Como fazer uma fantasia de índia caseira - Improvise sem comprar nada

Como fazer uma fantasia de índia caseira - Improvise sem comprar nada

As fantasias são algo que nos colocam temporariamente na pele de algum personagem, para nos divertirmos como se fôssemos outra pessoa. A fantasia de índia é uma das mais populares em festas à fantasia ou no Carnaval, principalmente pela simplicidade, facilidade para criar e comodidade da mesma. Se para as próximas festas deseja se fantasiar deste modo, então no umCOMO vamos ensinar você como fazer uma fantasia de índia caseira e tudo o que precisa para se sentir realmente ótima de forma fácil e rápida.

Vai precisar de:
  • Camiseta comprida cor de café
  • Cola para tecido
  • Régua
  • Lápis ou giz para marcar o tecido
  • Tesoura
  • Tecido de feltro marrom
  • Cordas
  • Miçangas e botões
  • Penas coloridas
  • Sapatilhas sem salto cor de café

Fantasia de índia X apropriação cultural

Antes de ensinar o passo a passo sobre como montar uma fantasia de índia fácil de fazer, umCOMO tem a responsabilidade de alertar os leitores sobre um conceito muito importante: apropriação cultural. Ela ocorre quando uma pessoa usa elementos ou adornos da cultura de um outro grupo sem prestar o devido respeito, sem entender aquela cultura. Vestir-se de índia sem ser de origem indígena é uma forma de apropriação cultural.

Em 2018, o Brasil foi denunciado na Organização das Nações Unidas (ONU) por risco de genocídio aos povos indígenas. Para se ter uma ideia, povos nativos foram de 4% da população para 0,4% ao longo do último século, segundo informações do Estadão[1]. Ou seja, os nativos brasileiros estão morrendo a passos largos, de forma que simplesmente "se vestir de índio" sendo de outra etnia é ignorar o que está ocorrendo no país.

Sobre toda essa situação, o indígena David Karai Popygua, da Aldeia Tekoa Ytu, em São Paulo, deu a seguinte declaração à revista Vice[2]:

Hoje, nós que somos indígenas, temos a sensação de que estamos sendo caçados, perseguidos e atacados em todos os lugares. Enquanto as pessoas estão curtindo o Carnaval vestidas de índio, a gente tá sendo atacado nas nossas aldeias e perdendo nossos direitos. Ser um indígena hoje não é motivo de festa, e sim de luta e de resistência. Os povos indígenas estão sendo mortos e atacados em todos os sentidos.

Se você deseja se aprofundar nessa discussão, confira nosso artigo o que é apropriação cultural para mais informações.

Para não cair no deslize de cometer uma apropriação cultural no Carnaval, Halloween ou qualquer outro tipo de festa a fantasia, evite também se vestir de:

  • Ninja - a fantasia de ninja desrespeita a cultura japonesa, já que a memória dos ninja (espécies de "agentes secretos" do Japão do passado) é bem forte por lá;
  • Gueixa - as gueixas são muito confundidas com prostitutas, apesar de "gueixa" estar ligado a uma mulher que trabalha com entretenimento, seja dançando, cantando, etc;
  • Cigana - trata-se de uma sátira da cultura dos povos nômades que falam a língua romani. Além disso, tem-se todo o estereótipo negativo da cigana enquanto mentirosa, aproveitadora, etc.
  • Caveira mexicana - trata-se de um símbolo de um festival religioso mexicano. Com certeza os brasileiros, de maioria cristã, não gostariam que alguém se fantasiasse com uma cruz, não é mesmo?
  • Fantasias de nacionalidades "sexy", como mexicana, indiana, egípcia, etc - evite se fantasiar de qualquer povo que não seja o seu. É muito fácil cair em estereótipos desagradáveis e muito incômodos, ainda mais quando esse povo é sexualizado, como as fantasias de alemã com vestido curto e trancinhas, por exemplo.

Fantasia de índia improvisada

Se mesmo assim você deseja uma fantasia de índia improvisada, vamos colocar à mão na massa. Para sua fantasia de índia simples, a primeira coisa que deve saber antes de montar é que os materiais para isso são muito fáceis de encontrar, tal como poderá ver ao longo deste artigo, e o mais provável é que estejam ao alcance das suas mão em casa.

Outro ponto importante é que a fantasia de índia fácil de fazer que ensinamos aqui é dos índios americanos, e não dos brasileiros. Não vá se confundir, ok? Como já referimos antes, esta fantasia é muito popular por várias razões, mas é selecionada principalmente pelas garotas (fantasia de índia feminina) pois permite ficar muito bonita e bem maquiada, sem grande esforço.

Imagem: halloweencostumes.com/Reprodução

Como fazer fantasia de índia

Para fazer uma fantasia de índia improvisas, siga nossas instruções:

  1. Comece pegando uma camiseta longa cor de café (que seja suficientemente longa para ficar pelo menos na altura das coxas), uma régua e um giz. Utilizando a régua, marque com o giz uma diagonal partindo de cima do ombro esquerdo até por baixo da manga direita e, com a tesoura, corte seguindo a linha para formar o decote.
  2. Agora é hora de preparar o tecido de feltro de cor marrom. O que deverá fazer será cortar para obter duas tiras suficientemente longas para dar uma volta ao redor da camiseta. Na parte que ficará para baixo, em ambas as tiras de feltro, você pode fazer um corte clássico, por exemplo cortando em forma de bicos ou franjas. Agora cole as tiras e uma delas deve ficar localizada seguindo a linha do decote previamente realizado, tentando que as franjas fiquem para baixo. A seguinte tira deve ser colocada ao finalizar a camiseta, por baixo da cintura, tentando também que as franjas fiquem para baixo.
  3. Após colar as tiras, deixe secar por pelo menos uns 30 minutos.
Imagem: costumebox.com.au/Reprodução

Fantasia de índia simples

Para fazer uma fantasia caseira de índia também temos que pensar nos acessórios, por isso, vamos criar agora um colar de índia. Os desenhos de colares que poderá encontrar para isso são muito variados e pode selecionar qualquer um deles para complementar esta fantasia.

Um dos desenhos mais fáceis de criar é pegar uma ou duas cordas de uns 50 a 60 centímetros e introduzir nelas, de forma intercalada, botões e miçangas (de cores diferentes), que você depois pode desfiar e enfeitar com mais miçangas. Quanto mais colares e mais coloridos, melhor!

Acessórios

Para os brincos, você pode conseguir em uma loja alguns brincos de penas e miçangas, que ficarão perfeitos para esta ocasião. Os de penas são particularmente ideais para uma fantasia de índia improvisada. Com certeza você ou alguma amiga possuem algum!

Veja também: Como fazer uma pulseira macramé simples com miçangas

Depois deverá fazer a fita para a cabeça ou cocar, algo que é muito simples de fazer. Pegue em algumas miçangas coloridas para decorar, seja criativa e faça desenhos muito elaborados, além de adicionar algumas penas coloridas nos lados para dar esse toque característico. Você também pode colocar as penas na frente, criando assim um cocar mais robusto. Não deixe de usar penas coloridas e deixe sua criatividade brilhar, pois fazer a própria fantasia é muito divertido.

Os detalhes finais devem incluir a maquiagem, que pode ser feita à vontade, mas de preferência para complementar melhor a fantasia use algumas cores discretas para simular a maior naturalidade possível, aplicando base e sombra nos olhos. Use também lápis preto e batom vermelho para fazer traçados nos olhos e no rosto.

Alguns detalhes finais da fantasia são o calçado, que podem ser sapatilhas sem salto cor de café (de preferência do mesmo tom que a camiseta) e uns shorts curtos para usar por baixo da camiseta mas que deve tentar que fiquem cobertos pela mesma. Você também pode usar chinelos discretos, caso ache mais confortável.

Você pode adicionar mais alguns detalhes, como pulseiras, ou modificar o estilo da maquiagem, deixando-o mais personalizado e adaptado ao seu gosto, criando variações e formas geométricas variadas. Agora só falta sair e encantar todo mundo! Sua fantasia de índia caseira está pronta. Se gostou desta fantasia e quer mais ideias de fantasias, não deixe de conferir esses outros artigos, que incluem fantasias a prova de qualquer tipo de apropriação cultural. De quebra, também são muito fáceis de fazer! Confira:

  • 10 ideias de fantasias rápidas e práticas
  • Fantasias de frutas fáceis de fazer
  • Como se fantasiar de Vandinha Addams
  • Como fazer uma fantasia de Minion
Imagem: encantadafantasias.com.br/Reprodução

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma fantasia de índia caseira - Improvise sem comprar nada, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Referências
  1. CHADE, Jamil. Na ONU, entidade denuncia Brasil por 'risco de genocídio' de povos indígenas. Estadão. Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,na-onu-entidade-denuncia-brasil-por-risco-de-genocidio-de-povos-indigenas,70002501933>. Publicado em 14 de setembro de 2018. Acesso em 23 de janeiro de 2020.
  2. DECLERCQ, Marie; REIS, Julia. O que os indígenas pensam sobre quem se fantasia de índio no Carnaval. Vice. Disponível em: <https://www.vice.com/pt_br/article/gyamg9/fantasia-de-indio-carnaval>. Publicado em 01 de março de 2019. Acesso em 23 de janeiro de 2020.
Bibliografia
  • DOYLE, Mika. 10 Culturally Appropriative Halloween Costumes You Should Never Wear. Bustle. Disponível em: <https://www.bustle.com/p/10-culturally-appropriative-halloween-costumes-you-should-never-wear-11941912>. Publicado em 23 de setembro de 2018. Acesso em 23 de janeiro de 2020.
  • PARRA, Nathalia; POMPERMALER, Henrique. Identidade e apropriação cultural. Revista Cult. Disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/identidade-e-apropriacao-cultural/>. Publicado em 22 de fevereiro de 2017. Acesso em 23 de janeiro de 2020.