As superstições do ano novo

Como comer lentilha no Ano Novo

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 1 agosto 2018
Como comer lentilha no Ano Novo

Pular sete ondas, comer romã, jogar rosas para Iemanjá... O que não faltam são superstições a serem seguidas na noite da virada do ano. Comer lentilha está entre as mais tradicionais e promete coisas boas para ano seguinte. Se ligue nas dicas do umComo, nós te ensinamos agora como comer lentilha no Ano Novo.

Índice

  1. Por que lentilhas?
  2. Quanto consumir?
  3. Como comer as lentilhas
  4. Beneficios da lentilha

Por que lentilhas?

Quem trouxe esse costume ao país foram os imigrantes italianos. De acordo com a tradição, comer lentilhas na noite de Ano Novo está associado a fartura e abundância no próximo ano. Há quem associe também esse hábito à vinda de dinheiro. Os grãos, nesse caso, representariam as moedas.

Além da fartura, há quem conteste e associe o consumo de lentilhas no réveillon a sorte.

Como comer lentilha no Ano Novo - Por que lentilhas?

Quanto consumir?

De acordo com a tradição uma colher de lentilhas cozidas já te coloca dentro da superstição. Mas tem que comer com fé, hein?

Como comer as lentilhas

Não existem regras relacionadas ao consumo dos grãos na noite de Ano Novo. É melhor que elas estejam cozidas, pois, cá entre nós, ninguém merece lentilha crua, não é mesmo?

Algumas receitas usando o grão já são tradição nas ceias de Ano Novo. É o caso do delicioso arroz com lentilha. Ou, variações da lentilha cozida que levam carne, legumes e verduras. Você pode usar seu talento e criatividade na cozinha e elaborar o sua própria receita com lentilhas. O importante é que elas estejam presentes no cardápio da ceia.

Como comer lentilha no Ano Novo - Como comer as lentilhas

Beneficios da lentilha

Além de saborosas, versáteis e acessíveis, as lentilhas são um alimento saudável que se adapta facilmente a quase todos os tipos de dieta. Os grão são ricos em minerais e vitaminas e têm tanto ferro quanto o feijão, podendo então substituí-los.

Suas principais propriedades são o alto índice de ferro, carboidratos, fibras e zinco. Além de serem super nutritivas ajudam a diminuir o colesterol, amenizam os sintomas da TPM e previnem anemia.

Acha pouco? Com todos esses benefícios a lentilha ainda consegue ser uma ótima aliada em dietas para redução de medidas. Cada 100 gramas tem 127 calorias. O baixo valor calórico combinado à alta quantidade de fibras a colocam em um patamar de alimento ideal para cardápios saudáveis e de reeducação alimentar.

Veja também: As 11 melhores simpatias de Ano Novo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer lentilha no Ano Novo, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como comer lentilha no Ano Novo