Como fazer uma oferenda no Dia dos Mortos

Como fazer uma oferenda no Dia dos Mortos
Imagem: maspormas.com

O Dia dos Mortos é uma das celebrações mais importantes do México, onde a cada dia 2 de novembro milhões de pessoas se reúnem com a finalidade de fazer uma homenagem às pessoas que desapareceram fisicamente, mas que durante essa data voltam à terra para visitar seus seres queridos e seus descendentes. É por isso que durante esta festa tipicamente mexicana, as oferendas aos falecidos são tão importantes. Quer comemorar esta festa? Em umComo.com.br explicamos como fazer uma oferenda no Dia dos Mortos.

Passos a seguir:
1

Cada altar para os mortos será diferente dependendo da região do México de onde estiver, por isso em umComo explicamos os elementos que não podem faltar, considerando que os aspectos decorativos são do gosto de cada pessoa ou escolhidos em função da tradição de cada lugar.

2

Para começar a fazer sua oferenda do Dia dos Mortos deve escolher uma base para seu altar. A maneira mais simples de fazê-lo é escolher uma mesa estável, mas você também pode criar uma estrutura especial para a ocasião se não tiver nenhuma mesa do seu agrado.

3

Os andares são uma parte fundamental de sua oferenda do Dia dos Mortos. Tradicionalmente os altares possuem três andares para representar o céu, a terra e o inferno, mas algumas pessoas fazem ele com sete andares para representar os diferentes estados pelos quais a alma humana pode passar depois da pessoa falecer.

Para começar você pode escolher o de três andares. Prepare o altar usando caixas de papelão de três tamanhos diferentes, uma em cima da outra, caixas de madeira ou de frutas. Não se preocupe muito com a aparência porque depois poderá usar uma toalha de mesa para tapar e ter assim seus três andares.

Imagem: dianamonjaraz1991.weebly.com
4

Como mencionamos antes é hora de cobrir cada andar, e aqui é onde entra a cor tão característica da celebração do Dia dos Mortos. Pode usar como base uma toalha de mesa branca bordada e depois colocar por cima várias toalhas de mesa coloridas, também bordadas. O lilás ou roxo, o rosa, o amarelo ou alaranjado são as opções mais populares. Também pode escolher colocar só toalhas de mesa coloridas, como na imagem anterior.

Outras pessoas preferem decorar seus andares com papel picado em representação do ar, um elemento presente nas oferendas do Dia dos Mortos. Esta é uma das formas mais típicas feitas no México.

5

Quando seu altar estiver feito deve incluir os tradicionais elementos que não podem faltar em sua oferenda do Dia dos Mortos. O primeiro de todos é o cravo amarelo, usado para fazer arranjos, arcos e também para guiar os mortos até sua oferenda. Sua presença em qualquer altar é imprescindível.

Com estas flores decoramos nosso altar da maneira que mais gostarmos: em pequenos ramos, soltos pelo altar, com pétalas em cada andar ou decorando um arco sobre o altar, uma opção ideal se pretender fazer uma oferenda mais elaborada.

6

Outros elementos que não podem faltar em sua oferenda do Dia dos Mortos são:

  • Uma foto ou fotos do defunto, sempre colocadas no andar superior do altar.
  • "Pão de morto", um prato tradicional oferecido ao falecido e consumido durante a celebração.
  • Caveiras de açúcar, muito típicas desta festa junto com copos de água para que o defunto possa beber e para representar este elemento natural.
  • Incenso e elementos em cor lilás ou roxa, um tom relacionado com a morte que não deve faltar nesta festa mexicana.
  • Velas, que representam o fogo e guiam as almas.
  • A comida preferida do defunto e os doces típicos mexicanos caso seja para a alma de uma criança.
7

Seguindo estas indicações conseguirá fazer sua oferenda do Dia dos Mortos de forma bonita e colorida, representando dignamente esta maravilhosa celebração mexicana.

Veja também: Como fazer uma fantasia de caveira mexicana

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma oferenda no Dia dos Mortos, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.