Como fazer uma árvore de natal reciclada

Como fazer uma árvore de natal reciclada

O Natal aproxima-se e com ele vem o tempo de preparação e decoração da sua casa. A árvore de Natal é um dos símbolos deste período mas se a comprarmos todos os anos não estamos a ajudar o meio ambiente. Existe a opção de comprar uma árvore de natal artificial mas também a pode fazer você mesmo. De seguida, mostramos-lhe como fazer uma árvore de natal reciclada com garrafas de plástico.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Para começar a fazer esta árvore, precisamos de cinco garrafas de plásticos de 2 litros (nós utilizamos garrafas de água). Cortamos as garrafas pela parte superior (onde está a tampa). Cortamos a primeira garrafa mais ou menos a metade e depois cortamos as restantes um pouco mais pequenas do que a anterior (observe a fotografia).

2

Fazemos cortes retos desde a parte de baixo até acima (sem chegar ao gargalo da garrafa). Nós fizemos um total de 10 cortes que ficaram mais ou menos à mesma distância uns dos outros. De seguida, fizemos dois cortes diagonais nos extremos para que os ramos parecessem mais reais. Depois, com os dedos ou com a ajuda de uma tesoura, curvamos as folhas para fora.

3

Com um pincel e tinta verde pintamos as cinco garrafas já cortadas por dentro e por fora. Utilize papel de jornal ou revistas para não sujar a mesa. Quando acabar, deixe secar.

4

Quando a pintura estiver seca damos uma camada de verniz nos dois lados, desta forma conseguimos que a pintura agarre ao plástico e não salte. Voltamos novamente a deixar secar.

5

Com a boca de uma das garrafas, pressione sobre a espuma floral para conseguir pedaços que encaixem perfeitamente nas garrafas.

6

Utilizamos um x-acto para os tornar mais largos.

7

Introduzimos o pedaço de espuma floral na boca da garrafa cortada maior.

8

Os pedaços de espuma terão que ser suficientemente largos para que metade se coloque na boca de uma garrafa e outra garrafa na seguinte.

9

Assim ficam as cinco garrafas com a espuma floral no boca.

10

Cortamos outro pedaço de espuma floral para colocar no vaso. Este terá que ser muito maior que os outros. Para agarrá-lo ao vaso, colocamos plasticina nos lados até ficar bem seguro.

11

Introduzimos o pau mesmo no centro da espuma floral.

12

De seguida, passamos a garrafa mais comprida pelo pau desde cima (terá de ter muito cuidado para que o pau passe mesmo pelo centro da boca da garrada e não quebre a espuma floral).

13

Fazemos o mesmo com as outras garrafas. Lembre-se de as colocar em ordem da maior para a menor de tamanho.

14

A árvore de natal reciclada ficará como se vê na fotografia da esquerda.

15

Para lhe dar o toque final, faça uma estrela em 3 dimensões com cartolina para decorar e tapar a ponta da árvore de natal reciclada. E pronto já tem a sua árvore de natal reciclada!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma árvore de natal reciclada, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Conselhos
  • Se quiser que a árvore de natal reciclada seja mais alta, utilize mais garrafas, lembre-se que terá de as cortar do maior para o menor tamanho.
  • Também pode furar as pontas das folhas e pendurar com um fio diferentes adornos de natal feitos por si.
  • Pode fazer o passo 3 e 4 de uma só vez, para isso misture a tinta verde com o verniz ou com cola líquida e assim não terá de esperar que se seque duas vezes.