As testemunhas de um casamento

O que fazem as testemunhas de um casamento civil

O que fazem as testemunhas de um casamento civil

Em muitas ocasiões, temos dúvida do papel desempenhado pelas testemunhas em um casamento civil, quantos são necessários, bem como se podem ou não ser familiares. O certo é que existem algumas diferenças em relação às testemunhas de um casamento religioso, ainda que contam com uma função similar. Em qualquer dos casos, deverão ser pessoas próximas aos noivos, já que também serão participantes desse importante dia. Para que não fique nenhuma dúvida, em umComo explicamos com detalhe o que fazem as testemunhas de um casamento civil.

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, cabe destacar que um casal civil exige dois tipos de testemunhas:

  • Testemunhas para a tramitação do expediente.
  • Testemunhas para assinar a ata matrimonial.
2

A tramitação do expediente matrimonial será antes do casamento no Registro Civil ou Prefeitura do lugar onde reside. Um dos requisitos será a declaração de ao menos uma testemunha, que deverá comparecer perante o servidor público encarregado deste trâmite.

3

A testemunha para a tramitação deste expediente deverá cumprir alguns requisitos:

  • Ser maior de idade.
  • Levar seu documento de identidade.
  • Em alguns registros, exige-se que não seja familiar, ainda que não esteja oficialmente estipulado que assim seja. Verifique isso antes no local onde vai ocorrer o expediente.
4

O papel que desempenha esta testemunha ou testemunhas é dar fé de que nenhuma das pessoas que vão contrair matrimônio são coagidas ou estão casando contra a vontade.

5

Por outro lado, na hora de assinar a ata matrimonial (quando celebrar o casamento civil), o código civil brasileiro estipula que "O casal deverá celebrar o matrimônio perante o Juiz de paz correspondente ao domicílio de qualquer dos contraentes e duas testemunhas maiores de idade".

6

Desta forma, o único requisito necessário será que tenham ao menos 18 anos, e poderão ser amigos, familiares, conhecidos, etc. A função destas duas testemunhas do casamento civil será testemunhar que o ato do casal tenha sido realizado e assinar a ata matrimonial.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazem as testemunhas de um casamento civil, recomendamos que entre na nossa categoria de Casamentos e Festas.

Conselhos

  • Escolha como testemunhas pessoas com as quais queira compartilhar este dia especial.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
roseane hottes
oi no dia de marca o casamento levei meu irmão e meu cunhado como testemunhas agora para o dia do casamento quero levar um casal de amigos gostaria de saber se pode obrigado
Luiz
Olá. Fui testemunha de um casamento, mas na hora de assinar, abreviei um dos meus nomes. Tem algum problema?! Obrigado!
Luciano Rossi
Vou casar amanha só no civil as testemunhas são meu enteado e um amigo meu , porem meu enteado é especial , ele pode dar fé deste casamento ,ou um advogado poderia cancelar este casamento por ele ser especial
Alessandra
Boa noite!Quando dei entradas nos papeis do casamento no civil, levei duas testemunhas. Meu casamento será semana que vem, sendo que essas duas testemunhas não poderão comparecer. Eu posso levar duas outras pessoas para ser testemunhas no dia do casamento ou terá que ser as mesmas?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Alessandra, você pode levar outras testemunhas, não tem problema! Obrigada pelo comentário e continue a acompanhar-nos ;)
O que fazem as testemunhas de um casamento civil