Festa Junina

30 ideias de brincadeiras para Festa Junina - para todas as idades!

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 4 maio 2020
30 ideias de brincadeiras para Festa Junina - para todas as idades!

As Festas Juninas são conhecidas pelas tradições com ares de roça. Costumes esses que vão dos quitutes, passam pelos trajes e chegam às usuais brincadeiras. Na hora de organizar uma Festa Junina, tão importante quanto pensar no cardápio e na decoração é bolar as atividades que entreterão a galera e são a cereja do bolo. Para te ajudar, o umCOMO reuniu 30 ideias de brincadeiras para Festa Junina.

Também lhe pode interessar: Como organizar uma festa junina

Índice

  1. Brincadeiras juninas
  2. Brincadeiras de Festa Junina infantil
  3. Brincadeiras juninas para jovens
  4. Brincadeiras de Festa Junina diferentes
  5. Brincadeiras de Festa Junina na empresa
  6. Extra: plaquinhas de Festa Junina

Brincadeiras juninas

Oficializar as brincadeiras juninas mais tradicionais dos arraiás é responsabilidade demais para um país tão grande e multicultural como o Brasil. De Norte a Sul do país existem individualidades nas tradições e brincadeiras mais populares no mês de junho. Ainda assim, todas essas brincadeiras têm um objetivo em comum: todos se divertem.

No Nordeste as Festas Juninas são conhecidas por uma alta incidência de forró, baião e xote, enquanto mais para baixo do mapa, não pode faltar uma quadrilha em qualquer Festa Junina que se preze.

Apesar de serem tipos de dança, elas sempre podem ser brincadas pelos leigos:

  • Quadrilha: dança coletiva típica das Festas Juninas ao som de músicas instrumentais típicas do interior. As quadrilhas podem ser ensaiadas ou improvisadas na hora, quase sempre acontecem com a narração de alguém que vai contando uma história que acontece durante a dança. Um casal vestido de noivos pode ir guiando todos e conduzir formações típicas como o túnel, por exemplo.
  • Forró: estilo de dança de salão praticado o ano inteiro mas com maior incidência nas Festas Juninas. Os passos são miúdos, arrastam o pé, e são marcados pelo ritmo da música que prevalece marcada pelo som de zabumba e triângulo. Não exige nenhuma organização prévia, basta preparar uma playlist boa de forró ou providenciar um grupo para tocar música ao vivo. Pode ser considerado uma das brincadeiras juninas do Nordeste.

Brincadeiras de barraca para Festa Junina

As Festas Juninas são conhecidas por sua disposição em barraquinhas que separam as atividades e a venda de comidas e bebidas. As brincadeiras mais conhecidas e que podem ser realizadas em barraquinhas são:

  • Pescaria: a pescaria é sucesso entre as crianças e também uma das mais típicas brincadeiras de barraca para Festa Junina. O modo de fazer pode variar bastante, ela pode ser feita com peixinhos plástico e uma piscininha, peixes de cartolina espetados na areia ou o que a sua criatividade mandar. A regra é colocar um número correspondente a uma prenda em cada peixe. Os jogadores deverão usar uma varinha para pescar em determinado tempo e conseguir o presente que querem.
  • Tiro ao alvo: as barraquinha de tiro ao alvo também são um cenário clássico de Festas Juninas. O tiro não necessariamente precisa ser com uma arminha, vale usar bolinhas para derrubar prendas a uma certa distância ou preparar um alvo com pontuações que correspondem a prêmios.
  • Argolas: uma das brincadeiras mais fáceis de se preparar e clássicas de barraquinhas de Festa Junina são as argolas. Você pode preparar espetos no chão com pontuações onde os jogadores devem acertar com argolas.

Brincadeiras de Festa Junina para arrecadar dinheiro

Qualquer brincadeira de Festa Junina pode arrecadar dinheiro se esse for o objetivo. Basta fazer as contas e calcular quanto deve custar a participação em cada atração para que haja algum lucro no final da festa. Um método de logística e organização financeira muito conhecido em quermesses é a venda de fichas. Dessa forma, todo o dinheiro fica concentrado em um local só e quem trabalha nas barracas não perde tempo com troco ou mexendo com dinheiro.

Ainda que seja possível arrecadar dinheiro com qualquer atração Junina, algumas brincadeiras para Festa Junina para arrecadar dinheiro conhecidas são:

  • Bingo: para muitos essa é a hora mais esperada da noite, quando as cartelas numeradas são vendidas, um narrador sorteia as bolinhas e o sortudo que conseguir marcar todos os números da fileira ou cartela primeiro leva o prêmio. O segredo para arrecadar dinheiro organizando um bingo é calcular o preço das cartelas que serão vendidas, elas devem ultrapassar o valor gasto com as prendas, ainda melhor quando essas prendas são doações. Quanto mais valioso for o prêmio, mas cara pode ser a cartela. Quanto mais gente participar, mais dinheiro você consegue arrecadar.
  • Touro mecânico: o touro mecânico não é exatamente conhecido por ser uma atividade lucrativa, mas o que pode definir essa brincadeira nas Festas Juninas é sucesso absoluto. Pode ter certeza que onde tiver um touro mecânico haverá filas e pessoas querendo pagar por isso.
  • Rifa: apesar de não ser exatamente uma brincadeira junina, se a rifa for organizada de maneira que o sorteio seja no dia da Festa Junina, ela pode ser encarada como uma das brincadeiras para festa junina para arrecadar dinheiro. Nesse caso, vende-se a rifa semanas antes do sorteio e se anuncia o ganhador durante a quermesse.

Dica: Acesse também esse artigo para conhecer as melhores brincadeiras folclóricas!

30 ideias de brincadeiras para Festa Junina - para todas as idades! - Brincadeiras juninas

Brincadeiras de Festa Junina infantil

Quase toda escola organiza Festas Juninas para as crianças. Esse tipo de organização pede atenção em alguns detalhes para evitar bagunça, acidentes e frustrações. Além da clássica quadrilha, já comentada anteriormente, as brincadeiras que funcionam muito bem em Festa Junina para educação infantil são:

  • Boca do palhaço: as crianças devem acertar bolinhas dentro da boca de um palhaço de papelão que fica a uma distância nem tão perto nem tão longe.
  • Pescaria: com crianças mais novas, o ideal é substituir o anzol de arame que iria na ponta da varinha da pescaria original por imãs ou velcro.
  • Acertar as latinhas: uma versão mais fácil e simples do tiro ao alvo é acertar latinhas empilhadas. Quanto mais latinhas a criança derrubar, mais pontos ela tem.
  • Corrida do milho: para evitar sujeira na corrida do ovo ou tombos na corrida do saco, aposte na corrida do milho. O objetivo é alcançar a linha de chegada ou um parceiro do outro lado sem derrubar todo o milho da colher.
  • Pula fogueira artificial: nada de fogo. Prepare uma fogueira artificial com papel celofane colorido e desafie as crianças a pularem sem encostar no fogo falso.
  • Cama elástica, piscina de bolinhas, tobogã e outros brinquedos de parque de diversões são mais do que bem vindos em qualquer festa que envolva crianças. Tudo vai depender do seu orçamento para o evento.

Veja também: Que brincadeiras fazer em uma festa infantil?

Brincadeiras juninas para jovens

Não há restrições de idades quando o assunto é se divertir nas Festas Juninas, mas algumas brincadeiras, além do touro mecânico, são mais populares entre os jovens. Confira essa seleção de brincadeiras juninas para jovens:

  • Corrida de saco: usa sacos de estopa ou tecido e os participantes tem que ir pulando dentro dele até chegar à linha chegada. Vence quem chegar primeiro.
  • Cabo de guerra: essa brincadeira é um clássico que tem tudo para fazer sucesso nas brincadeiras juninas para jovens. Sua execução consiste na divisão de dois grupos, um de cada lado da corda. Então, o grupo que conseguir puxar a corda mais forte e derrubar o outro grupo é o vencedor. Você pode se inspirar com outras brincadeiras desse tipo com o artigo sobre 25 brincadeiras ao ar livre para jovens.
  • Correio elegante: o serviço de entrega de bilhetinhos fofos não necessariamente é exclusivo para mensagens paqueradoras para os cruhses, mas ele acaba fazendo sucesso entre os jovens pela maneira à moda antiga de xavecar sem usar as redes sociais.
  • Cadeia: tradição em muitas Festas Juninas, consiste em uma cadeia falsa onde os presos (a pedido de alguém) devem pagar uma prenda (um mico, uma música, ou até pequenas quantias em dinheiro).
  • Rabo do burro: bem tonto, após girar com os olhos vendados, o jogador deve acertar o rabo na imagem do burro no menor tempo possível.
  • Corrida com ovo (ovo na colher): a diferença dessa para a corrida do milho é equilibrar o ovo que torna tudo mais emocionante. Se você quer evitar bagunça, mas quer "asustar" os participantes, cozinhe os ovos (para que eles não quebrem), mas não conte para ninguém.
  • Dança da laranja: embale um baile ao ritmo de forró ou outro estilo de dança de salão onde o desafio é que os pares segurem uma laranja (ou uma bolinha) com a testa sem usar as mãos e não deixem cair.
  • Dança da vassoura: para trazer um toque vintage às brincadeiras para festa junina para jovens, vale brincar de dança da vassoura. Com qualquer ritmo junino bom para dançar a dois, formam-se pares para dançar e uma pessoa dança com a vassoura e entrega para outras pessoas que dançam com quem quiser dançar. A graça é justamente o fato de que ninguém quer dançar com a vassoura.
  • Pau-de-sebo: por motivos físicos, os jovens se sentem desafiados a tentar alcançar o topo de um pau besuntado em em gordura com um prêmio no topo.
  • Casamento caipira: entre as brincadeiras juninas para jovens não tem quem não se divirta ao celebrar um casamento caipira, cheio de reviravoltas e 'histórias de pescador' no meio
30 ideias de brincadeiras para Festa Junina - para todas as idades! - Brincadeiras juninas para jovens

Brincadeiras de Festa Junina diferentes

É verdade que o ponto alto das Festas Juninas são justamente as brincadeiras e quitutes tradicionais. Mas a cada ano percebemos que com o tempo é impossível não incorporar tendências. Assim como acontece com as comidinhas, as brincadeiras também podem ter um pouquinho do que nem sempre é considerado tradição, por isso selecionamos essas brincadeiras diferentes para Festa Junina:

  • Torta na cara: apesar de não ser uma brincadeira típica de Festa Junina, brincar de torta na cara faz muito sucesso entre os jovens e é uma das ideias de brincadeiras de Festa Junina diferentes. Se você não sabe nem por onde começar, sugerimos as 150 perguntas de torta na cara para crianças e adultos;
  • Dança da cadeira: a tensão de saber que quando a música parar você pode ficar sem cadeira e ser expulso da brincadeira sempre contagia todos os participantes e rende momentos divertidos;
  • Jogos com papel e lápis: se é preciso improvisar de última hora, você sempre pode recorrer aos melhores jogos de lápis e papel para crianças e adultos;
  • Dança de estourar o balão: em duplas, cada pessoa deve ter uma bexiga amarrada no pulso e outra no calcanhar. Durante a dança, cada um deve tentar estourar o balão do outro. A pessoa que chegar ao final sem estourar a bexiga é a vencedora da brincadeira;
  • Passa chapéu: é parecida com a 'batata quente', mas ao invés de passar uma batata de mão em mão, passa-se um chapéu de cabeça em cabeça enquanto a música roda. Quando a música parar, a pessoa que tem o chapéu sai da brincadeira;
  • Jogos de bebida: se você faz questão de brincadeiras alcoólicas na sua Festa Junina (para adultos) dê uma conferida no artigo sobre os melhores jogos de bebidas.
30 ideias de brincadeiras para Festa Junina - para todas as idades! - Brincadeiras de Festa Junina diferentes

Brincadeiras de Festa Junina na empresa

Todas as brincadeiras citadas até aqui podem ser consideras brincadeiras para Festa Junina na empresa sempre que forem realizadas com bom senso. Se a festa for aberta aos familiares, é imprescindível pensar em atividades para crianças. Neste caso, aproveite as ideias do parágrafo que fala sobre as atividades para crianças em Festa Junina.

Na Festa Junina da empresa, dependendo do grau de entrosamento dos funcionários pode até ter quadrilha, se todos estiverem de acordo. Considere que esta é uma ótima oportunidade para trabalhar as relações da equipe com as brincadeiras mais interativas (praticamente todas elas). O bingo, com algumas prendas mais valiosas, também pode ser um ótimo incentivo ao comparecimento e participação e até servir como uma espécie de bônus.

No caso de uma festa empresarial, é muito importante pensar nos comes e bebes como grandes atrativos. Aposte nos pratos típicos.

Sugestão: Como fazer penteado para Festa Junina

30 ideias de brincadeiras para Festa Junina - para todas as idades! - Brincadeiras de Festa Junina na empresa

Extra: plaquinhas de Festa Junina

As plaquinhas na Festa de São João, não são exatamente uma brincadeira, mas em tempo de Instagram são uma tendência que costuma fazer sucesso. A ideia é bem simples, imprimir plaquinhas com frases sobre a Festa de Sao João e expressões caipiras e deixá-las à disposição dos convidados para que eles possam tirar fotos com as plaquinhas. Se você não sabe por onde começar, neste artigo com as frases de Festa Junina engraçadas você pode conferir o passo a passo e ainda se inspirar com frases para as plaquinhas.

Junto com as plaquinhas, vale a pena pensar no cenário para a foto, com uma decoração para Festa Junina e por que não deixar chapéus de palha, de cowboy, e outros elementos juninos à disposição daquelas pessoas que querem dar um toque extra à foto?

30 ideias de brincadeiras para Festa Junina - para todas as idades! - Extra: plaquinhas de Festa Junina

Se pretende ler mais artigos parecidos a 30 ideias de brincadeiras para Festa Junina - para todas as idades!, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Rogério Andre
Mt bom
A sua avaliação:
Angelina
Amei as ideias de brincadeiras de festa junina para jovens, vou testar com meus alunos
1 de 6
30 ideias de brincadeiras para Festa Junina - para todas as idades!