Partilhar
Partilhar em:

Como é o Carnaval em Recife

Como é o Carnaval em Recife

Além das capitais brasileiras como o Rio de Janeiro e São Paulo, Recife é uma das cidades do Brasil que mais recebem turistas na época do Carnaval. A capital do estado de Pernambuco, entretanto, conta com várias diferenças em relação às festas carnavalescas dos demais lugares. Para saber um pouco mais sobre como é o Carnaval em Recife e o que atrai tantos visitantes todos os anos, confira as informações que o umCOMO reuniu a respeito desse tema.

Também lhe pode interessar: Como é o Carnaval de Olinda

Como funciona o Carnaval no Recife

Diferente das grandes festas de Carnaval que acontecem em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, a capital pernambucana se destaca por ser um dos lugares mais democráticos do país nessa época do ano. Ao invés dos imensos desfiles das escolas de samba, que reúnem grande parte dos foliões, o que é visto pelas ruas do Recife são os blocos de Carnaval, em diferentes pontos e com os mais variados ritmos musicais, permitindo que cada pessoa festeje a data com ao som que preferir. Dessa forma, não é apenas o samba e os ritmos similares que são ouvidos em meio à folia, mas também o rock, o reggae, o frevo, a ciranda, o coco-de-roda, o maracatu, o caboclinho, o manguebeat e o afoxé.

Além disso, para participar do Carnaval em Recife não é necessário pagar nada e nem comprar ingresso, basta escolher entre uma das opções que a cidade oferece, vestir-se de acordo e cair na folia. Os blocos carnavalescos e as agremiações, entretanto, são apenas uma parte da imensa programação de atividades no Carnaval de Recife. É possível ainda conferir o desfile das escolas de samba que, embora não seja um dos destaques, existe e acontece no bairro São José, e mesmo conferir de perto os shows de cantores e conjuntos musicais. Para tanto, basta escolher entre um dos polos do carnaval do Recife.

Como funciona o Carnaval no Recife

Polos do Carnaval no Recife

Para descentralizar a festa carnavalesca no Recife, permitindo que todos os ritmos se façam presentes nessa grande celebração, a Prefeitura criou os chamados Polos do Carnaval. Cada um deles recebe apoio do governo municipal para montar a infraestrutura, contratar artistas e divulgar a festa e as atrações do seu polo. Veja quais são os polos que a capital pernambucana oferece:

Polo Recife Multicultural

Na Praça do Marco Zero, existe a festa de Carnaval que reúne um maior número de pessoas interessadas na cultura pernambucana, uma vez que o ritmo que dá o compasso da folia são os mais tradicionais, entre eles, o frevo. Aqui, o mais comum é encontrar as famílias que desejam pular o carnaval. Outras atrações são os blocos de Pau e Corda e o maracatu.

Polo das Fantasias e Carnaval Infantil

Acontece na Praça do Arsenal e direciona-se, principalmente, aos pequenos, que desde criança gostam de pular o Carnaval. Por isso, também é uma grande festa muito familiar onde são realizadas apresentações que remetem aos antigos carnavais, com poesia e inocência. Assim como nos demais polos, existe a presença de artistas regionais e nacionais.

Polo Mangue

Essa festa de Carnaval irreverente e alternativa é realizada na Avenida Cais da Alfândega. Os frequentados são, na maioria, os jovens que apreciam as fusões musicais, que se reúnem na Tenda Eletrônica Manguetown para o Festival Rec Beat, onde além de muita música ocorrem os desfiles do Manguefashion.

Polo de Todos os Frevos

A Avenida Guararapes reúne os apreciadores do frevo, sendo que é aqui onde acontece o desfile de um dos maiores blocos carnavalescos do mundo, o Galo da Madrugada. Outras atrações desse polo são o Corredor do Frevo, o Momomóvel com o Rei e a Rainha do Carnaval Multicultural e as famosas Freviocas.

Polo das Agremiações

Realizado na Avenida Nossa Senhora do Carmo, esse Carnaval conta com samba no pé e frevo. Aqui, uma arquibancada reúne os foliões que torcem pelos desfiles dos clubes de frevo e bonecos, blocos de pau e corda, tribos de índios e muito mais.

Polo de Todos os Ritmos

O Pátio de São Pedro traz a festa de Carnaval que mais reúne ritmos em Recife, como o maracatu, o manguebeat, o afoxé, a ciranda, entre outros. Também acontece a apresentação de orquestras e os desfiles de Ursos e Bois, entre outras atrações.

Polo Afro

O Pátio do Frevo recebe o Carnaval que homenageia a cultura e a história negra, através dos blocos afros, das baterias de escolas de samba, do afoxé e dos shows de reggae. É realizada ainda a belíssima Cerimônia da Noite dos Tambores Silenciosos.

Polo das Tradições

Acontece no Pátio de Santa Cruz, no Domingo de Carnaval, quando o destaque fica para as tradicionais agremiações carnavalescas do bairro da Boa Vista. Mais um momento para celebrar o autêntico Carnaval pernambucano com muitas apresentações artísticas, com músicos nacionais e regionais.

Polos Descentralizados

Como a ideia é promover o Carnaval em todas as partes do Recife, a Prefeitura apoia também as comunidades que desejam fazer a sua própria festa, por meio dos polos descentralizados e mesmo dos polinhos de folia. Alguns dos bairros que recebem essas festas são o Chão de Estrelas, o Alto José do Pinho, o Santo Amaro, o Casa Amarela e outros.

Polos do Carnaval no Recife

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como é o Carnaval em Recife, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como é o Carnaval em Recife

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Como é o Carnaval em Recife
1 de 3
Como é o Carnaval em Recife