Partilhar

Como fazer velas aromáticas para o Natal

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017

Com a chegada das festas de fim de ano, começa a preocupação de ter a casa decorada para criar um ambiente natalino. Felizmente você não precisa gastar metade do seu orçamento para a decoração de natal, pois existem muitos elementos decorativos que você pode fazer em casa, desde as bolas de natal para pendurar na árvore às velas, um elemento típico desta época. Para além disso, pode fazer lindas velas de Natal para oferecer. Continue lendo este artigo de umComo e aprenda como fazer velas aromáticas para o Natal.

Também lhe pode interessar: Como decorar velas para o Natal
Passos a seguir:
1

Fazer velas é um processo muito simples onde poderá usar a sua criatividade não só para decorar a casa como também para oferecer em ocasiões especiais. De seguida, encontrará os materiais necessários para fazer velas aromáticas para o natal, lembre-se que pode adaptá-las ao seu gosto não só em cores como também em aromas:

  • Parafina;
  • Pigmento para parafina;
  • Estearina ou ácido esteárico;
  • Pavios;
  • Óleo;
  • Um molde para dar a forma que quiser às suas velas;
  • Essências aromáticas, podem ser: pinho, canela, baunilha, maçã, laranja;
  • Uma espátula ou colher de madeira;
  • Um recipiente para derreter a cera.

Pode encontrar todos estes produtos em lojas de trabalhos manuais.

Como fazer velas aromáticas para o Natal - Passo 1
2

Coloque a parafina em um recipiente, de preferência usado, e ferva em banho maria colocando um recipiente maior com água e o outro em cima. Deixe derreter completamente e vá mexendo com a colher de madeira. Uma vez derretida, adicione a estearina. Recomenda-se colocar cerca de 10% de estearina para 1 kg de parafina.

3

Adicione à mistura anterior o pigmento para parafina da cor que desejar e adicione também a essência da sua preferência. Mexa até que a cor se misture. Adicionalmente, prepare os moldes e coloque uma camada fina de óleo para que depois seja mais fácil retirar a vela.

4

Antes de verter a mistura no molde coloque o pavio no centro e ate-o a um lápis para se manter direito e, para evitar se queimar coloque em cima do molde. Verta a cera nas tigelas lentamente para evitar que se formem bolhas de ar e deixe-a cair mesmo onde se encontra o pavio. Espere que a mistura se torne sólida.

5

Deixe que a vela seque e esfrie bem para depois a tirar do mole e já terá as suas velas aromáticas para decorar no Natal prontas. As velas são um elemento de decoração muito versátil, se quer saber como usar velas aromáticas para decorar os cômodos de sua casa no natal, recomendamos este artigo de umComo saber como decorar velas para o natal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer velas aromáticas para o Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre Como fazer velas aromáticas para o Natal

1 de 6

Voltar ao topo da página