As tradições de Ano Novo

Como é comemorado o Ano Novo no México

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como é comemorado o Ano Novo no México

Os rituais e superstições fazem parte das celebrações do Réveillon em muitos países do mundo, como é o caso do México. Lá, alguns dos festivos se assemelham aos praticados no Brasil, além de existirem outros mais. Para conhecer um pouco mais sobre a cultura e tradição mexicanas, saiba como é comemorado o Ano Novo no México conferindo as informações coletadas pelo umComo.com.br a respeito desse tema.

Também lhe pode interessar: Como é comemorado o Ano Novo no Canadá

Passos a seguir:

1

Assim como as demais comemorações mexicanas, o Réveillon é bastante colorido, sendo que as pessoas costumam usar roupas com determinadas cores, conforme o que elas mais esperam para o próximo ano. Entre as preferidas, está o branco, por exemplo, que representa a paz, o verde, que significa saúde, o vermelho, que atrai amor, e o amarelo, que chama riqueza. As mesmas cores também estão presentes na decoração da casa e nas ruas. Mas antes mesmo de ser comemorado o Ano Novo no México propriamente dito, o povo tem o costuma de limpar a casa e deixá-la bem arrumada para receber e reunir a família e os amigos.

2

Quanto à ceia que antecede a contagem regressiva para o ano que está chegando, ela é bastante farta, contendo diferentes iguarias, no entanto, entre as mais presentes merecem destaque o bacalhau, as uvas e o pão doce tradicional mexicano. Já para beber, é costume preparar um delicioso ponche quente de frutas, além do espumante, com o qual também se brinda o ano novo. Uma tradição é colocar no pão doce ou mesmo no espumante uma moeda, que representa sorte a quem receber a moeda em seu copo ou na fatia do pão.

Como é comemorado o Ano Novo no México - Passo 2
3

Com as uvas existe outro ritual, que consiste em comer 12 grãos, exatamente à meia noite. Além disso, a cada uva, se faz um pedido, sendo que cada uma delas representa um mês do ano. Já ao final da contagem regressiva, as pessoas se abraçam e desejam-se mutuamente um feliz ano novo. Outro costume comum no México, inclusive, de ser feito por quem deseja viajar bastante no ano que está iniciando é o de carregar uma mala vazia pela casa e mesmo na rua, como uma forma de chamar boas viagens para o novo ano.

Como é comemorado o Ano Novo no México - Passo 3
4

No país latino, as comemorações de final de ano se estendem por mais dias, em comparação ao Brasil. Desse modo, desde o início de dezembro são realizados festejos de Natal, como procissões, que reúnem milhares de pessoas. E mais, no dia 6 de janeiro, no Dia dos Reis Magos, novas comemorações são feitas e as crianças recebem presentes e só no dia 2 de fevereiro a árvore de Natal é desmontada nos lares mexicanos.

Se quiser ficar sabendo como se comemora esta data em outros locais do mundo, não perca o nosso artigo sobre como é comemorado o Natal nos Estados Unidos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é comemorado o Ano Novo no México, recomendamos que entre na nossa categoria de Festas e Celebrações.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria elisa
Como é comemorado o ano Novo no México?
1 de 3
Como é comemorado o Ano Novo no México