Como organizar uma festa junina

Como organizar uma festa junina
Imagem: buscawallpaper.com

No Brasil, o mês de Junho é marcado por fogueiras, bandeirinhas coloridas, danças e comida típica de cada região. São as chamadas festas juninas ou festas dos santos populares, uma festividade que foi trazida para o Brasil pelos portugueses, como uma homenagem a São João. Em Junho, comemoram-se os aniversários de três santos muito populares, o Santo António (no dia 13), o São João (no dia 24) e o São Pedro (no dia 29). As pessoas adoram organizar festas juninas, seja no trabalho, na escola ou por motivo de aniversário. O importante é que esta data do ano não passe despercebida e se junte a família e os amigos para comemorar. Se está a pensar em fazer uma festa junina, não perca este artigo de umComo.com.br em que lhe damos dicas para organizar uma festa junina fantástica.

Passos a seguir:
1

Convidados e convites. Comece por fazer uma lista de convidados para a sua festa junina. Defina se pretende fazer um almoço, jantar ou um lanche da parte da tarde. Faça um convite criativo, que contenha a data do evento, a hora, o local e se possível o mapa do local. Solicite também a confirmação de presença. Pode fazer o convite em papel ou então enviar por e-mail, muito mais fácil e econômico.

Imagem: fazendo-festa.net
2

Decoração. A decoração da festa junina tem que estar apropriada para a ocasião. Os elementos indispensáveis numa festa junina são bandeirinhas coloridas, toalhas de xadrez, balões, chapéus de palha espalhados pela casa, enfeitar a mesa com retalhos de juta e, claro que não pode faltar uma fogueira. Para saber mais sobre a decoração de uma festa junina consulte o nosso artigo.

Imagem: pinterest.com
3

Trajes. Algo que não pode faltar numa festa junina é um traje típico destas festas. As mulheres devem usar algum vestido estampado, fazer trancinhas no cabelo e colocar alguma maquiagem. Os homens devem usar uma calça remendada, uma camisa ao xadrez e um chapéu de palha. Lembre-se de indicar no convite que todos devem vir de caráter, será muito mais divertido.

Imagem: sempretops.com
4

Comida. Esta é a parte mais gostosa de toda a festa junina. Pode fazer um cardápio variado e pedir aos seus convidados para levarem algum prato típico, assim todos colaborarão para a festa e terá um cardápio mais variado. Alguns pratos doces que não podem faltar numa festa junina são canjica, pé de moleque, arroz doce, pipoca doce, curau de milho, cocada e bolo de fubá. Quanto aos pratos salgados não se esqueça de cachorro quente, caldo verde, cuscus, espetinho de churrasco, milho verde e pinhão. Para as bebidas certifique-se que tem quentão e vinho quente.

Imagem: pinterest.com
5

Brincadeiras. Organize um espaço da sua festa dedicado a brincadeiras típicas desta festividade. Algumas das brincadeiras típicas são a quadrilha, o correio elegante, as simpatias, derruba latas, jogo de argolas e pescaria. Também pode organizar outros jogos que não sejam típicos destas festas mas que você e os convidados gostam, como videogames.

Para te ajudar: 28 ideias de brincadeiras para Festa Junina - para todas as idades!

Imagem: storify.com
6

Música. E festa que é festa tem de ter obrigatoriamente música, para alegrar todos os convidados. Faça uma lista de músicas com músicas tradicionais de quadrilha, sertanejo e forró. Dance muito e divirta-se!

Sugestão: Como fazer penteado de Festa Junina

Imagem: freewords.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como organizar uma festa junina, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.