Como é comemorado o Ano Novo no Canadá

Como é comemorado o Ano Novo no Canadá

A noite do 31 de dezembro é marcada ao redor do mundo por celebrações que dão as boas vindas à chegada do novo ano pelas nações que seguem o calendário gregoriano, aquele que estipula o ano de janeiro a dezembro. O Canadá é uma dessas nações e tem a sua maneira de festejar.

O umCOMO te mostra agora como é comemorado o Ano Novo no Canadá.

O branco vem da neve e não das roupas

Enquanto no Brasil nos vestimos todos de branco, como manda a tradição, com as nossas roupas mais frescas para suportar o calor das noites de verão, os canadenses nessa época do ano estão enfrentando o ápice do inverno. No período do Réveillon as temperaturas máximas não vão muito além dos 5°C e podem ter mínimas de -15°C.

É por isso que os trajes brancos não são regra no Ano Novo canadense, e sim as roupas mais quentes, que na grande maioria das vezes são em tons escuros. Já a neve, essa em algumas regiões acaba sendo uma bonita aliada às decorações de Natal que ainda brilham no Ano Novo.

Queima de fogos

Se você optou pelo Canadá como destino para passar a virada do ano, dificilmente não verá fogos de artifício colorindo o céu à meia-noite. Seja nas cidades, ou na zona rural, os canadenses também fazem contagem regressiva para a virada do ano e o recebem com shows de pirotecnia.

Uma das mais famosas queimas de fogos acontece nas famosas e turísticas Cataratas do Niágara, na região de Ontário, a mais volumosa queda d`água da América do Norte. Essa queima de fogos é transmitida pela televisão. Ou seja, se você não está curtindo nenhuma festa na noite do Ano Novo no Canadá, provavelmente estará assistindo a transmissão do show pirotécnico das Cataratas do Niágara.

Além do show de fogos, o Queen Victoria Park, sede das Cataratas, também é palco de uma grande festa de Ano Novo gratuita com concertos musicais e venda de comes e bebes.

Em Toronto, maior cidade do país, quem faz a fama pirotécnica da cidade na noite de Ano Novo é a CN Tower, ícone do landscape da cidade. Os endinheirados podem reservar uma mesa no restaurante 360, no topo da torre, e ter a vista mais privilegiada da cidade.

Imagem: 680news.com

As festas de Ano Novo no Canadá

Nem as mais baixas temperaturas impedem os canadenses de organizarem animadas festas. Na noite do Ano Novo é costume reunir-se para festejar na casa de alguém ou passar a virada em uma balada ou bar. As cidades costumam ter uma programação gratuita de shows para essa época do ano.

Diferente do Brasil, no Canadá as reuniões e celebrações no dia 31 de dezembro começam entre às 16h e 17h. Isso porque nessa época do ano escurece mais cedo. Quanto mais tarde, mais frio. Ter uma ceia é opcional. Porém, como toda boa festa, comes e bebes são essenciais.

Seja em casa ou na balada, sempre rola uma contagem regressiva para a chegada da meia-noite e então os fogos de artifícios. Com a virada do ano todos se cumprimentam com beijos e abraços e os mais afortunados podem dar um presente de boa sorte a pessoas queridas.

Em zonas rurais é comum passar a noite do Ano Novo pescando no gelo com os amigos, esse costume é mantido principalmente na região de Quebec.

O dia 1 de janeiro

O primeiro dia do ano no Canadá é feriado nacional. E se essa data cai em um sábado ou domingo, o feriado é transferido para a segunda-feira mais próxima.

A grande tradição desse dia é a Polar Bear Swim, ao pé da letra: natação do urso polar. A brincadeira surgiu em 1920, quando um grupo de amigos resolveu encarar as águas congelantes de 4°C da praia English Bay, em Vancouver. Essa zoeira sem limites ganhou adeptos e se consagrou como tradição de Ano Novo no Canadá. O dia 1 de janeiro de 2016 teve cerca de 2500 nadadores corajosos. Os trajes variam de biquínis e sungas a fantasias e acessórios divertidos. Atualmente o ritual também acontece em outras cidades além de Vancouver.

Há quem prefira usar o tempo livre do feriado para curtir uma ressaca e se recuperar da noitada anterior, aproveitar para voltar para casa se estava viajando, ou passar o tempo em família. É comum sair para brincar na neve.

Imagem: macleans.ca

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é comemorado o Ano Novo no Canadá, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.