A origem do papai Noel

A origem do papai Noel

O Natal tem o Papai Noel como um de seus rostos mais característicos. Ele é a figura representativa da alegria dos pequenos, já que se encarrega de levar os presentes a todas as casas na véspera do Natal, segundo a história do Papai Noel para as crianças. À medida que crescemos, o componente fantástico que existe em torno desta tradição de Natal é descoberto, mas a história do Papai Noel também tem uma origem real.

Sabemos que todas as madrugadas de 24 a 25 de dezembro, o Papai Noel vem trazer os presentes mais desejados para cada pessoa. Mas, quem é o Papai Noel? Qual é a sua verdadeira história? Para descobrir a origem do Papai Noel, quem foi seu criador, quantos anos ele tem e quando vem distribuir os presentes pelas casas, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Origem do papai Noel

Para descobrir a origem do Papai Noel, você deve voltar ao século III d.C. Na cidade turca de Patara, nasceu o bispo cristão Nicolau de Bari, figura sobre a qual se propaga o personagem atual do Papai Noel e que podemos identificar como o criador.

Com a morte prematura de seus pais, o jovem Nicolau de Bari distribuiu todos os seus bens entre as pessoas mais necessitadas. Além disso, a religião foi adotada como uma medida paliativa para a dor que ele sentiu pela morte de seus pais. Posteriormente, o jovem tornou-se bispo de Mira, cidade localizada na Lícia, região que fica no sudoeste da Ásia Menor.

Nicolau de Bari se destacou pela enorme caridade para com os mais necessitados, cuidando especialmente das crianças, algo que tem em comum com a atual figura do Papai Noel. Na verdade, ele era conhecido como episcopus puerorum, ou seja, o bispo das crianças.

Nicolau de Bari faleceu no dia 6 de dezembro de 345. Por ser uma data muito próxima ao Natal, ele se estabeleceu como o santo e a figura ideal para a distribuição de doces e presentes aos pequenos no dia de Natal. A partir do século VI d.C., uma série de templos começaram a ser construídos em homenagem a Nicolau de Bari e, em 1087, seus restos mortais foram transferidos para a cidade de Bari, na Itália.

No século XII, a tradição católica de São Nicolau cresceu em todo o continente europeu e no século XVII os emigrantes de origem holandesa exportaram esse costume para os Estados Unidos. E assim a história do Papai Noel foi criada.

Nos Estados Unidos, é tradição deixar bolos e biscoitos caseiros para o Papai Noel com um copo de leite, aspecto semelhante ao que acontece na Espanha com os Três Reis Magos do Oriente. O nome Papai Noel foi criado a partir do nome do santo alemão Sankt Nikolaus, motivo por ser chamado de "Papai Noel" hoje.

A história do papai Noel

Para conhecer a história completa do Papai Noel, é necessário conhecer o mito do Papai Noel que surge como resultado da tradição católica trazida pelos imigrantes holandeses aos Estados Unidos a partir de São Nicolau. Este Papai Noel americano também chegou à Inglaterra e à França no século XIX, onde ficou conhecido como Bonhomme Noël, a origem do Papai Noel com um físico semelhante, mas vestido de branco com cores douradas.

No fim do século XIX, a história do Papai Noel que conhecemos foi encerrada com um anúncio americano da Lomen Company. É nesta produção publicitária que questões como “onde vive o Papai Noel” e “que meio de transporte utiliza” se resolvem para dar mais consistência a esta personagem natalícia.

É a partir desse anúncio que se populariza a crença de que o Papai Noel mora no Polo Norte e, além disso, usa um trenó puxado por renas como meio de transporte para chegar a todas as casas do mundo no Natal.

Quantos anos tem o Papai Noel em 2022

Segundo a história do Papai Noel, tomando como referência a data da morte de Nicolau de Bari, 6 de dezembro de 345, o Papai Noel teria aproximadamente 1.676 anos. Por outro lado, se considerarmos quando foi criado o Papai Noel que conhecemos hoje, com a chegada do Papai Noel americano à Europa e sua fusão com o Papai Noel francês no século XIX, ele teria cerca de 200 anos.

Para que o Papai Noel continue a fazer aniversário e continue a tornar especiais todos os nossos Natais, é necessário dizer aos pequenos que o Papai Noel existe e cuidar da sua inocência. É importante manter a tradição da história do Papai Noel para as crianças, pois isso as faz viver o Natal com especial entusiasmo.

Quando o Papai Noel vem

De acordo com a história do Papai Noel, a chegada dele está ligada a festividade do dia de Natal, ou seja, o 25 de dezembro. Também está relacionada ao nascimento de Jesus Cristo (no próprio dia 25 de dezembro).

Todos nós conhecemos a história do Papai Noel para as crianças: na noite de 24 de dezembro (véspera de Natal) para 25, o Papai Noel entra em todas as casas pela chaminé e deixa os presentes correspondentes. Ele chega do Polo Norte acompanhado de um grupo de renas, e tem ajuda de duendes que se encarregam de fazer os brinquedos e o resto dos presentes solicitados pelos pequenos.

Assim que o Papai Noel chega em cada casa, ele coloca os presentes embaixo da árvore de Natal para que as crianças possam abri-los na manhã do dia 25 de dezembro. Conta a história que ele só dá presentes aos pequeninos que foram bons o ano todo.

Outra parte importante da tradição do Natal é decorar a casa com enfeites de Papai Noel. Para se inspirar na sua decoração, recomendamos que você leia os seguintes artigos:

  • Como fazer enfeite de Papai Noel
  • Como fazer um papai Noel para decorar a varanda
  • Rosto do papai Noel para colorir

Se pretende ler mais artigos parecidos a A origem do papai Noel, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.