Como fazer um luau na praia

Como fazer um luau na praia

Chega o verão (ou não) e com ele começam a pipocar luaus pelas faixas litorâneas. A festa, de origem havaiana, tem como principais componentes os pés na areia e a luz do luar ou das estrelas. Esse tipo de festa faz sucesso nas praias com versões simples feitas entre amigos, até grandes eventos como celebrações de casamentos ou Ano Novo.

Não importa o tamanho da festa, o importante é manter a essência. Siga as dicas do umComo e não tenha mais dúvidas sobre como fazer um luau na praia.

Tipo de evento

Ok, você já sabe que quer um luau na praia. Mas para que tudo corra bem é preciso ter em mente todos os pormenores:

  • Será apenas uma reunião de amigos ou alguma celebração como aniversário, casamento, Ano Novo(...)?
  • Qual o tamanho do evento? Quantas pessoas você pretende chamar?
  • As pessoas terão que contribuir com dinheiro, ou trazendo alguma coisa, ou você irá oferecer tudo?

A escolha do local para o luau

Uma praia bem escolhida faz toda a diferença para que o evento seja um sucesso. Antes de sair por aí distribuindo convites certifique-se de que você não terá problemas com o local do evento. Procure saber se é uma praia segura, se a maré não sobe muito, se os vizinhos e a população que vive próxima não se incomodam com eventos do tipo e se é um local acessível.

Também vale prestar atenção em detalhes que te ajudarão na hora de programar a decoração e a iluminação. O lugar tem postes de luz? Tem barulho da rua?

Cada minúsculo detalhe faz toda a diferença para que o evento seja especial.

Na hora certa

90% do charme do luau na praia está justamente nos seus aspectos naturais que o permitem ser o que é. Por isso, é preciso escolher o dia e a hora perfeitos.

Com escolha da data é sempre bom ficar de olho na previsão do tempo. Se houver possibilidades de chuva, que são frequentes no verão, o melhor a se fazer é adiar a festa - dias de muita ventania também não são recomendados para esse tipo de evento pela areia que pode voar e incomodar.

Vale olhar com antecedência o calendário lunar. Imagine só que lindo um luau sob a luz da lua cheia?

Quanto à hora, a maioria dos luaus acontecem de noite pelo fator lua e pelo fato da praia estar mais vazia. Mas, apesar de ser um evento que leva o nome da lua, o astro sol e seu espetáculo do entardecer são ótimos aliados a um luau na praia perfeito.

Você pode começar o evento um pouquinho antes do pôr do sol. O entardecer acaba compondo o cenário e entretém os convidados como se fosse uma atração. Se for um casamento, por exemplo, a cerimônia pode acontecer enquanto o sol vai se despedindo. Para não ter dúvidas da hora em que quer começar o evento você pode consultar na internet a hora do sol poente de cada dia.

Preparação do ambiente para o luau na praia

Mais do que apenas em uma decoração, você deve pensar em uma ambientação ideal. Ou seja, uma maneira de proporcionar o bem-estar dos seus convidados ao mesmo tempo que esteja em sintonia com a natureza e a proposta da festa.

Se o luau tem um tema, como havaiano, ou festa do branco, arrume a decoração de acordo com estes (e não se esqueça de especificar aos convidados). Por ser um evento ao ar livre, vale abusar de tecidos, gazebos, esteiras, pufes, almofadões e, por que não, cadeiras de praia. Decida com antecedência se os convidados terão que trazer suas próprias cangas ou se você providenciará os assentos.

Para incrementar, vale improvisar com o que o lugar te oferece: flores, pranchas de surf, conchas...

A lua e e a estrela podem não bastar para iluminar, o que não significa que a natureza não possa te ajudar mais com esse processo. Que tal o fogo? Uma fogueira, tochas e velas são super bem vindas e deixam a iluminação perfeita para esse tipo de evento.

Não se esqueça de pensar em uma lata de lixo. Só vale ser luau se não deixar lixo na praia depois.

Ainda no quesito da ambientação, um fator importantíssimo é a música. Alguns luaus na praia são embalados somente pelo som de um violão que pode passar de mão em mão e o coro dos convidados, outros dispõem de bandas com música ao vivo ou até um dj que toca até o sol raiar. Tudo vai depender da proposta do evento e da infraestrutura local. De qualquer forma, é sempre interessante ter um violão à disposição dos convidados.

Comes e bebes

Ao planejar o cardápio e carta de drinks, pense em pratos que não necessitem estar quentes ou frios para serem consumidos. Leve em conta a época do ano, provavelmente verão, e abuse de frutas, saladas. Comidas leves têm tudo a ver com luau na praia.

Para beber, o melhor é já levar os drinks prontos em grandes garrafas e servir na hora. Pense em combinações tropicais, água de coco e sucos naturais - não tem erro. Não se esqueça do gelo, você pode mantê-lo junto com as bebidas em caixas térmicas.

Agora que você já pensou em todos os detalhes, é só chamar os convidados e se preparar para essa noite inesquecível, toda cheia de energia boa!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um luau na praia, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.