Ideias de aniversários para crianças

Brincadeiras para festa infantil

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 13 junho 2023
Brincadeiras para festa infantil

Está se aproximando uma festa de aniversário ou outra celebração que envolva uma reunião de pequenos que querem brincar e se divertir? Se você está organizando uma festa infantil, tem muitos pormenores para prestar atenção, desde a decoração do espaço onde vai estar, até ao essencial e delicioso lanche, mas não se deve esquecer que as crianças vêm antes de tudo para brincar com seus amigos, então não perca a seleção de brincadeiras para festa infantil que reunimos, para você, no umCOMO. Temos propostas divertidas para todos os gostos e idades.

Índice

  1. Guerra de estourar balão
  2. Corrida de acorrentados
  3. Estátua
  4. Caça ao tesouro
  5. Prenda o rabo no burro
  6. 6. A pinhata
  7. Pistolas de água
  8. Labirinto de raios laser
  9. Dança das cadeiras
  10. O presente de mil camadas
  11. Corrida de saco
  12. Batata quente
  13. Gato e rato
  14. Corrida de colher
  15. Mímica
  16. Queimada
  17. Desfile de fantasias
  18. Cabo de guerra
  19. Boliche humano
  20. Pique-esconde

1. Guerra de estourar balão

Especialmente para as crianças mais novas, poucas coisas são mais divertidas do que tentar estourar o maior número possível de balões em tempo recorde. Existem muitas variantes deste jogo, mas uma das mais populares é a disputada por equipes.

Você terá que inflar um bom número de balões de duas cores ou mais, uma cor por equipe e na mesma quantidade, por exemplo 15 vermelhos e 15 brancos. Solte-os na sala de jogos e explique aos pequenos que quando você indicar, eles devem ir para os balões da equipe adversária. O primeiro a acabar com todos os balões 'inimigo' será o vencedor.

Brincadeiras para festa infantil - 1. Guerra de estourar balão

2. Corrida de acorrentados

Os mais 'agitados', aqueles que amam jogos que envolvem corrida, vão gostar especialmente deste. Trata-se de fazer pares de crianças que terão os tornozelos amarrados, de forma que a perna direita de uma criança se una à perna esquerda da outra (mantendo certa folga para não machucar). Basta marcar a largada e a chegada e verá as gargalhadas que esta corrida única provoca.

3. Estátua

Em uma festa, a música é essencial e crianças de qualquer idade adoram dançar, por isso, este é uma das brincadeiras para festa de criança que é um sucesso total. A ideia é tocar suas músicas favoritas enquanto os reis da pista dançam, mas no momento em que a música parar, eles devem se tornar estátuas e não mexer nem um cílio. Quem se move ou ri, o que é bem provável, é eliminado!

Brincadeiras para festa infantil - 3. Estátua

4. Caça ao tesouro

É um clássico e é perfeito para crianças de 8 a 12 anos (embora você possa adaptá-lo a quase qualquer idade). O jogo de caça ao tesouro é um divertido jogo de pistas, ideal para pequenos detetives e aventureiros. Você deve esconder um tesouro na forma de um presente ou um bom saco de guloseimas e dar uma pista inicial, que levará a próxima, se, é claro, eles souberem interpretá-la.

Recomendamos que você leia este outro post sobre Como preparar uma caça ao tesouro para crianças.

Brincadeiras para festa infantil - 4. Caça ao tesouro

5. Prenda o rabo no burro

Depois de tantas emoções fortes, você também pode propor uma brincadeira para festa infantil tradicional com a qual os pequenos se divertem. Você só precisa pintar em um pedaço grande de papelão um burro sem cauda, ​​que você terá que pintar e recortar separadamente. Cada criança, com os olhos vendados, terá que tentar colocar o rabo em seu lugar, algo que não é tão simples quanto parece e que arrancará risadas.

6. A pinhata

Não é porque é uma brincadeira para festa de criança de uma vida inteira que deixou de ser divertida. A pinhata, que geralmente é deixada para o fim da festa, permitindo que as crianças imaginem que tesouros ela esconde, deve ser pendurada em uma altura onde o aniversariante do evento não alcance e, com os olhos vendados e com a ajuda de uma vara, terá que estourá-la com toda a expectativa de seus amigos que estão esperando o conteúdo cair.

7. Pistolas de água

Se vai fazer uma festa infantil no seu jardim, no verão, e quer que as crianças se divirtam enquanto se refrescam, oferecer-lhes algumas pistolas de água é uma ótima ideia. Elas podem formar equipes ou deixar cada uma jogar sozinha. Claro que, para torná-lo mais divertido, você terá que preparar, com o que você tem em casa, 'trincheiras' e vários obstáculos que as ajudarão a se esconder, planejar sua estratégia e atirar água até deixar as outras crianças encharcadas.

Brincadeiras para festa infantil - 7. Pistolas de água

8. Labirinto de raios laser

Vai fazer uma festa infantil em casa e tem um bom corredor? Pois bem, com este jogo e a imaginação dos pequenos, vai se tornar um túnel perigoso, atravessado por raios laser que as crianças terão de percorrer. Cole fita adesiva ou isolante, de preferência vermelha (ou pintada de vermelho),de uma uma parede a outra e em todas as direções possíveis e você já tem sua rede de raios que as crianças terão que atravessar andando, pulando ou engatinhando. Quem encostar na fita, perde.

9. Dança das cadeiras

Outra das brincadeiras para festa de criança tradicionais, a dança das cadeiras é muito divertida para crianças de qualquer idade (e para adultos também, caso os pais e responsáveis queiram entrar na jogada). Você tem que colocar as cadeiras em um círculo para que suas costas se toquem e sempre haverá uma cadeira a menos que o número de jogadores.

Ao som da música, as crianças vão dançar em volta das cadeiras até parar. Nesse momento, cada um tentará se sentar em uma cadeira e aquele que não conseguir será eliminado. O jogo continua removendo um assento e repetindo a jogada. No final, haverá duas crianças e uma cadeira. Quem vai conseguir sentar e vencer?

Brincadeiras para festa infantil - 9. Dança das cadeiras

10. O presente de mil camadas

Eles adoram presentes e com este jogo terão a oportunidade de ganhar um. Você terá que preparar uma caixa com um presentinho dentro, mas, além disso, terá que forrá-la com papéis diferentes, em camadas. A cada duas ou três camadas, coloque um detalhe: uma boneca, um cartão postal, um doce... As crianças sentam em círculo e passam o presente enquanto ouvem música. Quem tiver na mão quando a música parar, poderá abrir uma camada e quem sabe levar um presente!

11. Corrida de saco

Não existe birncadeira para festa infantil mais simples que essa. Os participantes pulam dentro de um saco de pano e devem correr até a linha de chegada. O primeiro a chegar vence.

12. Batata quente

As crianças sentam-se em um círculo e passam uma bola, enquanto a música toca. Quando a música para, a criança com a bola é "queimada" e e está eliminada. O último a sobrar vence.

13. Gato e rato

Uma criança é escolhida como o "rato" e outra como o "gato". O gato tenta pegar o rato, e as outras crianças tentam proteger o rato. Se o rato for pego, outra criança assume o papel de rato.

14. Corrida de colher

Os participantes equilibram uma colher com uma bola de pingue-pongue ou ovo na boca e devem correr até a linha de chegada sem deixar a bola cair. Se a bola cair, eles têm que voltar à linha de partida.

15. Mímica

Uma criança faz mímicas de uma palavra ou frase enquanto as outras tentam adivinhar o que é. A primeira criança a adivinhar corretamente é a próxima a fazer a mímica.

Se precisar de ideias para a brincadeira, veja também o nosso artigo sobre 100 palavras para mímica.

16. Queimada

Divida as crianças em duas equipes. Cada equipe tem o objetivo de acertar os jogadores da equipe adversária com uma bola de borracha. Se um jogador for atingido, ele está fora. A equipe que eliminar todos os jogadores da equipe adversária vence.

Conheça em detalhes as regras da queimada no nosso outro artigo.

17. Desfile de fantasias

Essa brincadeira para festa infantil é muito divertida! Peça às crianças que venham vestidas com suas fantasias favoritas. Organize um desfile, onde cada criança pode mostrar sua fantasia e fazer uma pequena apresentação. Você pode premiar as crianças com categorias divertidas, como a fantasia mais engraçada, a mais criativa, etc.

18. Cabo de guerra

Divida as crianças em duas equipes e dê a cada equipe uma extremidade de uma corda. As equipes devem puxar a corda em direções opostas, tentando fazer com que a equipe adversária cruze uma linha no chão. A equipe que conseguir puxar a outra equipe para o seu lado vence.

19. Boliche humano

Monte uma pista de boliche improvisada em um espaço amplo. Use garrafas vazias como pinos e uma bola macia ou uma bola de meia. As crianças podem se revezar para rolar a bola e tentar derrubar o maior número possível de pinos. Você pode até criar placares para registrar os pontos de cada participante.

20. Pique-esconde

Um clássico que não pode faltar! Uma pessoa conta até um número determinado enquanto as outras se escondem. Após contar, a pessoa procura as outras crianças. A primeira a ser encontrada se torna a próxima a contar.

Gostou da nossa selação de brincadeiras para festa infantil? Recomendamos que você dê uma olhada neste outro artigo sobre Brincadeiras ao ar livre simples.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras para festa infantil, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Brincadeiras para festa infantil