Como fazer estandarte carnavalesco

Como fazer estandarte carnavalesco

Os estandartes são muito usados na época do Carnaval, quando se tornam a marca de um bloco carnavalesco. Em geral, ele é segurado por quem está a frente do bloco, comandando a folia. Se você pretende montar o seu bloco de Carnaval, ele não pode faltar. Por isso, o umComo.com.br vai ensinar a como fazer estandarte carnavalesco.

Vai precisar de:
  • feltros de cores variadas
  • papelão
  • tesoura, cola, lápis
  • agulha e fio para bordar
  • fitilhos
  • lantejoulas
  • miçangas
  • flores de tecido
  • vara/cabo
Passos a seguir:
1

Os estandartes podem ser simples ou bem elaborados, tudo vai depender da criatividade de quem o produzir. O importante é que reflita o bloco que vai representar, com as cores usadas pelos foliões e, no caso de representar uma entidade já existente, deve ter ainda o símbolo (logomarca) da mesma. Ele funciona como uma bandeira.

2

Ter as cores e o símbolo do grupo ao qual pertence são as melhores formas de identificar o estandarte com os foliões. Fora isso, basta usar a criatividade. Mas para que o estandarte seja bem elaborado, o melhor é que antes de tudo ele seja esboçado no papel. Assim, será mais fácil reunir o material necessário para produzi-lo.

3

O passo seguinte é fazer o molde do estandarte em papelão, sendo que ele deve ser retangular e na base ter uma ponta, além de ser relativamente grande para ser visto mesmo de longe.

 

4

O estandarte pode ser feito de tecido, sendo que o feltro é um material fácil de nausear. A cor escolhida deve identificar o bloco carnavalesco. O tecido deve ser cortado, seguindo o molde duas vezes. Uma parte vai ficar na frente e a outra atrás. Uma dica é deixar um centímetro a mais em toda a borda.

5

O tecido deve receber a decoração do estandarte, sendo que normalmente ele é bordado com agulha e linha de náilon. A ele pode ser ainda adicionadas lantejoulas e miçangas, bem como imagens feitas com feltros de outras cores.

6

Não se pode esquecer que no estandarte carnavalesco deve ter o nome do bloco que vai representar. As letras podem ser feitas de feltro de cor diferente do fundo ou serem bordadas. Tudo vai depender das habilidades que possue quem está confeccionando o estandarte.

7

Flores de tecido também são outros materiais que pode ser usados no estandarte. Já os fitilhos são quase uma obrigação na maioria das bandeiras. Assim, a dica é cortar pedaços iguais de fitilhos que serão colados na parte de cima e/ou de baixo do estandarte, sendo que o espalhamento entre eles deve ser igual.

8

Após decorado, está na hora de levantar o feltro para aplicar cola no papelão e fixar o tecido. O passo seguinte é fazer o acabamento com cola para que tudo se mantenha firme, como o bordado, as lantejoulas e o que mais foi aplicado ao estandarte.

9

Certifique-se de que os dois bicos da bandeira estejam bem alinhados e os cole também ao papelão. Bordar o contorno do estandarte passando a agulha de baixo para cima vai deixá-lo bem acabado.

10

Por fim, é preciso fixar ao estandarte uma vara que serve de cabo para que ele possa ser carregado. Como os estandartes religiosos, o carnavalesco pode receber uma vara em formato de cruz, para ficar bem peso. Pode-se ainda usar outros materiais, como um cabo de vassoura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer estandarte carnavalesco, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.