Outros Fim de ano

Como revelar amigo secreto de forma engraçada

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 25 novembro 2019
Como revelar amigo secreto de forma engraçada

A brincadeira do "amigo secreto", também chamado de "amigo oculto" é uma tradição entre muitas famílias, grupos de amigos e empresas, principalmente às vésperas do Natal e próximo de outras datas comemorativas do ano como durante a Páscoa, data na qual é comum fazermos o amigo chocolate. A brincadeira é tão conhecida que a cada ano vão surgindo criativas e divertidas variações de como revelar o amigo secreto de forma engraçada, dando uma graça a mais na hora de revelação. Neste artigo do umCOMO damos dicas para impressionar os colegas na hora de acabar com o mistério, arrancar risadas do grupo inteiro e entregar o presente da maneira mais humorada possível.

Também lhe pode interessar: As melhores frases de fim de ano

Índice

  1. Como revelar amigo secreto de forma divertida
  2. Como revelar o amigo secreto engraçado
  3. 10 brincadeiras para revelar o amigo secreto
  4. Frases engraçadas para revelar amigo secreto
  5. Ideias de presentes para amigo secreto
  6. Presentes criativos para amigo secreto
  7. Mensagem para amigo secreto

Como revelar amigo secreto de forma divertida

Quem já brincou de amigo oculto sabe que a parte mais legal do jogo é justamente o momento da revelação, que envolve mistério, 'declarações' e muito bom humor. Para que o momento da revelação realmente seja um sucesso, é imprescindível respeitar algumas regras básicas:

Não estrague a brincadeira

Por mais que a graça do “amigo secreto” seja justamente o mistério envolvido, muita gente acaba contando para outras pessoas que participaram do jogo quem é a sua vítima antes da hora certa. Isso pode acontecer por ansiedade de fazer com que seus amigos saibam quem foi tirado, por dúvidas na hora de escolher o presente caso a pessoa sorteada não seja muito próxima ou até porque a pessoa não aguenta de felicidade ao saber quem tirou.

Muita calma nessa hora! A melhor forma de revelar amigo secreto é sempre mantendo o segredo e contando apenas na hora e, se você estiver ansioso, lembre-se de que o momento chegará e que será muito mais divertido se for uma surpresa geral.

Se você quer muito contar para alguém ou pedir dicas de presente, conte antes para alguém que não tenha participado do jogo, assim, você não vai estragar o mistério da brincadeira para outra pessoa.

Mantenha o mistério

Mesmo que a hora da revelação esteja próxima, manter o mistério até chegar a sua vez é essencial e fará com que os outros se divirtam muito mais ao tentar acertar quem você tirou. Quando você ver o seu amigo secreto pela festa haja normalmente e disfarce a ansiedade.

Veja também: Como fazer a dinâmica do presente.

Como revelar amigo secreto de forma engraçada - Como revelar amigo secreto de forma divertida

Como revelar o amigo secreto engraçado

Para saber o que falar no amigo secreto é bom nos planejarmos antes e pensar em todas as possibilidades. Além de tornar a brincadeira mais legal, investir um tempo pensando nas melhores frases para amigo secreto pode te distrair e diminuir a ansiedade em contar para todo mundo. Veja algumas dicas para elaborar seu discurso:

  • Para revelar amigo secreto engraçado, uma vez na frente de todos para revelar o amigo oculto, é hora de ser criativo. Quando começar a falar, evite olhar somente para a pessoa que você sorteou, varie o olhar para outras pessoas, ou escolha um ponto fixo, assim fica mais difícil que os outros participantes adivinhem antes do momento que você queira.
  • A revelação de forma engraçada pode acontecer desde pela maneira como você fala da pessoa, descrevendo características muito marcantes e únicas dela, ou características que são totalmente opostas, fazendo uma boa imitação da voz, trejeitos e expressões do seu amigo secreto ou contando uma história engraçada que já aconteceu com essa pessoa. Vai de acordo com a intimidade e amizade entre vocês. Caso for uma pessoa com quem você tem intimidade, também é válido citar algum dos momentos engraçados que passaram juntos.
  • Quando acertarem quem é o seu amigo, ainda dá para fechar com chave de ouro entregando um presente falso, como por exemplo, objetos usados, uma coisa que você sabe que o seu amigo não gosto ou presentes que ninguém gostaria de ganhar. Depois que o seu amigo reagir e todos rirem, você entrega o presente verdadeiro e dá aquele abraço.

Leia também: Os melhores jogos de bebida - Drinking games.

10 brincadeiras para revelar o amigo secreto

Para saber o que dizer na hora de revelar o amigo secreto e ainda arrancar sorrisos de quem está participando, utilize algumas destas técnicas para revelar o amigo secreto de forma criativa:

1. Comece quebrando o gelo

Se você já quer que as suas primeiras frases arranquem umas risadas de todos aqueles que estão participando do amigo secreto, você pode começar quebrando o gelo com algumas brincadeirinhas do tipo:

  • Proponha virar um shot a cada palpite errado ou que o seu amigo secreto pague um drink a cada palpite certeiro;
  • Diga que a cada palpite errado sobre o seu amigo secreto você vai tirar uma peça de roupa;
  • Comece contando uma piada (Sugestão: As melhores piadas do mundo);

Vale dizer que essa sugestão apenas é válida em amigo secreto íntimo com amigos e que deve ser evitada caso a brincadeira seja da empresa onde você trabalha.

2. Características ao contrário

Geralmente, na hora de revelar o amigo secreto vamos descrevendo a pessoa que sorteamos por suas qualidades físicas e de personalidade, entretanto, existem outras opções de frases amigo secreto divertido que vão justamente pela lógica inversa. Ao invés de descrever o seu amigo oculto como ele realmente é, fale as características da pessoa ao contrário. Por exemplo, se é uma pessoa que adora comer chocolate, você pode dizer que essa pessoa odeia comer chocolate.

Caso opte pela descrição inversa, tente escolher características que todo mundo sabe sobre a pessoa em questão.

3. Ative o seu lado artístico

Quer algo mais especial e engraçado do que você compor uma obra para o seu amigo oculto:

  • Prepare uma poesia com rimas para revelar o seu amigo secreto;
  • Invente uma música com tudo aquilo que você quer falar sobre ele usando frases de amigo secreto;
  • Faça um desenho ao vivo do seu amigo secreto.

Você não precisa ter grandes talentos para escolher essa opção, aliás, fazer algo que não seja muito elaborado pode deixar a brincadeira ainda mais engraçada.

4. 'O diabo mora nos detalhes'

Para revelar o amigo secreto de forma engraçada, cite coisas que você observou sobre essa pessoa que pensa que nem ela mesmo sabe: gestos que ela faz quando está nervosa, por exemplo, palavras que costuma usar e outros pequenos detalhes que dizem muito.

Sugestão: Como fazer a brincadeira do amigo da onça.

5. Desperte o mímico em você

Ao invés de falar, faça uma apresentação de mímica para revelar o seu amigo secreto. Você pode imitar gestos que essa pessoa costuma fazer, humores que costuma ter ou descrever coisas que farão com que os outros participantes automaticamente relacionem com a pessoa sorteada.

6. Recordar é viver

Conte uma história muito engraçada e, até então, secreta que vocês passaram juntos sem revelar o nome da pessoa. A graça nesse caso, será que a pessoa sabe que você está falando dela mas o resto do grupo não.

Aí você se pergunta, mas como as pessoas saberão de quem se trata se não conhecem a história? Pois bem, a pessoa em questão começará a rir lembrando do que aconteceu e logo irá se denunciar, deixando óbvio de quem se trata.

7. Faça comparações

Use comparações engraçadas, como por exemplo: 'se essa pessoa fosse um .... ela seria um ... porque ...'

8. Diferentes maneiras de descrever

As possibilidades de descrição na hora de revelar o amigo oculto de forma engraçada só dependem sua criatividade. Você pode:

  • Descreva as redes sociais dessa pessoa, como ela se comporta virtualmente;
  • Descrever sem usar adjetivos;
  • Descrever só com onomatopeias.

9. O truque do presente falso

Como comentado anteriormente, sempre rende boas risadas pensar em um presente falso para entregar antes do verdadeiro. A graça está justamente em pensar naquela referência que fará o seu amigo oculto rir muito e os outros participantes também. O bom senso para não constranger ninguém continua acima de tudo.

Você pode escolher um presente falso mais geral, do tipo que pessoa nenhuma gostaria de ganhar, ou algo que seu amigo nunca gostaria de receber. Tente prestar atenção nas coisas que essa pessoa mais costuma reclamar como por exemplo uma banda famosa que ela odeia e dê um CD da banda em questão. Quanto mais específico for o presente, mais divertida será a brincadeira.

10. Embalagem surpresa

Outra ideia parecida com a do presente falso é o truque da embalagem que não tem nada a ver com o presente. Embrulhar um presente pequeno com várias caixas, por exemplo, usar uma caixa do celular de última geração ou uma caixa super grande para um objeto pequeno.

Se você tiver habilidades com artesanato, é possível fazer uma embalagem com um formato muito específico que não tenha nada a ver com o presente que contido.

Mais ideias em: 30 ideias geniais para brincar de amigo secreto diferente.

Frases engraçadas para revelar amigo secreto

As frases para amigo oculto são o segredo inicial para deixar a brincadeira mais divertida. Além de pensar em frases para revelar o amigo secreto, também é possível fazer piadas relacionadas com a brincadeira. Sempre dá para descontrair o ambiente com algumas frases engraçadas sobre amigo secreto que sempre fazem sucesso, basta usar a criatividade e a simpatia.

Veja abaixo amigo secreto frases:

  • Vamos brincar de amigo secreto? Deposite dinheiro na minha conta e não me avise que foi você.
  • Vamos brincar de amigo oculto? Você não aparece mais na minha vida.
  • Meu presente para você é um cinto. Sinto muito mas me esqueci de comprar.
  • Meu amigo secreto tem dois olhos, uma boca, um nariz e duas orelhas.
  • Meu amigo secreto não vai ganhar presente hoje porque eu me esqueci de comprar.
  • Já que o amigo era secreto, eu não olhei para saber quem era e não estragar a brincadeira.
  • Meu amigo secreto vai pagar a próxima rodada de bebidas para todos.
  • Meu amigo secreto falou que está afim de alguém nessa festa.
  • Meu amigo secreto não poderá ser revelado porque é secreto e assim a brincadeira perde a graça.

Leitura complementar: 50 frases de Natal engraçadas (e outras bem lindas)

Ideias de presentes para amigo secreto

Ok, agora você já sabe como revelar o amigo secreto de forma criativa, mas ainda não tem ideia de presentes para o seu amigo secreto? O umCOMO separou algumas sugestões:

Valor do presente do amigo secreto

Por norma, o sorteio do amigo secreto é feito com alguma antecedência em relação ao dia da troca de presentes, por isso relaxe e leve o seu tempo. Geralmente estipula-se um valor máximo para os presentes, ou seja, cada pessoa não poderá gastar mais de R$ 30, por exemplo. É importante respeitar este valor, caso contrário poderá ser mal entendido e o presenteado pode se sentir mal em relação aos outros.

Observe o seu amigo oculto antes de escolher o presente

Entre família, comprar um presente pode se tornar mais fácil, pois você conhece melhor as pessoas. Já no trabalho, pode acontecer você ter como amigo secreto alguém que você conhece muito pouco. Se for o caso, tente descobrir quais os seus interesses e hobbies, mas evite perguntar para outras pessoas, pois corre o risco de ser descoberto. Fique mais atento a essa pessoa e pesquise-a nas redes sociais, vai ver como é fácil acabar por descobrir algo sobre ela.

Presentes que devem ser evitados

O vale-presente deverá ser evitado pois pode parecer que você nem tirou um minuto do seu tempo pensando na pessoa e no que poderia ser um bom presente. Caso você não saiba o que dar para a pessoa que tirou, peça para que todos os participantes preencham uma lista com coisas que gostariam de ganhar respeitando o valor estipulado, assim, todos sairão felizes com algo que realmente gostará e que será útil.

As roupas íntimas, assim como outros tipos de roupa, também são presentes que devem ser evitados, já que são algo muito pessoal e você pode acabar errando tanto no gosto como no tamanho. Por isso, a não ser que você conheça realmente essa pessoa, não deverá optar por roupa como presente,a não ser que seja um amigo secreto temático.

Os perfumes e cosméticos também são outro dos itens bastante pessoais e que, por isso mesmo, devem ser evitados como presentes para o amigo secreto. Além de presente do tipo poderem não agradar, também podem causar alergias. A não ser que você saiba que a pessoa utilizada um determinado perfume ou creme e saiba que está acabando, é que poderá oferecer sem correr o risco de errar.

Veja também: Como fazer um Natal diferente - Ideias inspiradoras.

Presentes criativos para amigo secreto

Algumas sugestões dos melhores presentes criativos para amigo secreto são:

  • Vale massagem ou passeio por um dia;
  • Vale experiência, como fazer parapente ou canoagem por exemplo;
  • Uma cesta com itens natalinos.;
  • Uma agenda para o novo ano;
  • Uma caneca engraçada:
  • Um convite para um show ou teatro que saiba que a pessoa goste;
  • Vale de um café da manhã em um lugar incrível;
  • Uma garrada de vinho, caso a pessoa seja apreciadora de vinhos;
  • Um livro, mas certifique-se de oferecer um que saiba que é do gênero ou autor que a pessoa gosta;
  • Chinelos da marca Havaiana;
  • Porta-retratos com uma foto de vocês. Este presente só será válido se você já tiver uma grande conexão com a pessoa;
  • Um chaveiro;
  • Cofre divertido;
  • Kit de churrasco;
  • Kit de vinho;
  • Boné;
  • Assinatura de uma revista do seu interesse;
  • Cachecol, boné ou outro item do time de futebol preferido do seu amigo secreto;
  • Camiseta com estampa engraçada;
  • Gravata divertida;
  • Canivete suíço.;
  • Aparelhos tecnológicos, como baterias extra, capinhas descoladas, carregadores de celular, entre outros;
  • Organizadores de bijuteria ou maquiagem;
  • Necessaire;
  • Kits de esmaltes coloridos;
  • Um lenço ou chapéu bonito;
  • Maquiagem, que mulher não gosta! Mas atenção, certifique-se de saber qual marca ela usa e de que cores gosta mais. A dica para não errar é apostar em tons neutros, eles são sempre úteis;
  • Livro de receitas, caso ela goste de cozinhar;
  • Aromatizadores de ambiente;
  • Tapa olhos;
  • Porta copos;
  • Kit de banho;
  • Velas decorativas;
  • Bijuterias.

Veja mais ideias em: Como fazer presentes de Natal

Mensagem para amigo secreto

Brincadeiras à parte, é sempre bom colocar no presente comprado mensagem para amigo oculto que demonstrem o quanto você gosta da pessoa sorteada e desejando um bom Natal caso seja esse o motivo da comemoração.

Veja abaixo frases para amiga secreta e amigo secreto que deixarão o presenteado ainda mais feliz em ser presenteado por você:

  • O melhor dos presentes é a nossa amizade.
  • Com muito amor.
  • Espero que fique tão feliz em receber seu presente quanto fico em presentear-te.
  • Desejo-te toda a paz e alegria que a vida pode oferecer.
  • Que esse presente seja um símbolo do carinho e admiração que tenho por você.
  • O amor mora nas sutilezas.
  • Apenas não te dou tudo que merece pois você merece tudo de bom no mundo.

Após a mensagem, não se esqueça de assinar o bilhete ou cartão.

Leia também: Ideias baratas para um presente

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como revelar amigo secreto de forma engraçada, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Conselhos

  • Não seja aquela pessoa que perde o amigo mas não perde a piada. O bom senso é indispensável para que a brincadeira seja divertida para todos e não constranja ninguém.
  • Pense bem antes de expor situações engraçadas ou íntimas do seu amigo. Reflita se isso não pode envergonhá-lo demais ou colocá-lo em problemas com outras pessoas que estão presentes.
  • Coloque-se sempre no lugar da outra pessoa.

Vídeos relacionados com Como revelar amigo secreto de forma engraçada

1 de 3
Vídeos relacionados com Como revelar amigo secreto de forma engraçada
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Almeida Meque
Gosto e pretendo ser mais criativo, Aceitem os meus respeitos
1 de 2
Como revelar amigo secreto de forma engraçada