Como fazer um baile de máscaras

Como fazer um baile de máscaras
Imagem: thelmagazine.com

Os bailes de máscaras são divertidos e cheios de magia e não só para as crianças, mas também para os adultos. Antes, os únicos que celebravam bailes de máscaras eram as pessoas que pertenciam à realeza ou à aristocracia, mas hoje em dia todos podem aproveitar a magia e o encanto destas festas onde ocultamos nossa identidade; o mistério e a incógnita são a alma destas celebrações. Gostaria de se sentir como na realeza por algumas horas? Em umComo explicamos a você como fazer um baile de máscaras.

Escolha o tema

Antes de começar a organizar seu baile de máscaras é importante que tenha claro o tema da festa. Isso depende totalmente do seu gosto.

Pode fazê-lo segundo as festas típicas com máscaras elegantes para Fim de ano, com tons vermelhos e brancos no Natal, com um toque amoroso para o Dia dos Namorados ou usando enfeites terríveis e sinistros para o Halloween.

Outra forma de escolher o tema de sua festa pode ser centrando-o ao redor de uma época e pedir aos convidados que utilizem um acessório vitoriano, dos anos 20 ou inclusive como se fossem gângsteres dos anos 30. As ideias sobram!

Imagem: seraconlacca.com

Decoração

Um baile de máscaras é um acontecimento misterioso, e por isso costuma se decorar com cores tênues que marcam ainda mais esse estado de intriga. O preto, em geral, é a cor mais utilizada para as decorações, mas pode se jogar com outras cores além desta para se adequar mais ao tema que foi escolhido. Utilize cores secundárias como o dourado, vermelho, verde, púrpura e prata.

Uma ideia que dá sempre resultado é utilizar confete metálico e pôr purpurina sobre as mesas. E não podem faltar objetos como luzes ou velas acesas que iluminem o ambiente ao mesmo tempo que dá um ar bem mais festivo.

Imagem: fotogallery.donaclick.it

Comida

O orçamento que você pensa em utilizar depende muito de sua economia e do espaço que tiver. Uma mesa de buffet simples com uma grande variedade de queijos, embutidos e fruta é o mais econômico e nunca falha.

Agora bem, se sua intenção é preparar uma festa elegante pode contratar uma empresa de catering se sua economia permitir, ou alugar um espaço como um hotel.

Imagem: ocasiononline.com

Que não falte a música!

Um baile de máscaras não é uma festa se não tiver música e dança.

A música ao vivo é uma das estrelas neste tipo de evento, nos quais é tradição contratar uma banda musical, um quarteto de cordas ou um DJ.

Mas se você pensou em fazê-lo em casa ou em um terraço de pouco espaço, o normal é que utilize um sistema de som para reproduzir a música apropriada segundo o tema da festa como: música clássica ou barroca para uma festa vitoriana, jazz para um evento da década dos anos 20, cânticos natalinos para festas mais natalinas, etc.

Imagem: dailymail.co.uk

Um pouco de entretenimento

A música pode servir para criar o ambiente, mas os bailes de máscaras sempre vão acompanhados de algum tipo de entretenimento, como partidas de pôquer, concursos de dança, entre outros.

Algo que costuma se fazer bastante é entregar a cada convidado um número e tentar saber quem está sob a máscara. Para fazê-lo, dá-se um tempo limite e guardam-se os resultados, no final da festa produz-se a "revelação" e os convidados mostram sua identidade. Pode ter um pequeno prêmio por cada acerto.

Imagem: bookthatdj.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um baile de máscaras, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.