A árvore de natal

Como limpar árvore de natal

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 novembro 2019
Como limpar árvore de natal

As árvores de Natal estão presentes em praticamente todos os lares brasileiros no final do ano, sendo que diferente de outros países, por aqui, as que prevalecem são as árvores artificiais. Por isso, é importante saber como limpar árvore de Natal, o que pode ser feito tanto antes de guardá-la para o próximo ano, quanto ao retirá-la da caixa. Assim, é possível garantir que ela dure um maior número de natais. Além disso, essa prática evita que nela se acumule poeira e, para tanto, o umComo.com.br vai dar algumas dicas sobre esse tema.

Também lhe pode interessar: Tradições de Natal
Passos a seguir:
1

Para limpar árvore de Natal artificial, é necessário ter em mãos alguns instrumentos, entre eles, um pano limpo, escova de cerdas macias, vinagre, água, esponja e aspirador de pó. O melhor é que a limpeza do enfeite natalino seja realizada em um cômodo bastante iluminado, o que vai ajudar a conferir que toda a sujeira foi bem removida. Se possível, o melhor é fazer a higienização no pátio, assim, evita-se de empoeirar o cômodo. O primeiro passo consiste em usar o aspirador de pó para remover o grosso da sujeira da árvore, tendo o cuidado de não danificar o enfeite. O passo seguinte é usar uma escova para remover com mais detalhe a poeira acumulada em cada galho.

Como limpar árvore de natal - Passo 1
2

Na sequência, começa a limpeza mais profunda, que é feita com a ajuda de uma esponja enxercada com uma solução feita de vinagre branco e água. A delicadeza deve continuar nessa parte do processo, já que o pano deve ser passado em cada parte da árvore, com o cuidado de não comprometer a sua integridade. Embora trabalhoso, é uma limpeza que vale a pena, uma vez que só assim ela vai parecer nova após anos de uso. Claro que se a limpeza for feita todos os anos, será mais rápido o processo de higienização a cada vez.

3

Ao invés de usar vinagre com água, é possível molhar a esponja com outros produtos de limpeza, mas por contar com propriedade antisséptica, o vinagre também desinfeta, além de limpar, sendo suficiente e bastante eficiente. É possível ainda usar detergente neutro para limpar a árvore de Natal, sendo que ao optar por outros produtos de limpeza, aconselha-se fazer um teste, aplicando-o apenas em uma parte da árvore. O enfeite natalino costuma ser feito de plástico colorido e algumas substâncias de certos produtos podem estragar a árvore.

4

Depois de limpar todos os ramos da árvore, bem como o seu tronco e o seu suporte, é importante deixá-la secando em local arejado e só quando estiver bem seca o enfeito pode ser montado e integrado à decoração de Natal. Além disso, vale a pena tirar a poeira com um pano seco ou mesmo umedecido, se necessário, dos enfeites que são colocados na árvore, a fim de evitar o acúmulo de sujeira e também para aumentar a sua vida útil.

E se quiser dar uma renovada na sua árvore de natal, confira as nossas dicas no artigo como reformar a árvore de natal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar árvore de natal, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como limpar árvore de natal