Partilhar

Como se celebra o natal no Japão

Como se celebra o natal no Japão

Para os países maioritariamente católicos, o natal é sem dúvida o acontecimento mais importante do ano. Nele celebramos o nascimento de Jesus num ambiente de alegria que começa várias semanas antes do 25 de Dezembro, e culmina com a chegada dos Reis Magos a 7 de Janeiro. Mas, claro que no mundo nem todas as nações podem contar com as mesmas tradições, por isso quando o natal se aproxima costumamos perguntarmo-nos como o passarão países de culturas diferentes que se encontram tão longe de nós. Se algumas vez se perguntou como se celebra o natal no Japão, em umComo.com.br explicamos-lhe.

Também lhe pode interessar: Como se celebra o natal na China
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que devemos recordar é que o Japão não é um país popularmente cristão, nesta nação apenas há uma pequena maioria que segue esta religião, por isso ao contrário de outros países, nesta nação do oriente o 25 de Dezembro não é feriado, apenas um dia normal de trabalho.

2

No entanto, depois da Segunda Guerra Mundial esta festa tão popular em todo o mundo, chegou também ao Japão, mas com um toque diferente. As famílias católicas celebram-no da mesma forma, reunidos comendo bolos de natal típicos da zona e jantando juntos em família. Partilhar presentes também faz parte da tradição, embora as crianças em vez de escreverem a sua carta aos reis preferem escrever ao barbudo do Papai Noel.

3

Mas já sabemos que as famílias católicas são poucas, então há natal para o resto dos japoneses? A resposta é sim, mas com um toque diferente.

4

Para começar e como acontece neste lado do mundo os centros comerciais, especialmente os mais turísticos, decoram-se de natal com a árvore, as luzes e todo o ambiente típico da época. Embora algumas ruas também se decorem, deve saber que não se respira o mesmo ambiente que nos países em que o natal é a festa principal.

5

No Japão o natal é uma festa puramente comercial, como o São Valentim ou qualquer outra, algumas pessoas que não podem evitar de se sentir contagiadas trocam presentes, no entanto trata-se de algo banal, uma razão mais para se divertirem sem um fundamento importante, excepto para as poucas famílias católicas.

6

As pessoas mais jovens e modernas costumam sair, reunir-se com os amigos ou em família e celebrar, comer, beber e talvez trocar algum presente. É mais uma ocasião para se divertirem.

7

O significado do natal no Japão é muito diferente do que temos nos países com maioria católica, no entanto pode-se respirar o ambiente de festa e diversão que tanto caracteriza esta época.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se celebra o natal no Japão, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Como se celebra o natal no Japão

1 comentário
Antônio
Só uma observação, como católico que eu sou, família católica não mais sim família cristã, porque nem todo Mundo ou país é de católicos. Como os Estados Unidos que são protestantes (evangélicos), tem os espíritas, macumbeiros e etc. Tem várias designações cristã.

Como se celebra o natal no Japão
Como se celebra o natal no Japão

Voltar ao topo da página