menu
Partilhar

Brincadeiras para festa de criança

Por Juliana Ribeiro. 5 agosto 2022
Brincadeiras para festa de criança

Está se aproximando uma festa de aniversário ou outra celebração que envolva uma reunião de pequenos que querem brincar e se divertir? Se você está organizando uma festa infantil, tem muitos pormenores para prestar atenção, desde a decoração do espaço onde vai estar, até ao essencial e delicioso lanche, mas não se deve esquecer que as crianças vêm antes de tudo para brincar com seus amigos, então não perca a seleção de brincadeiras para festa de criança que reunimos, para você, no umCOMO. Temos propostas divertidas para todos os gostos e idades.

1. Guerra de estourar balão

Especialmente para as crianças mais novas, poucas coisas são mais divertidas do que tentar estourar o maior número possível de balões em tempo recorde. Existem muitas variantes deste jogo, mas uma das mais populares é a disputada por equipes.

Você terá que inflar um bom número de balões de duas cores ou mais, uma cor por equipe e na mesma quantidade, por exemplo 15 vermelhos e 15 brancos. Solte-os na sala de jogos e explique aos pequenos que quando você indicar, eles devem ir para os balões da equipe adversária. O primeiro a acabar com todos os balões 'inimigo' será o vencedor.

Brincadeiras para festa de criança - 1. Guerra de estourar balão

2. Corrida de acorrentados

Os mais 'agitados', aqueles que amam jogos que envolvem corrida, vão gostar especialmente deste. Trata-se de fazer pares de crianças que terão os tornozelos amarrados, de forma que a perna direita de uma criança se una à perna esquerda da outra (mantendo certa folga para não machucar). Basta marcar a largada e a chegada e verá as gargalhadas que esta corrida única provoca.

3. Estátua

Em uma festa, a música é essencial e crianças de qualquer idade adoram dançar, por isso, este é uma das brincadeiras para festa de criança que é um sucesso total. A ideia é tocar suas músicas favoritas enquanto os reis da pista dançam, mas no momento em que a música parar, eles devem se tornar estátuas e não mexer nem um cílio. Quem se move ou ri, o que é bem provável, é eliminado!

Brincadeiras para festa de criança - 3. Estátua

4. Caça ao tesouro

É um clássico e é perfeito para crianças de 8 a 12 anos (embora você possa adaptá-lo a quase qualquer idade). O jogo de caça ao tesouro é um divertido jogo de pistas, ideal para pequenos detetives e aventureiros. Você deve esconder um tesouro na forma de um presente ou um bom saco de guloseimas e dar uma pista inicial, que levará a próxima, se, é claro, eles souberem interpretá-la.

Recomendamos que você leia este outro post sobre Como preparar uma caça ao tesouro para crianças.

Brincadeiras para festa de criança - 4. Caça ao tesouro

5. Prenda o rabo no burro

Depois de tantas emoções fortes, você também pode propor uma brincadeira para festa infantil tradicional com a qual os pequenos se divertem. Você só precisa pintar em um pedaço grande de papelão um burro sem cauda, ​​que você terá que pintar e recortar separadamente. Cada criança, com os olhos vendados, terá que tentar colocar o rabo em seu lugar, algo que não é tão simples quanto parece e que arrancará risadas.

6. A pinhata

Não é porque é uma brincadeira para festa de criança de uma vida inteira que deixou de ser divertida. A pinhata, que geralmente é deixada para o fim da festa, permitindo que as crianças imaginem que tesouros ela esconde, deve ser pendurada em uma altura onde o aniversariante do evento não alcance e, com os olhos vendados e com a ajuda de uma vara, terá que estourá-la com toda a expectativa de seus amigos que estão esperando o conteúdo cair.

7. Pistolas de água

Se vai fazer uma festa infantil no seu jardim, no verão, e quer que as crianças se divirtam enquanto se refrescam, oferecer-lhes algumas pistolas de água é uma ótima ideia. Elas podem formar equipes ou deixar cada uma jogar sozinha. Claro que, para torná-lo mais divertido, você terá que preparar, com o que você tem em casa, 'trincheiras' e vários obstáculos que as ajudarão a se esconder, planejar sua estratégia e atirar água até deixar as outras crianças encharcadas.

Brincadeiras para festa de criança - 7. Pistolas de água

8. Labirinto de raios laser

Vai fazer uma festa infantil em casa e tem um bom corredor? Pois bem, com este jogo e a imaginação dos pequenos, vai se tornar um túnel perigoso, atravessado por raios laser que as crianças terão de percorrer. Cole fita adesiva ou isolante, de preferência vermelha (ou pintada de vermelho),de uma uma parede a outra e em todas as direções possíveis e você já tem sua rede de raios que as crianças terão que atravessar andando, pulando ou engatinhando. Quem encostar na fita, perde.

9. Dança das cadeiras

Outra das brincadeiras para festa de criança tradicionais, a dança das cadeiras é muito divertida para crianças de qualquer idade (e para adultos também, caso os pais e responsáveis queiram entrar na jogada). Você tem que colocar as cadeiras em um círculo para que suas costas se toquem e sempre haverá uma cadeira a menos que o número de jogadores.

Ao som da música, as crianças vão dançar em volta das cadeiras até parar. Nesse momento, cada um tentará se sentar em uma cadeira e aquele que não conseguir será eliminado. O jogo continua removendo um assento e repetindo a jogada. No final, haverá duas crianças e uma cadeira. Quem vai conseguir sentar e vencer?

Brincadeiras para festa de criança - 9. Dança das cadeiras

10. O presente de mil camadas

Eles adoram presentes e com este jogo terão a oportunidade de ganhar um. Você terá que preparar uma caixa com um presentinho dentro, mas, além disso, terá que forrá-la com papéis diferentes, em camadas. A cada duas ou três camadas, coloque um detalhe: uma boneca, um cartão postal, um doce... As crianças sentam em círculo e passam o presente enquanto ouvem música. Quem tiver na mão quando a música parar, poderá abrir uma camada e quem sabe levar um presente!

Gostou da nossa selação de brincadeiras para festa de criança? Recomendamos que você dê uma olhada neste outro artigo sobre Brincadeiras ao ar livre simples.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Brincadeiras para festa de criança, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

Brincadeiras para festa de criança
1 de 6
Brincadeiras para festa de criança

Voltar ao topo da página