Carnaval

Como se comemora o carnaval no Rio de Janeiro

Como se comemora o carnaval no Rio de Janeiro

De todos os carnavais do mundo, o do Rio de Janeiro é talvez o mais espetacular e numeroso de todos. É uma data realmente interessante para viajar e introduzirmo-nos em uma das festas mais divertidas que podemos imaginar. Em umComo.com.br explicamos-lhe como se comemora o carnaval no Rio de Janeiro.

Passos a seguir:

1

O carnaval do Rio de Janeiro celebra-se desde 1732. Não obstante, a ideia chegou já em 1720 com os imigrantes portugueses. Parece que a sua criação estaria inspirada em tradições católicas, embora também se acredite que a sua origem seja pagã. O acontecimento tem lugar quarenta dias antes da Páscoa.

2

Da celebração do carnaval do Rio destaca-se o desfile das escolas de samba. Todas elas se preparam durante o ano para desfilar dançando e obter assim o título de campeãs. Para poder participar será necessário estar inscrito na Associação das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.

Como se comemora o carnaval no Rio de Janeiro - Passo 2
Imagem: elheraldo.hn
3

No carnaval do Rio de Janeiro costumam participar umas 5.000 pessoas por escola, contando também com várias participações de personagens do espetáculo. Pelo que podemos ter uma ideia da magnitude do evento e do ambiente festivo que se respira.

4

Estes desfiles realizam-se no Sambódromo, um lugar construído para as festas mais importantes do Rio de Janeiro. Conta com uma capacidade para 50 mil pessoas e é precisamente ali onde competem as 14 escolas de samba concorrentes.

5

As escolas escolhem um tema especial todos os anos e decoram-no com um espetáculo realmente impressionante. Estes espetáculos podem contar com animadores, pois o certo é que a finalidade é que todo o mundo acabe por se levantar e dançar.

6

No Carnaval do Rio de Janeiro incluem-se fatos cheios de cor, carros e carruagens. Entre elas destaca-se a primeira, o Carro Abre Alas, com as melhores bailarinas de samba.

Como se comemora o carnaval no Rio de Janeiro - Passo 6
Imagem: turismobr.com
7

Note-se que ao longo dos dias que dura a celebração, também se celebram bailes em todos os bairros, assim como outros atos como a eleição do Rei Momo e da Rainha. Além disso, qualquer um pode se fantasiar e passar um momento cheio de risos e diversão.

Sugestão: Como visitar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se comemora o carnaval no Rio de Janeiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Larissa Gabriella
Amei
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Larissa! Que bom saber isso! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
Imagem: elheraldo.hn
Imagem: turismobr.com
1 de 3
Como se comemora o carnaval no Rio de Janeiro