Como fazer balão de festa junina

Como fazer balão de festa junina

As festas juninas estão quase aí e é hora de começar a organizar os preparativos para a festa. E como não só de comida vive uma festa, a decoração também é um elemento indispensável para ambientar a sua festa junina. As bandeirinhas, os chapéus de palha, elementos de xadrez e fitas coloridas são alguns dos itens que não podem faltar na decoração da festa junina. Para além disso, outros elementos decorativos que também são bastante utilizados nas festas juninas são os balões de papel coloridos. E para que não falte nada na sua festa, neste artigo do em umCOMO explicamos como fazer balão de Festa Junina passo a passo.

Vai precisar de:
  • Papel colorido ou estampado, pode até aproveitar papel de jornal ou revista que vai conseguir uma decoração bem criativa e original;
  • Palito de dente;
  • Barbante ou linha.

Como fazer balão de festa junina

Como deu para ver, não existem regras na hora de escolher o papel para fazer balão de festa junina. Você pode usar o que tiver em casa, de uma cor da sua preferência, ou já pensar em combinar com a decoração da festa festa junina. Se a ideia é fazer um balão de festa junina grande, basta usar papel maior.

Para fazer o balão de festa junina, você deverá começar por cortar a sua folha de papel de seda em forma de quadrado. Dependendo do tamanho que você pretender para fazer o seu balão junino, o quadrado de papel será maior ou menor.

Veja também: Como fazer convite para festa junina

Após ter o seu quadrado de papel, você terá de fazer algumas dobras, como se estivesse fazendo origami. Então você vai começar por dobrar o papel de um canto para o outro, até formar um triângulo. Abra o papel e faça o mesmo do outro lado. Por esta altura, você deverá ter uma marca com um X no seu papel. Agora dobre ao meio o papel e depois de lado, de forma a ficar com uma marca de cruz no seu papel de seda que se transformará no seu balão de festa junina.

Imagem: surpresaromantica.wordpress.com

A seguir, dobre o seu quadrado ao meio. Agora você deverá fazer um triângulo utilizando as dobras que fez no passo anterior. Para isso, basta dobrar cada lado para dentro, como mostra a imagem do passo a passo de como fazer balão de festa junina.

Imagem: carinhosoroupas.com.br

Uma vez que tenha um triângulo formado, deverá virar as pontas (as duas pontas de cada lado) do triângulo para dentro até ao centro do mesmo, de maneira a formar um losango do balão de festa junina.

Imagem: pinterest.com

Agora você vai virar para dentro as quatro pontas de baixo do losango, de maneira a formar um triângulo novamente. Para que o seu balão de festa junina fique perfeito, é importante que dobre uma ponta de cada vez e para dentro.

Imagem: pinterest.com

No passo a passo do balão de festa junina, pegue em uma das pontas e dobre para fora do triângulo na diagonal. Depois dobre novamente essa ponta para dentro do meio do triângulo. Faça o mesmo com a outra ponta desse lado e depois com as duas do lado oposto. Se for necessário, você pode colocar fita dupla face no meio para não correr o risco de sair do lugar.

Imagem: pinterest.com

Agora é só pegar no palito de dentes e fazer um furinho no topo do balão de festa junina, para passar o barbante e pendurar na sua festa. Assopre o balão no topo de forma a que ele infle.

E agora você já tem o seu balão de festa junina pronto! Para complementar a sua decoração junina, confira também o nosso artigo de como fazer bandeirinhas de festa junina, para que não falta nada na sua festa junina.

Imagem: adm.ecod.org.br

Como fazer balão de festa junina sanfonado

O balão de festa junina sanfonado com papel de seda, também conhecido como balão colmeia, é uma possibilidade para variar na decoração. Sugerimos o passo a passo explicado pelo canal LM Artes e bijoux:

Como fazer balão junino rapidinho

Esse vídeo publicado pela Jane Giovanni explica de maneira didática e em vídeo o tutorial que explicamos no começo do texto:

Como fazer balão de São João reciclado

Adoramos essa ideia publicada no canal Parme, que explica como fazer um balão de São João grande reutilizando materiais reciclado:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer balão de festa junina, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.