Partilhar

10 pratos para a ceia de Natal

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 24 outubro 2018
10 pratos para a ceia de Natal
Imagem: gettyimages.com

A noite de Natal é marcada pelo convívio entre familiares e amigos, pela troca de presentes e pela deliciosa ceia natalina. Os alimentos típicos da quadra têm diferentes origens, mas sempre levam um toque brasileiro. Os pratos tradicionais de Natal incluem preparados de carne e de peixe, aperitivos deliciosos e sobremesas de comer e chorar por mais. Se você quer preparar uma mesa bem farta para fazer as delícias dos convidados, aposte no menu da época cheio de sabor com diferentes opções para todos os gostos. Para conhecer os 10 pratos para a ceia de Natal, continue lendo esse artigo festivo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma ceia de natal econômica
Passos a seguir:
1

Peru

O peru assado é um dos mais famosos pratos para a ceia de Natal. Pode ser recheado ou não, dependendo do seu gosto. Essa deliciosa proteína pode ser acompanhada de bolas de puré de batata, puré de castanhas, legumes salteados ou batatas no forno.

Para saber como fazer peru assado recheado para o Natal, entre no artigo.

10 pratos para a ceia de Natal - Passo 1
Imagem: twitter.com
2

Biscoito de gengibre

Os biscoitos de gengibre representam pequenos homenzinhos natalinos e, por isso, não podem faltar na sua mesa durante a ceia. Apesar da versão tradicional ser em formato de homenzinho, você pode prepará-los em formato de estrelas ou árvores natalinas para entrar ainda mais no espírito.

Visite o artigo para aprender como fazer biscoito de gengibre.

10 pratos para a ceia de Natal - Passo 2
Imagem: bigbaketheory.com
3

Rabanada

A rabanada é um preparado delicioso que toda a gente espera encontrar na mesa de Natal. A rabanada cai muito bem com um bom vinho tinto e adoça as bocas dos adultos e dos mais pequenos. Além disso, estes doces são uma excelente forma de reaproveitar o pão amanhecido.

Para saber como fazer rabanadas de Natal, dê uma olhada no artigo.

10 pratos para a ceia de Natal - Passo 3
Imagem: acozinhar.pt
4

Bolinho de bacalhau

O bolinho de bacalhau é uma excelente opção para quem, no meio da fartura, deseja desenjoar a carne. Esse aperitivo delicioso é também uma forma de saciar a fome dos convidados enquanto o peru não chega.

Se gostaria de saber como fazer bolinhos de bacalhau, dê uma olhada nessa página.

10 pratos para a ceia de Natal - Passo 4
Imagem: i.ytimg.com
5

Pernil

A receita de pernil é uma das mais apreciadas em famílias menos numerosas, pois não causa tanto desperdício nem demora tanto tempo a preparar como o peru.

Aprenda como fazer pernil no forno com esse artigo. Se você prefere usar pernil de carneiro, confira temperar essa carne neste artigo.

10 pratos para a ceia de Natal - Passo 5
Imagem: pixgood.com
6

Lombo

O lombo assado é uma boa opção para quem está tentando não engordar no Natal. Mesmo sabendo que essa tarefa é quase impossível, é bom saber que o lombo contribui para acelerar o metabolismo além de ser muito gostoso.

Se deseja saber como cozinhar lombo de porco no forno, espreite esse artigo.

10 pratos para a ceia de Natal - Passo 6
Imagem: vwmin.org
7

Bolo de reis

O bolo de reis é um dos pratos mais típicos da ceia de Natal. Pode conter frutas cristalizadas, passas e frutos secos, dependendo da preferência de cada cozinheiro.

Para descobrir como fazer bolo de reis em sua casa, entre nesse artigo.

10 pratos para a ceia de Natal - Passo 7
Imagem: pixgood.com
8

Tender

O tender de Natal é um prato de época delicioso. Pode ser cozinhado com ou sem osso, sendo que a versão sem osso é redonda e mais fácil de cozinhar.

Se gostaria de aprender como fazer tender de Natal, visite essa receita.

10 pratos para a ceia de Natal - Passo 8
Imagem: criare.com
9

Nozes, castanhas e avelãs

Os frutos secos podem ser consumidos sozinhos ou em sobremesas de Natal. Para conferir uma apresentação mais delicada, sirva-os num prato de vidro com divisórias para cada tipo.

Veja também: Qual é a quantidade ideal de uva passa por dia?

10 pratos para a ceia de Natal - Passo 9
Imagem: alfa-img.com
10

Salpicão

O salpicão é um tipo de salada com ingredientes crus ou cozidos. Pode levar frutas, frango ou peru, legumes, batatas e maionese. É um dos pratos para a ceia de Natal mais comuns e fáceis de preparar.

Para saber como fazer salpicão de frango tradicional, dê uma olhada nesse artigo.

10 pratos para a ceia de Natal - Passo 10
Imagem: linkirado.net

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 pratos para a ceia de Natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário sobre 10 pratos para a ceia de Natal

10 pratos para a ceia de Natal
Imagem: gettyimages.com
Imagem: twitter.com
Imagem: bigbaketheory.com
Imagem: acozinhar.pt
Imagem: i.ytimg.com
Imagem: pixgood.com
Imagem: vwmin.org
Imagem: pixgood.com
Imagem: criare.com
Imagem: alfa-img.com
Imagem: linkirado.net
1 de 11
10 pratos para a ceia de Natal

Voltar ao topo da página