Partilhar

Como fazer convite de casamento em casa

Por Sara Silva. Atualizado: 11 julho 2019
Como fazer convite de casamento em casa

O casamento é uma data muito importante na vida do casal mas que representa também muitos gastos e estresse, pois tudo deve ser planeado com antecedência e ao pormenor. É habitual que vários aspetos no casamento sejam customizados, de forma a tornar o evento o mais pessoal possível, e nisso os convites representam um grande peso, pois é o primeiro contato dos convidados com o casamento. Pretende-se que os convites causem uma boa impressão a quem são entregues, e se conseguirmos fazer com que sejam pouco dispendiosos, ótimo! De forma a ajudá-lo a reduzir os gastos implicados no casamento, preparámos este artigo de umComo.com.br em que lhe mostramos como fazer convite de casamento em casa.

Passos a seguir:
1

Neste artigo iremos explicar como fazer um determinado modelo de convite de casamento, que será o da imagem acima, no entanto vários pormenores dele podem ser customizados a seu gosto, como a cor e textura do papel, o lado, a forma das folhas, etc.

Como fazer convite de casamento em casa - Passo 1
Imagem: decoracaodecasamento.blog.br
2

Em primeiro lugar prepare o texto, seguindo um modelo de escrita formal ou informal. O primeiro é o mais comum e começa por indicar o nome dos noivos e respetivos pais seguidos da introdução "Têm a HONRA de convidar V. Ex.a(s)". No entanto, se achar esse modelo impessoal demais, pode começar por um texto filosófico acerca do amor como, por exemplo, "Acreditamos que Deus tem um motivo para colocar certas pessoas em nosso caminho". Destaque o nome dos noivos num tipo de letra mais elaborado, conforme o modelo ao lado.

Como fazer convite de casamento em casa - Passo 2
Imagem: nadafragil.com.br
3

Em qualquer um dos modelos de texto de convite de casamento é importante referir os seguintes aspetos essenciais: nome dos noivos, data do casamento, hora de chegada, local e números de contato. Poderá ou não personalizar o convite com o nome de cada um dos convidados o que, apesar de ser mais moroso, lhes agradará por ser dedicado a eles. Digite o texto num programa de escrita do computador, como o Microsoft Word Office, de forma a prepará-lo para ser impresso.

Como fazer convite de casamento em casa - Passo 3
Imagem: albumdetestamentos.blogspot.pt
4

Preparado o texto, é hora de escolher o tipo de papel no qual ele será impresso. Opte por uma folha diferente daquela que é tipicamente utilizada, e poderá também escolher outro tom como champanhe ou rosado. No entanto tenha o cuidado de não escolher uma folha demasiado extravagante, pois o destaque será dado noutro tipo de pormenores. De acordo com o modelo de convite de casamento pelo qual nos iremos guiar neste artigo, a parte do convite corresponde ao texto terá tamanho A7, ou seja, 74 x 105 mm.

Como fazer convite de casamento em casa - Passo 4
Imagem: artinvitte.blogspot.pt
5

Essa folha deverá ser impressa dos dois lados, o que significa que sua gramagem deverá ser maior, como uma folha de cartolina. Numa das faces estará o texto do convite de casamento, e na outra, a que ficará visível, poderá colocar elementos simples, como as iniciais dos vossos nomes e as palavras "Convite de casamento". Adicione uma margem simples a ambas as faces da folha, de forma a tornar o convite mais elegante.

Como fazer convite de casamento em casa - Passo 5
Imagem: pinterest.com
6

Em seguida iremos nos concentrar no restante do convite de casamento. Como pode observar pelas imagens, a folha correspondente ao texto do convite encontra-se inserida numa segunda folha, que serve de envelope. Para esta segunda folha poderá escolher um papel mais caprichado e de tamanho A6, ou seja, 105 x 148 mm, de forma a ser maior que a primeira.

Como fazer convite de casamento em casa - Passo 6
Imagem: pinterest.com
7

Corte cantos arredondados nesta folha e calcule as medidas de forma a marcar uma tira com largura de 15 ou 20 mm ao meio, separada das margens laterais também a 15 ou 20 mm, tal como mostra a imagem. Marque as linhas da tira com um lápis. Este pormenor servirá para segurar a folha do texto no entanto, como não será suficiente, demarque também um largo C deitado mais abaixo, tal como indicado na imagem, ou simplesmente m V invertido se achar mais fácil. Peque num estilete e destaque as linhas que marcou de forma a que elas se destaquem da restante folha.

Como fazer convite de casamento em casa - Passo 7
Imagem: pinterest.com
8

Tem agora a sua folha-envelope quase terminada, basta dar um bonito toque final. Para isso, pegue numa fita de cetim de uma cor da sua preferência, faça um laço com ela e cole-o a meio da tira que destacou anteriormente. Se ainda não o fez, trate de imprimir o texto na folha reservada para ele e insira-a no envelope. O primeiro exemplar do seu convite de casamento feito em casa está terminado, agora é só repeti-lo em quantidade suficiente para distribuir por todos os convidados!

Como fazer convite de casamento em casa - Passo 8
Imagem: pinterest.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer convite de casamento em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.

Escrever comentário sobre Como fazer convite de casamento em casa

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer convite de casamento em casa
Imagem: decoracaodecasamento.blog.br
Imagem: nadafragil.com.br
Imagem: albumdetestamentos.blogspot.pt
Imagem: artinvitte.blogspot.pt
Imagem: pinterest.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: pinterest.com
Imagem: pinterest.com
1 de 9
Como fazer convite de casamento em casa

Voltar ao topo da página