Partilhar
Partilhar em:

Como desfilar no carnaval do Rio 2017

Como desfilar no carnaval do Rio 2017

Todos os anos o Rio de Janeiro recebe milhares de turistas que buscam o carnaval mais famoso do mundo. O comércio para e as ruas ficam mais movimentadas e alegres do que nunca. A regra é: divirta-se o quanto puder.

Quer entrar na folia? Prepare a purpurina e o samba no pé pois o UmComo te dá o caminho de Como desfilar no carnaval do Rio 2017.

Também lhe pode interessar: Como desfilar na Sapucaí

Como surgiu a tradição do carnaval no Rio de Janeiro

Não vale chegar à festa sem saber o verdadeiro motivo de estar lá. A trajetória do carnaval no Brasil começa com os portugueses. No século 17 eles trouxeram o costume europeu de festejar o período que vinha antes da Quaresma no calendário cristão. Até hoje mantém-se a data, as celebrações oficiais se iniciam sempre 5 dias antes da Quarta-Feira de Cinzas.

Apesar de manter os motivos religiosos, com o passar dos anos e a independência do país a festa foi se tornando mais brasileira e se adaptando de acordo com a cultura e necessidades locais, principalmente após a consagração do samba.

No Rio, até hoje acontecem bailes de máscaras que lembram os tempos mais antigos. Mas a marca registrada do maior carnaval do mundo são os blocos de rua e escolas de samba. Ambos têm os primeiros registros oficiais por meados do século XX.

Os blocos nada mais são do que uma forma de dar nome aos grupos que saem dançando e cantando pelas ruas da cidade, a partir dessa organização pode-se eleger um tema, marchinhas e organizar uma agenda para que os interessados se reúnam na mesma hora e local.

Já as escolas de samba, essas surgiram como uma forma mostrar o samba e folclore dos morros, alguns hoje conhecidos como favelas, às ruas do centro. Começaram nas ruas, até cair no bom gosto dos cariocas, e, finalmente, se tornaram uma grande e linda competição que hoje tem um lugar só para isso: Sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Fonte: http://ingressocarnaval.com.br/

Como desfilar no carnaval do Rio 2017

Escolha uma escola de samba

O mais legal é desfilar por aquela escola de coração. Mas, se você não é do Rio de Janeiro e não acompanha os preparativos de perto, talvez seja mais fácil eleger a escola de acordo com a sua agenda. A ordem de desfile do Grupo Especial (importante: para desfilar na Sapucaí você deve estar sambando por alguma das escolas desse grupo) é definida por sorteio no ano anterior, geralmente entre junho e julho. Sabendo a data, você também consegue saber em qual horário ela entra - e calcule que cada desfile do grupo especial tem uma duração média de 80 minutos.

Informe-se sobre a disponibilidade

Algumas escolas são bem disputadas, quanto antes você decidir mais chances terá de escolher uma a ala e a fantasia. Você pode-se informar pelo site da escola eleita ou ligando diretamente.

Escolha uma fantasia

Ao saber da disponibilidade você também ficará sabendo das fantasias e alas disponíveis. Existem as fantasias das alas da comunidade, que não têm custo mais exigem participação nos ensaios durante todo o ano e as alas comerciais, que são fantasias pagas que não exigem ensaios.

Por mais entusiasmantes e lindos que os adereços sejam, nessa hora é bom levar em conta o peso das fantasias e o calor que você pode passar. Não se esqueça que estará sambando em pleno verão brasileiro sob a luz de holofotes.

Contato com o chefe de ala

Algumas escolas esquematizam esse contato via online, outras disponibilizam o telefone. É o momento de negociar formas de pagamento e combinar a data e o local da retirada da fantasia. As grandes escolas costuma ter serviço de entrega no hotel.

Informe-se sobre a hora e ponto de encontro

Na teoria parece muito simples encontrar sua ala, afinal, todos estarão com grandes adereços iguais, não é mesmo? Errado.

No dia do desfile você e milhares de pessoas estarão em busca da sua ala ou carro alegórico. A bonita confusão de cores e brilhos pode fazer com que você não encontre seu grupo a tempo. Informe-se antes e saia com antecedência pois o trânsito do Rio também é afetado nessa época.

Aprenda o samba enredo

Saber o samba enredo, o ritmo que embalará seus passos enquanto você atravessa o templo do carnaval, deixará sua noite ainda mais inesquecível e contribuirá para a lindeza da festa. Informe-se com o pessoal da sua escola de samba e eles certamente te indicarão a melhor forma de aprender o samba.

Como desfilar no carnaval do Rio 2017

Como desfilar nos blocos de rua do Rio de Janeiro

Não existe uma fórmula para sair pelos blocos de rua do carnaval do Rio. A graça deles é justamente a democracia, como uma boa festa do povo, qualquer um pode entrar na dança.

É sempre legal estar por dentro da agenda dos bloquinhos e se programar para participar daqueles que te interessam (são tantos). Mas, esteja ciente que no meio do caminho você provavelmente vai se deparar com outros blocos e isso pode mudar seus planos. Quanto mais próximo for o bloco de onde você estiver, mais chances você tem de não se deparar com outro no caminho - e isso é muito legal.

Apesar de alguns blocos serem temáticos, qualquer um é bem vindo e a criatividade na hora de improvisar a fantasia é indispensável para entrar na clima.

Mas então, como desfilar nos tão queridos bloquinhos? Não tem segredo, é só chegar chegando. Com respeito, sorriso e simpatia.

E aí, agora que já sabe como desfilar no carnaval do Rio em 2017, está pronto para curtir o maior carnaval do mundo?

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como desfilar no carnaval do Rio 2017 , recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como desfilar no carnaval do Rio 2017

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Como desfilar no carnaval do Rio 2017
Fonte: http://ingressocarnaval.com.br/
1 de 4
Como desfilar no carnaval do Rio 2017