Como fazer um Natal diferente - Ideias inspiradoras

Como fazer um Natal diferente - Ideias inspiradoras

Então é Natal, e você já está um tanto quanto farto das tias perguntando 'e os namoradinhos',ou de todo os pratos com uva passa? Não há motivos para desanimo, foi pensando em sair um pouco das comemorações 'clichês' que o umCOMO reuniu as ideias mais inspiradoras para fazer que essa noite continue sempre especial para você e todos que te rodeiam. Coloque a criatividade para jogo e aproveite as nossas sugestões de como fazer um Natal diferente.

Como passar um natal diferente

Para começo de conversa, o primeiro passo para celebrar o Natal de uma maneira diferente é se livrar da ideia de que todos comemoram essa data do mesmo jeito. Apesar de ser um feriado religioso que tomou proporções gigantescas principalmente pelo apelo comercial e o aquecimento do mercado nessa época, você precisa aceitar que não existe um jeito certo ou errado de celebrar o Natal.

Viajar no Natal

O dia 25 de dezembro é feriado no Brasil, o que faz dessa data uma boa opção para aproveitar o dia livre, emendar com o final de semana e viajar ou até mesmo tirar umas férias. Com o verão recém começado nessa época, qualquer praia é uma boa pedida. Só é importante se planejar quanto ao trânsito nas estradas e lotações em aeroportos e rodoviárias, já que muita gente também resolve viajar nessa época para estar junto da família. Para ideias de destinos, confira as nossas dicas sobre como viajar pelo Brasil gastando pouco.

Quem não quer sair da vibe natalina pode escolher um desconhecido pela tradição nessa época do ano. O mais famosa deles no Brasil é Gramado (RS), suas ruas decoradas e o famoso Natal Luz, um espetáculo natalino que resgata toda a magia do Natal e emociona muitos de seus espectadores.

É claro que essa também é uma oportunidade para programar uma viagem internacional e sentir como se comemora o Natal nos Estados Unidos, ou na África, por exemplo. Apenas lembre-se que se o destino escolhido for no Hemisfério Norte você enfrentará um clima que é o oposto ao nosso Natal veraneio: temperaturas baixíssimas e possibilidade de nevar.

Trabalho voluntário

Seja o Papai Noel de alguém. Acredite você ou não na história do Natal, há uma convenção coletiva, independente de qualquer cultura, que afirma: Natal é tempo de amar ao próximo acima de tudo. Algumas pessoas optam por passar essa data ajudando instituições, moradores de rua ou quem precisar. Para fazer isso, você pode procurar uma ONG que tenha projetos de Natal ou fazer por conta própria. É muito fácil: basta se colocar no lugar de quem precisa e pensar sobre o que você gostaria que fizessem por você. Um presente, uma refeição, uma companhia... podem ser muitas coisas.

O importante é espalhar o amor. Saiba que a gratidão de quem recebe o seu amor pode ultrapassar a felicidade em receber qualquer presente.

Conheça outras culturas

Se a ideia é sair da zona de conforto, já pensou em celebrar o Natal de acordo com outras culturas diferentes da sua? Você pode simplesmente estudá-las e incorporá-las à sua ceia ou participar de algum ritual ou até mesmo a noite de Natal com uma família e amigos adeptos de outras culturas.

Vá a missa

Mesmo que você não seja católico, você pode assistir a uma Missa do Galo neste dia. Essa é uma maneira de entender o Natal de acordo com a perspectiva católica. Como em qualquer situação, o respeito pela cultura alheia deve vir acima de tudo.

Natal a dois

Se você não é chegado às grandes reuniões em família ou simplesmente não pode encontrá-los este ano, aproveite para preparar um Natal romântico com o mozão. Não sabe por onde começar? Confira as nossas sugestões de ideias para comemorar o Natal a dois.

Balada

No Brasil muitas casas noturnas aproveitam para organizar festas de arromba após a ceia, na passagem do dia 24 para o dia 25. Se você é chegado em uma noitada, programe-se para aproveitar o espumante o look da ceia e emendar para uma balada no maior estilo.

Como organizar um Natal diferente

Se você é o responsável pela festa de Natal e quer sair da mesmice, existem algumas dicas de como prepara um Natal diferente para fazer com que essa noite seja agradável e inesquecível para todos que estiverem presentes:

Convite personalizado

Na hora de chamar todo mundo surpreenda com um convite criativo. Pode ser um cartão de Natal com alguma destas 50 frases de Natal engraçadas ou com uma foto da família vestida para o Natal.

Pense na decoração

Pode até parecer que decoração de Natal é tudo igual. Mas a verdade é que é possível dar um toque especial escolhendo um tema dentro disso e deixar a festa ainda mais simpática. Bole um tema fofo ou engraçado que você sabe que vá divertir os convidados como Natal tropical, por exemplo, ou o que a sua criatividade permitir.

Se você não dispensa a árvore de Natal na decoração mas quer fazer uma árvore de Natal diferente, inspire-se com nossas ideias de árvores de Natal lindas e diferentonas. Ou então, sugerimos também as árvores de Natal mininalistas, sofisticadas e elegantes, e árvore de Natal de balas, perfeita como enfeite de mesa.

Cardápio personalizado

Para muitos o Natal é sinônimo de comilança, e não podemos negar que festas boas são aquelas fartas em pratos gostosos. Para que todo mundo fique satisfeito na sua festa, pense em alguns pratos que fujam um pouco dos tradicionais para surpreender os convidados. Comidas típicas de outras partes do mundo, por exemplo, sempre funcionam. Outra dica importante é estar informado se entre os convidados há vegetarianos, veganos ou pessoas alérgicas a algum tipo de alimento. Assim você evita possíveis constrangimentos e convidados com cara de fome.

Entretenha os convidados

O entretenimento da festa sem dúvidas é o principal item para que a sua festa de Natal seja considerada 'diferente'. Para isso, prepare atividades que integre e divirta todos os convidados, como por exemplo:

  • Organize uma degustação de vinhos ou cervejas: aproveite as grandes quantidades de bebida que costumam surgir nessas ocasiões e prepare uma atividade como uma degustação de bebidas às cegas. Para as crianças você pode fazer a mesma coisa com sucos e refrigerantes.
  • Amigo secreto diferente: na hora da troca de presentes, saia da mesmice organizando um amigo secreto diferenciado com regras de palavras que não podem ser ditas ou presentes que podem ser trocados, por exemplo. Inspire-se com as nossas dicas de como revelar amigo secreto de forma engraçada.
  • Jogos: brincadeiras na noite do Natal estão mais do que liberadas. Vale jogar cartas, jogos de tabuleiros e jogos de bebidas. O ideal é já ter tudo preparado antes da festa.
  • Show de talentos: quando entregar o convite aos convidados peça para que eles preparem um número para o show de talentos natalino. A diversão é garantida!
  • Karaokê: nada como os clássicos musicais na boca do povo para unir gerações. Arranje um microfone, uma televisão e uma conexão a internet que você já consegue improvisar um karaokê para a alegria da festa.

Veja também: 12 ideias de jogos de Natal para fazer com a família

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um Natal diferente - Ideias inspiradoras, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.