Anel de noivado se usa em qual mão?

Anel de noivado se usa em qual mão?

Tanto o noivado como o casamento são eventos muito especiais da vida de um casal. Ambos momentos vêm marcados por uma série de tradições nas quais não falta o objeto básico: o anel, símbolo de amor, compromisso e fidelidade do casal e da promessa de passar juntos o resto dos dias.

Por ser tão marcante, é muito importante buscar o mais adequado para ocasião e buscar ajuda de profissionais que nos orientem. São muitas as dúvidas que giram em torno dessa tradição, mas uma das mais frequentes sobre a joia é: em que mão se usa o anel de compromisso? A posição pode mudar de acordo com o país e a cultura, no umCOMO te contamos qual é a tradição no Brasil e em alguns outros países do mundo.

Anel de noivado se usa em qual mão?

Pedir a mão em casamento é um dos momentos mais importantes de uma relação amorosa. A tradição marca um evento em que os noivos decidem que desejam contrair matrimônio. Trata-se do momento em que se propõe dar este passo à frente na relação e para muitas famílias é quando se pede a permissão dos pais, geralmente do noivo ao pai da noiva.

Ainda que essa tradição tenha nascido na época romana, foi mantida até os dias de hoje, mas já mudou bastante de forma, até converter-se em um ato íntimo e romântico entre o casal, que muitas vezes pula esta etapa de pedido de permissão aos pais.

Seja como for, o momento tem um protagonista-chave: o anel de noivado. A origem do anel é enigmática, remonta ao Egito antigo, onde era costume dar um anel de fibra vegetal à noiva como oferenda. Trata-se de um costume simbólico que foi mantido até hoje.

Mas, afinal, o anel de noivado se usa em qual mão? Tradicionalmente ele se coloca no dedo anular, simbolizando confiança e compromisso, já que se considera que este dedo está conectado diretamente com o coração, uma crença que se estendeu a nível mundial e, por isso, marca a posição do anel, representando a relação do casal.

Entretanto, ainda que na maioria das regiões do mundo o anel de noivado seja colocado no dedo anular, não há unanimidade sobre em que mão deve colocar-se. Por exemplo, no Brasil o anel de noivado se coloca na mão direita. Em Portugal, Holanda, Itália e em quase toda a Espanha o anel de compromisso também é colocado nessa mão. Porém, em países como Estados Unidos, Alemanha, Noruega, Turquia e Rússia se coloca na mão esquerda.

Em qual mão se coloca a aliança de casamento?

A aliança de casamento é a joia protagonista durante a celebração. Vem depois do anel de noivado, que geralmente se mantém no dedo anular até o dia do casamento. Entretanto, há noivas que decidem manter o anel de compromisso durante a celebração do casamento na mão contrária que levará a aliança de casamento.

Assim como acontece com o anel de compromisso, também é colocada no dedo anular e, no Brasil a aliança de casamento é colocada na mão esquerda, mão contrária do anel de noivado. Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, Canadá, Portugal, Itália e Chile estão entre os países que também usam na mão esquerda. Já na Alemanha, Noruega, Colômbia, Argentina, Turquia e Rússia se usa na mão direita.

Se existe algo em comum é que em todos esses países a aliança de casamento representa amor, fidelidade e compromisso, um selo do casal e um dos mais autênticos protagonistas da celebração.

Se bem que existem muitos casais que seguem a tradição segundo a região ou país, assim como os protocolos determinados, no final não há uma só maneira para demonstrar amor por meio desta joia. Existem muitas possibilidades para personalizá-la e usá-la da maneira que você mais goste ou como se sinta mais cômodo(a).

Por exemplo, se o seu estilo é mais "surfista", por que não usar a aliança no polegar? Também existem pessoas que, no lugar de colocar o anel na mão, usam no pescoço, como forma de colar. Quem não lembra da Carrie de Sex and the City, durante o noivado com Aidan?

Seja qual for a opção que você escolha e a tradição que deseja seguir, deve saber que tanto o anel de compromisso como a aliança de casado são símbolos do romantismo, da união e do amor entre o casal. Trata-se de uma joia muito pessoal, que percorre a história do casal e converte-se em um símbolo precioso para culminar o amor através do matrimônio.

O fato de ser circular expressa a eternidade, isto é, a união do casal para sempre, o que faz com que os casais usem com orgulho.

Conselhos sobre os anéis de compromisso e de casado

Para terminar, te indicamos estes artigos do umCOMO nos quais falamos em detalhes sobre anéis de compromisso e casamento para, assim, tirar outras dúvidas:

  • Anel solitário: significado e para que serve.
  • Como saber o tamanho do anel.
  • Tipos de lapidação dos diamantes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Anel de noivado se usa em qual mão?, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.