioria das pessoas dorme após a noite anterior de festa. É o primeiro dia do ano e muitos concertos de ano novo são organizados para os interessados, em todos os cantos da Espanha. Muitas famílias voltam a se reunir neste dia para comer juntos e comemorar no primeiro dia do ano, e que as festas do Natal continuam.

6

A noite de 5 de janeiro é muito especial para os mais pequenos. Nessa noite os Reis Magos visitam todas as crianças da Espanha depois de terem recebido a carta que elas enviaram pedindo-lhes presentes. Nessa tarde, na maioria dos povoados e das cidades, a cavalgada dos Reis Magos enche as ruas de alegria, doces e presentes para todos.

Ao acordar, Belchior, Gaspar e Baltazar, terão tornado realidade os sonhos dos melhores e aos piores e mal comportados, serão presenteados com carvão. É típico desse dia comer a rosca de reis, um doce de padaria recheado com creme, marzipã... que contém surpresas: quem tirar a figura do rei, será coroado enquanto quem encontrar a fava deverá pagar o rosca (parecido ao bolo rei português).

7

No dia 6 de janeiro, as crianças brincam felizes com seus presentes de Reis antes de começar de novo a escola. Se algum membro da família costuma presentear outros, é dia típico para visitar as casas dos familiares e buscar os presentes. E este é o último dia das festas do Natal na Espanha.

Leia também: Como se comemora o Natal nos Estados Unidos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se comemora o Natal na Espanha, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Conselhos
  • Não preparar muita comida, já que sempre sobra.
  • Realizar as compra antecipadamente para que os preços sejam mais acessíveis para todos.
  • Não se deixar levar pelo consumismo e comprar apenas o necessário.
  • Alternar nos dias feriados e os que não o são com refeições mais rápidas.